Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Histórias fantásticas mas reais  (Lida 132661 vezes)

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #260 em: 2016-03-27 22:53:05 »
isto era relevante no topico da Arte  ou despesismo publico , eu meteria no Arte.
Ja alguma vez que Viera da silva é tipo Cargaleiro? ves 1 , viste todos...

PS: eu gosto .. mas é isso.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #261 em: 2016-03-28 00:33:27 »
Citar
Proprietários de quadros de Vieira da Silva aceitam trocar pinturas por terrenos do Estado

Lusa, 18:56

Os proprietários de seis quadros da artista Maria Helena Vieira da Silva, que se encontram no museu da pintora, em Lisboa, aceitam trocar as obras por terrenos do Estado, disse hoje à agência Lusa fonte da família.

Proprietários de quadros de Vieira da Silva aceitam trocar pinturas por terrenos do Estado

As obras tinham sido emprestadas ao museu, num acordo de cedência que terminou no final de 2015, e, desde então, os proprietários entraram em negociações com o novo Governo.

"Nós aceitámos uma proposta na última reunião, que teve lugar no dia 01 de março", indicou João de Brito, um dos herdeiros do colecionador Jorge de Brito, contactado pela agência Lusa, sobre a última proposta apresentada pelo Estado.

Na edição do fim de semana, o semanário Expresso escreveu que, segundo fonte do Ministério da Cultura, liderado por João Soares, a permuta de terrenos pelos quadros, avaliados em seis milhões de euros, foi feita há mais de um mês, e falta determinar a localização e o tipo de terreno.

"O Governo está a analisar questões internas para decidir como efetivar a operação que foi proposta", disse João de Brito à Lusa, acrescentando que o Ministério da Cultura tinha indicado que, para isso, precisava "cerca de um mês".

Na audição parlamentar, sobre o Orçamento do Estado para 2016, o ministro da Cultura, João Soares, disse aos deputados estar a trabalhar numa perspetiva de "troca de património pelas obras", de modo a manter os quadros de Vieira da Silva em Portugal.

O acordo de cedência das seis obras, pelos herdeiros, à Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), válido por cinco anos, terminou no final de dezembro de 2015, e os herdeiros tinham indicado, na altura, à Lusa, a intenção de vender as obras em leilão, caso não houvesse disponibilidade do Estado para a aquisição das pinturas.

Os herdeiros chegaram a negociar, em julho do ano passado, com a então Secretaria de Estado da Cultura, uma proposta alternativa, que foi aceite, mas "parece que não houve capacidade para implementá-la", segundo os herdeiros.

A diretora do museu, Marina Bairrão Ruivo e o presidente da FASVS, António Gomes de Pinho, têm vindo a defender a manutenção dos quadros no museu, que detém um significativo acervo da pintora, e que se dedica, desde 1995, à divulgação da obra de Vieira da Silva (1908-1992) e do marido, também artista, Arpad Szénes (1897-1985).

As seis pinturas em causa - "Novembre" (1958), "La Mer" (1961), "Au fur et à mesure" (1965), "L'Esplanade" (1967), "New Amsterdam I" e "New Amsterdam II" (1970) - estão expostas em conjunto, numa sala do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva.

A Fundação Vieira da Silva foi criada em 1994 e, na altura, o colecionador Jorge de Brito (1927-2006) - que reuniu uma das mais importantes coleções nacionais de arte da segunda metade do século XX - depositou ali 22 obras da pintora, a título de empréstimo.

A família contestou sempre um processo de classificação das obras feito pelo Estado, e acabou por retirar progressivamente todas as telas do museu, até meados de 2011.

O arquivamento do processo de classificação, em julho de 2011, durante a tutela de Francisco José Viegas, como secretário de Estado da Cultura, levou a família Brito a decidir estabelecer outro acordo de cinco anos, para depositar novamente alguns quadros de Vieira da Silva na FASVS, com possibilidade de compra pela fundação ou pelo Estado.

No mesmo ano, os herdeiros de Jorge de Brito realizaram em Paris, um leilão de várias obras do colecionador, tendo sido vendido um quadro de Vieira da Silva por 1,5 milhões de euros.

Nascido em Lisboa, em 1927, Jorge de Brito trabalhou no setor financeiro e adquiriu vários bancos que vieram dar origem ao antigo Banco Internacional Português, e também várias empresas nas áreas do turismo, agricultura e comércio.

Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, foi viver para Paris, regressando a Portugal no início dos anos de 1980, restabelecendo as suas atividades. Foi vendendo algumas das peças de arte, nomeadamente à Fundação Calouste Gulbenkian, mas manteve uma coleção privada.

A paixão pela arte e pela história resultou numa coleção com cerca de 3.000 obras, na sua maioria na área da pintura, especialmente do período barroco, e também do século XX.

A Lusa contactou o Ministério da Cultura sobre as negociações com os herdeiros de Jorge de Brito, mas, até ao momento, não obteve uma resposta.

Grande sorte termos conseguido manter este acervo artístico de valor incalculável, pela mera permuta de bens, literalmente, terrenos.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #262 em: 2016-03-28 22:04:40 »
Citar
Pistola em forma de smartphone chega em breve ao mercado dos EUA

Nos Estados Unidos vai ser possível comprar uma pistola em forma de smartphone, com carga para duas balas e facilmente disfarçável no bolso das calças.

http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_03_28_1580592604_pistola-em-forma-de-smartphone-chega-em-breve-ao-mercado-dos-eua

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #263 em: 2016-03-30 00:53:30 »
Citar
Refém tira selfie com sequestrador de avião. Cinto de explosivos também se vê

TSF.pt 29 de MARÇO de 2016

É, provavelmente, a selfie mais absurda de sempre. Um inglês pediu para tirar uma fotografia com o homem que esta manhã desviou um avião da EgyptAir. O (falso) cinto de explosivos também é estrela.

Ben Innes, residente em Aberdeen, na Escócia, tirou a pior (ou a melhor, depende da perspectiva) selfie de sempre.

Junto dele, e do seu sorriso, está Seif Eldin Mustafa, o egípcio de 58 anos que esta manhã sequestrou um avião com 62 pessoas a bordo e obrigou-o a aterrar no Chipre.

O sequestrador foi libertando reféns ao longo da manhã e tinha como exigência que as autoridades cipriotas entregassem uma carta à ex-mulher.

Acabou detido.

O cinto de explosivos era falso. A fotografia não.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #264 em: 2016-04-14 12:47:53 »
Citar
vídeo sobre as "mulheres que sobraram" que está a emocionar a China

Esta campanha sobre as mulheres chinesas com mais de 27 anos que ainda não casaram está a tornar-se viral
 
O drama das "mulheres que sobraram" na China. Fonte: Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=irfd74z52Cw  

Uma campanha chinesa que retrata o drama das mulheres com mais de 27 anos que ainda não casaram está a tornar-se viral.

O anúncio acendeu o debate sobre as “sheng nu” – algo como “as mulheres que sobraram” -, um problema naquela sociedade em que as mulheres são pressionadas para casar e ter filhos, mas que só agora revogou a política do filho único.

A campanha, promovida pela marca de produtos de beleza SK-II, pretende “inspirar e encorajar as mulheres a moldar o seu próprio destino”, de acordo com o que explicou o responsável à BBC.

Segundo o governo chinês, a expressão “sheng nu” refere-se a uma mulher acima dos 27 anos que continue solteira.


A campanha retrata como tanto o Partido Comunista chinês como as próprias famílias pressionam as mulheres para casar. O vídeo intercala testemunhos emocionantes de mulheres com a opinião dos pais.


Sempre achei que ela tinha uma ótima personalidade. Mas não é muito bonita, fica na média. Por isso é que é uma das “mulheres que sobrou””, diz uma mãe sobre a filha solteira.


Se ela não conseguir arranjar alguém vou ficar de coração partido”, diz um pai.

Num dos testemunhos, uma mulher explica que não casar é um sinal de desrespeito para com os pais na China.

Mas a campanha também demonstra como o país está num verdadeiro momento de viragem, em que muitas destas mulheres estão a lutar contra o estigma e a tornar-se independentes.


Só queria que os meus pais entendessem a minha opção de vida”, explica uma delas.


Estou feliz sozinha. Sinto-me livre e estou a aproveitar o facto de estar solteira”.


Ser independente é ótimo e é o tipo de vida que quero para mim”, diz outra das mulheres solteiras.

As últimas imagens foram gravadas no “mercado do casamento”, um local onde os pais colocam cartazes com características positivas dos filhos, na expetativa de encontrar um parceiro para eles.

O vídeo, que já foi visto mais de um milhão de vezes e tem sido amplamente partilhado nas redes sociais, termina com a mensagem “Não deixes que a pressão dite o teu futuro”.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #265 em: 2016-04-16 13:24:24 »
Citar
Documentário sobre portugueses em Manhattan estreia-se em Nova Iorque com sala esgotada

"Portuguese from Soho", sobre a presença portuguesa no bairro nova-iorquino, estreia este sábado em Nova Iorque no Museum Of Modern Art. As duas sessões já estão esgotadas.

....Em Portugal, a estreia está agendada para 23 de junho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, que vai colocar os bilhetes à venda a partir da próxima semana. “Para o Arte Institute é sempre um grande orgulho mostrar filmes portugueses no MoMA. Ver este trabalho vasto, que tem como principal objetivo recuperar a herança portuguesa no Soho, homenagear estas pessoas extraordinárias e não deixar esta história inédita desaparecer, sem ficar registada, é uma emoção e orgulho muito grande”, explicou Ana Ventura Miranda.....

...A senhoria de Ana, também portuguesa, e estes homens do parque revelaram-se a indicação de uma presença muito mais vasta, que, depois da Segunda Guerra Mundial, entre as décadas de 1960 e 1980, chegara a contar com cerca de 700 famílias. No seu auge, a comunidade chegara a ter uma escola, igreja, mercados, equipa de futebol e clubes recreativos.....

http://observador.pt/2016/04/16/documentario-portugueses-manhattan-estreia-nova-iorque-sala-esgotada/


jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #266 em: 2016-04-21 19:22:48 »
 ;D


Presidente da Bolívia recomenda coca ao papa

Recomendação para "aguentar toda a vida".

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi esta sexta-feira recibido pelo papa, a quem ofereceu três livros sobre os benefícios da coca e recomendou a sua utilização para "aguentar toda a vida". O encontro começou às 10h43 (09h43 em Lisboa), tendo o papa e Morales conversado durante perto de meia-hora, na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano. "Eu tomo [coca] e faz-me bem. Recomendo que a tome e assim aguenta toda a vida", disse Morales ao papa, na entrega dos livros sobre o produto andino, na habitual troca de livros.


 http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/presidente_da_bolivia_recomenda_ao_papa_uso_de_coca_para_aguentar_toda_a_vida.html
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #267 em: 2016-04-26 22:19:54 »
The Nazi Who Became a Mossad Hitman
http://forward.com/news/336943/ht/
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #268 em: 2016-05-01 12:37:41 »
Citar
Prince deixou originais para fazer um álbum por ano até 2100

Inéditos estavam guardados num cofre, que teve de ser arrombado, porque o músico morreu sem revelar o código a ninguém
 
Há 1h e 2min   REUTERS
 
Prince deixou um cofre cheio de músicas inéditas. De acordo com o jornal The Independent, que avança a notícia, havia originais suficientes para editar um disco por ano até 2100.

O cofre teve de ser arrombado pelos gestores determinados pela justiça para administrar temporariamente as suas propriedades, já que o músico morreu sem revelar o código a ninguém.

De acordo com a produtora musical Susan Rodgers, que trabalhou com Prince na década de 1980, o cofre estava quase cheio quando ela saiu em 1987, com canções que escreveu antes do sucesso Purple Rain. Susan Rodgers disse ao programa Good Morning America, da ABC que, com os milhares de originais que estarão dentro do cofre se pode por no Mercado “mais trabalho num mês do que a maioria consegue fazer num ano”.

Uma das dúvidas mais prementes é que quem vai agora beneficiar com os direitos de autor destas obras inéditas, já que Prince não deixou testamento. Uma irmã e cinco meios-irmãos podem vir a ser os herdeiros.

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #269 em: 2016-05-03 16:06:39 »
lembrei-me logo da garrafa de coca-cola do filme



Boneca insuflável adorada como um anjo Brinquedo sexual foi encontrado no mar. Uma boneca insuflável encontrada no mar, após um eclipse em Buggai, na ilha de Celebes (Indonésia), foi considerada um anjo. Isto porque a religião muçulmana considera os eclipses sagrados. Os locais deram-lhe tratamento vip, mas a polícia acabou com o mito.

 http://www.cmjornal.xl.pt/insolitos/detalhe/boneca_insuflavel_adorada_como_um_anjo.html?utm_campaign=Newsletter&utm_content=1498431879&utm_medium=email&utm_source=cm_insolitos_ativos
« Última modificação: 2016-05-03 16:08:36 por jeab »
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #270 em: 2016-05-09 18:22:30 »
.....os idiotas das "selfies"...eh.eh.... >:(

Citar
LISBON - Man Destroys 126-Year-Old Statue After Climbing It To Take Selfie

A man has been arrested after he destroyed a 126-year-old statue – after attempting to take a selfie with it.

The sculpture, of a 16th-century Portuguese king, reportedly shattered after a man mounted it.

The man lifted himself onto the statue’s pedestal, causing it to crumble, and then attempted to flee the scene – but was caught by police.

He will be brought before a judge at a later date.

The statue, which outside the Rossio railway station in central Lisbon, is of Dom Sebastiao. 

He was King of Portugal and the Algarves from June 1557 to August 1578. He disappeared during the battle of Alcácer Quibir in Morocco.

The destroyed Dom Sebastiao statue

His body was never found, but is presumed to have died at the age of 24.

Given he was childless, his death led indirectly to the end of the House of Aziz, which ruled the country from 1385–1581.

However, his legend lived in on and he became known as ‘The Sleeping King’ – destined to return during Portugal’s darkest hour.

Images show the statue smashed into many pieces before its empty frame.

https://www.yahoo.com/beauty/man-destroys-126-year-old-statue-after-climbing-it-074752830.html

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #271 em: 2016-05-13 09:49:34 »
Trabalhadores de aviários obrigados a usar fraldas

Os trabalhadores dos aviários nos Estados Unidos são rotineiramente privados de pausas para ir à casa de banho ao ponto de serem forçados a usar fraldas na linha de produção, denuncia um estudo da organização britânica Oxfam. Segundo o estudo, que foi publicado na terça-feira, "a grande maioria" dos 250 mil trabalhadores do setor aviário norte-americano é ridicularizada, ignorada ou ameaçada com despedimento quando pede para ir à casa de banho, "não beneficiando de pausas adequadas" para o efeito, no que constitui uma "clara violação das leis norte-americanas de segurança no trabalho". "Os trabalhadores lutam para se adaptar a essa negação de uma necessidade humana básica. Urinam e defecam enquanto se encontram na linha de produção, usando fraldas para trabalhar", refere o relatório divulgado pela filial da organização não-governamental (ONG) Oxfam nos Estados Unidos.

 http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/trabalhadores_de_aviarios_nos_eua_sem_pausas_sao_obrigados_a_usar_fraldas___ong.html?utm_campaign=Newsletter&utm_content=1498431879&utm_medium=email&utm_source=cm_bomdia_ativos
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #272 em: 2016-05-26 15:15:08 »
Dassss  vou começar a ir de espingarda para a sanita


Mordido por piton no pénis

Homem estava na sanita quando cobra de 4 metros atacou.


Atthaporn Boonmakchuay, um homem tailandês de 38 anos, travou uma sangrenta luta com uma piton gigantesca quando estava sentado na sanita. A cobra de 4 metros subiu pelo esgoto e mordeu o homem no pénis, tendo ficado com as mandíbulas cravadas nos genitais do tailandês. Atthaporn gritou em pânico e pediu que a mulher lhe trouxesse uma corda. Conseguiu atar a cabeça da piton à porta da casa-de-banho e assim libertar-se, tendo desmaiado logo despois devido à perda de sangue. De acordo com a Bangpakong News, os serviços de emergência foram depois chamados para retirarem a serpente dos canos da casa, em Chachoengsao, a este de Bangkok. Os bombeiros que prestaram socorro ao homem acabaram por usar martelos para partir parte da sanita e assim consegurem retirar a piton, ainda viva, para o exterior. O animal deverá ser libertado no seu habitat. Já Atthaporn Boonmakchuay, que não ganhou para o susto, está em estado estável, a recuperar, num hospital tailandês.

 http://www.cmjornal.xl.pt/insolitos/detalhe/mordido_por_piton_no_penis.html?utm_campaign=Newsletter&utm_content=1498431879&utm_medium=email&utm_source=cm_insolitos_ativos

O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #274 em: 2016-06-02 18:22:12 »
Virgin Australia
That awkward moment when you're spotted having a nap at work


meopeace

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 745
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #276 em: 2016-06-12 15:02:27 »
Viveu um ano e meio sem coração. Levava-o na mochila

Stan Larkin usava um aparelho de seis quilos que substituía o órgão vital

Durante um ano e meio, 555 dias, o coração de Stan foi artificial e esteve fora do seu corpo. O que parecia ser uma simples mochila que usava sempre, era na verdade era uma máquina de seis quilos que lhe bombeava o sangue utilizando ar comprimido.

Dizer que Stan Larkin não tinha coração não era ofensa, era a verdade. O jovem norte-americano de 25 anos passou 17 meses da sua vida sem o órgão vital dentro do corpo, tendo sobrevivido graças à máquina que o substituía e que trazia sempre às costas, na mochila designada para o efeito. Stan fora diagnosticado com uma cardimiopatia, uma doença hereditária do miocárdio - o músculo do coração - que causa insuficiência cardíaca repentina e só no mês passado recebeu um transplante de coração.

A máquina que foi o coração de Stan - o SynCardia Freedom Portable Driver - foi colocada pelo Centro Cardiovascular Frankel da Universidade do Michigan apenas como medida temporária, pois permite ao paciente viver fora do hospital enquanto não é encontrado um órgão para transplante, explica um artigo científico da universidade.

Um vídeo, realizado pela Universidade do Michigan, conta como foi a vida de Stan durante os últimos anos.

Enquanto não trazia o coração no peito, o jovem conseguia levar uma vida relativamente normal. Fazia as atividades normais do quotidiano e ainda jogava basquetebol, apesar de ter de trocar a bateria do aparelho várias vezes ao dia.

O coração para transplante de Stan chegou em maio, deixando-o muito aliviado, como seria natural. "Quero agradecer à família do dador e gostaria de conhecê-los", disse em conferência de imprensa. "Todo o processo foi como uma montanha russa emocional, admitiu, aproveitando para chamar a atenção da comunicação social e divulgar a mensagem que tinha inscrita na t-shirt: "dadores de órgãos salvam vidas".

http://www.dn.pt/sociedade/interior/viveu-um-ano-e-meio-sem-coracao-levava-o-na-mochila-5221424.html

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #277 em: 2016-06-15 11:20:06 »
.....olha se cá se põem a roubar cerejas....eh.eh..... :P


Citar
Nova onda de crime na Nova Zelândia alimentada a abacates


Expresso.pt - 15.06.2016 às 10h01


Desde janeiro, pomares do norte da ilha já foram alvo de pelo menos 40 grandes roubos. Mais de 14 mil frutos desapareceram das plantações de abacateiros do país nesse período. Autoridades estão a alertar para os riscos que os abacates roubados representam para a saúde dos consumidores. Empresária do sector garante que a fruta não chegou aos mercados importadores

O aumento da procura local e internacional de abacates está a alimentar uma nova onda de crime na Nova Zelândia, com as autoridades do país a referirem que houve pelo menos 40 grandes roubos a quintas de abacateiros no norte da ilha desde janeiro, com cerca de 350 acabates a serem roubados em cada um deles, o que equivale a um total de 14 mil frutos desaparecidos em menos de seis meses.

Depois de uma má colheita no ano passado, neste momento cada abacate custa entre 2,5 e 3,8 euros em todo o país, com a polícia neozelandesa a referir que o número de roubos para venda no mercado paralelo ou para revenda a preços mais altos em supermercados pode ser bem superior ao registado.

Só em 2015, aponta um relatório das autoridades, mais 96 mil famílias do país passaram a consumir abacates e os produtores locais, que estão em larga medida concentrados no lucrativo mercado de exportações, não têm conseguido dar resposta a esse aumento na procura.

De acordo com o ex-sargento de Waihi, Aaron Fraser, citado pelo jornal britânico "The Guardian", houve alguns roubos de abacates enquanto integrava a força policial mas nada tão sustentado como o que está a acontecer atualmente.

Para além do óbvio impacto negativo para os produtores que comercializam o fruto, Fraser fala em riscos para a saúde das pessoas que vão consumir estes abacates. "Não estão maduros, alguns foram pulverizados recentemente [com químicos] e ainda podem conter toxinas nas suas cascas", diz o sargento na reforma. "Mas com os preços tão altos neste momento, o potencial de lucro é um forte incentivo para certos indivíduos."

Jen Scoular, CEO da New Zealand Avocado, diz que a recente onda de roubos é preocupante mas que nas próximas semanas o mercado neozelandês deverá ser inundado por abacates da última colheita, o que poderá reduzir o número de crimes. "É uma forma fácil de fazer dinheiro rápido, mas não penso que estejamos a lidar com uma operação sofisticada ou altamente organizada, é mais oportunista. A fruta roubada só pode chegar aos mercados locais, nunca chegaria aos mercados importadores."

O site neo-zelandês NZfarmer.co.nz revela que os preços astronónicos potenciados pela enorme procura de abacates abriram as portas a um novo mercado negro no país: "Esqueçam as jóias, o dinheiro ou os gadgets eletrónicos porque é o hulmilde abacate que está a pôr a polícia a perseguir ladrões" que atacam as plantações durante a noite e que enchem baldes de abacates para vender a preços mais baixos no mercado negro.

Uma notícia de final de maio no mesmo site revelava que, no início de 2016, o abacate atingiu os preços mais altos dos últimos 11 anos, registando um aumento de 139% em virtude da corrida aos alimentos saudáveis promovida globalmente nas redes sociais.

darkmoon

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1489
    • Ver Perfil
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #278 em: 2016-06-15 19:21:57 »
A Polícia Judiciária deteve na terça-feira, em flagrante delito, três homens suspeitos do crime de contrafação de notas e moedas, no âmbito de uma operação realizada a Norte do país. Os suspeitos utilizavam uma impressora a 3D e equipamento de grande precisão. Dinheiro destinava-se ao mercado de Leste e África.

Ver fotos AQUI

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Histórias fantásticas mas reais
« Responder #279 em: 2016-06-18 18:35:30 »
Alguem adivinha o que é isto ? sem recorrer a manhas..