Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Rússia - Tópico principal  (Lida 127779 vezes)

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1420 em: 2022-03-26 23:26:47 »
O mundo contemporâneo nasceu da Grande Guerra de 1914-1918 e da “paz punitiva” de Versalhes. Em 1917, as derrotas das tropas russas na frente oriental arrastaram a queda da monarquia dos Romanoff e trouxeram a revolução de Fevereiro e a revolução de Outubro, com o triunfo dos bolcheviques.

Os bolcheviques eram a ala esquerda do Partido Social-Democrata Operário da Rússia que, em 1905, sob a chefia de Lenine, triunfara no congresso. O “Outubro Vermelho” levaria ao poder estes revolucionários determinados, imbuídos do messianismo utópico dos justos e iluminados, que não concebem limites éticos ou morais na acção contra os inimigos do Bem, do Progresso, do Povo e da inexorável marcha da História.

A partir do Verão de 1918, as forças anticomunistas, os “exércitos brancos”, com apoio de contingentes militares estrangeiros ocidentais e japoneses, iniciaram a resistência e a guerra civil que os bolcheviques iriam vencer.

Para a vencer, os bolcheviques – que eram uma minoria não só na Rússia, mas até entre a oposição ao czarismo – seguiram a estratégia dos jacobinos, de quem Lenine era admirador e com quem aprendera a manipular princípios democráticos para estabelecer a ditadura e o Terror. Do mesmo modo que os jacobinos tinham dividido os inimigos em categorias sociais rígidas – aristocratas, padres, camponeses da Vendeia –, assim também os bolcheviques identificavam “inimigos de classe” e “inimigos do povo”, a quem retiravam qualquer vestígio de razão ou de humanidade, recorrendo ao terror em grande escala, como uma forma de “higiene social”.


ucrania e russia tiveram isto....  tem calos.....
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1421 em: 2022-03-27 00:23:02 »
Depois do falhanço das tropas russas em avançar em Kiev, o presidente ucraniano já não está disponível para dar à Rússia nem as duas zonas separatistas Luhansk e Donetsk. Há umas semanas atrás mostrou-se disponível para chegar a acordo, mas o Putin queria tudo e provavelmente agora não vai ter nada.
Provavelmente não vai haver acordo nenhum com Putin e as ocupações russas vão ser temporárias, independentemente da ocupação russa demorar meses ou anos.

Morrem milhares de pessoas por causa de um louco que achava possível no século 21 ser como os grandes líderes russos do século 16
Ainda seria mais rapida a derrota se o ocidente desse armamento a serio aos ucranianos, os russos continuam a avancar no sul, no leste, nao percebo o que o ocidente esta a espera.
Mas pela pouca acao do ocidente penso que estava  combinado ficarem com o corredor crimeia donbas e o dombas inteiro.
Mas o putin sendo putin ainda tentou inicialmente ver se conseguia conquistar kiev e meter um governo fantoche e ficar com o pais todo, mas como nao deu... segue para o plano minimalista.
« Última modificação: 2022-03-27 00:28:34 por pedferre »

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13795
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1422 em: 2022-03-27 08:31:09 »
Tem lógica,
vamos a ver.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1423 em: 2022-03-27 09:14:09 »
isto e fronteira ocidente  tambem


Mariupol
Possui 430.000 habitantes, o que faz dela a 10.ª maior cidade da Ucrânia, e situa-se no oblast de Donetsk, no ponto onde o Rio Kalmius desagua no Mar de Azov (que faz parte do Mar Negro).

Entre os séculos XII e XVIII, a posse da região de Mariupol andou numa roda viva entre tártaros da Crimeia, a Horda Dourada (uma entidade política turcomana), a Horda Nogai, o Grã-Ducado da Lituânia, a Moscóvia, o Canato da Crimeia, o Império Otomano e a Hoste Zaporizhia, entre outros. O território só foi incorporado no Império Russo em 1775, pelo Tratado de Küçük Kaynarca, no rescaldo da Guerra Russo-Turca de 1768-74, mas a presença russa manteve-se difusa nos primeiros tempos.

Onde hoje se ergue Mariupol existiu no século XVI o acampamento cossaco de Kalmius, assim designado em alusão ao rio próximo. O recém-nomeado governador dos territórios que tinham caído sob controlo russo, pensou em erguer nesse local uma cidade denominada Pavlovsk, em homenagem ao czarevitch Paulo (futuro Paulo I), mas em vez disso surgiu, em 1779, Mariupol (cidade de Maria), nome em que os russos vêem uma homenagem à czarina Maria Feodorovna (1759-1828), esposa do futuro Paulo I. Porém, há mais Marias na Terra, e há quem defenda que o nome resulta de os fundadores da cidade, em 1779, serem gregos provenientes da cidade de Bakhchisaray, na Crimeia, mais precisamente do bairro de Mariampol, assim nomeado em honra da Virgem Maria.



Terceira maior cidade da Ucrânia, com 1.015.000 habitantes, situada na costa noroeste do Mar Negro; tem relevância como porto comercial e estância turística. Em português e na maior parte das línguas é grafada como Odessa, a transliteração a partir do ucraniano é Odesa.

Os primeiros vestígios de ocupação urbana são gregos e remontam ao século VI a.C. O povoado grego manteve fortes vínculos comerciais com o Mediterrâneo durante a Antiguidade Clássica e, tal como Mariupol, viria a passar pelas mãos de diversas entidades políticas ao longo dos séculos. A partir do século XIII, a região de Odessa ficou sob o controlo da Horda Dourada (mongóis), o que não impediu que no século XIV, genoveses provenientes da colónia de Gazaria, no sul da Península da Crimeia, erguessem nas redondezas um castelo, denominado nos mapas italianos como Ginestra. Quando, no início do século XV, o Canato da Horda de Ouro começou a desintegrar-se, o poder na Crimeia e costas do Mar Negro passou para o Canato da Crimeia, fundado por Khaci I Giray (também grafado Haji-Girei, reinado: 1441-66). Atribui-se a este governante a construção da fortaleza de Khadzibey (também grafado Hacibey), cujo nome provirá do nome do governante + bey (senhor), embora uma teoria alternativa sugira que a primeira parte do topónimo virá antes da palavra turca “haci”, que designa os muçulmanos que cumpriram a peregrinação a Meca (“hajj”).

As lutas pelo poder entre príncipes e senhores da guerra da Horda Dourada e turcos otomanos foram caóticas e levaram Khaci Giray a buscar o apoio do Grão-Ducado da Lituânia, a quem, em troca, concedeu a costa nordeste do Mar Negro, incluindo Khadzibey. Em 1520, a fortaleza (e uma aldeia piscatória adjacente) passou para mãos otomanas e assim permaneceu – embora sendo rebaptizada, temporariamente, como Yeni Dünya (“Novo Mundo”) – até à Guerra Russo-Turca de 1787-92, quando foi tomada por tropas russas (que incluíam um destacamento comandado por um general espanhol, José de Ribas, que é lembrado numa rua da moderna Odessa, a Deribasisvska).
Catarina, a Grande ordenou que fosse criada uma cidade no lugar da fortaleza de Khadzibey, e, para o efeito, recorreu, como em Mariupol e outras cidades do sul da Ucrânia, a “colonos” gregos. Mariupol era um das peças do “Plano Grego”, delineado por Catarina, a Grande e posto em prática pelo seu favorito, o príncipe Grigory Potemkin, e que era uma etapa numa ambição megalómana de Catarina: o seu objectivo último era esmagar o Império Otomano e restaurar o Império Bizantino, em cujo trono pretendia instalar o seu neto Constantino (baptizado com um nome à altura de tão magnífico destino). Se Odessa foi fundada por gregos, grego foi também o nome imposto à cidade: Odessos, numa referência (geograficamente deslocada) a uma antiga cidade grega na costa do Mar Negro, situada bem mais a sul, onde hoje se situa o porto búlgaro de Varna (ver, acima, mapa das colónias gregas no Mar Negro). Em 1795, Catarina decidiu que este nome, sugerido pela Academia Russa de Ciências, deveria ter um toque feminino, pelo que foi convertido em Odessa.

Antes de Fevereiro de 2022, os únicos europeus ocidentais a quem o nome Odessa não era estranho eram os cinéfilos, pois a mais célebre cena de “O couraçado Potemkin” (“Bronenosets Potiomkin”, 1925), de Sergei Eisenstein, tem por cenário a monumental Escadaria de Potemkin, que transpõe o desnível entre o porto e a parte alta de Odessa e foi construída em 1837-41.\



alem cidades terem bastante russos..............    foram lutas de russos e turcos para as dominar .........  os turcos tem maior exercito hoje dia da europa.......


e ucranianos valem pouco defesa sozinhos.....



kiev faz fronteira com povos russos.....  nunca foi para conquistar......

so cidades fazem fronteira estrangeirada a leste e sul.....   os russos ficam na fronteira da estrangeirada que ja invadio  e ucranianos ficam com resto


logica e simples russos tem exercito de geito e ucranianos nao...  diferencas dos ucranianos para russos no leste e passaporte e organizacao estado


ISTO E FAZER FRONTEIRA COM ESTRANGEIRADA...... nao e com ucranianos..... E COM ESTRANGEIRA>>>>>





« Última modificação: 2022-03-27 09:48:22 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1424 em: 2022-03-27 09:47:35 »
Depois do falhanço das tropas russas em avançar em Kiev, o presidente ucraniano já não está disponível para dar à Rússia nem as duas zonas separatistas Luhansk e Donetsk. Há umas semanas atrás mostrou-se disponível para chegar a acordo, mas o Putin queria tudo e provavelmente agora não vai ter nada.
Provavelmente não vai haver acordo nenhum com Putin e as ocupações russas vão ser temporárias, independentemente da ocupação russa demorar meses ou anos.

Morrem milhares de pessoas por causa de um louco que achava possível no século 21 ser como os grandes líderes russos do século 16
Ainda seria mais rapida a derrota se o ocidente desse armamento a serio aos ucranianos, os russos continuam a avancar no sul, no leste, nao percebo o que o ocidente esta a espera.
Mas pela pouca acao do ocidente penso que estava  combinado ficarem com o corredor crimeia donbas e o dombas inteiro.
Mas o putin sendo putin ainda tentou inicialmente ver se conseguia conquistar kiev e meter um governo fantoche e ficar com o pais todo, mas como nao deu... segue para o plano minimalista.
Basta ler ou ouvir o que diz o líderes do ocidente para se perceber que não existe acordo nenhum entre o ocidente e Putin.
Isso é criar teorias de conspiração que não existem.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1425 em: 2022-03-27 09:50:02 »
isto e fronteira ocidente/turquia com russia os ucranianos sao gaijos estam meio a ver

a estangeirada ocidente esta na sua fronteira berrar... nao ha crise....


o ocidente deste e aliado turcos na  batalha da  crimeira  e na 4 cruzada deu cabo bizantinos  ...  nunca foi confianca....desde essa altura
« Última modificação: 2022-03-27 09:58:15 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1426 em: 2022-03-27 09:59:05 »
O ocidente está alinhado com a Ucrânia e a Rússia é o inimigo. Não existe nenhum acordo secreto com o inimigo. O ocidente deseja é que os russos tirem o Putin do lugar de presidente da Rússia. Ele tem uma grande fixação pelo século 16. Quase de certeza que o próximo presidente da Rússia não vai ser louco como Putin.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1427 em: 2022-03-27 09:59:44 »
voces estam alinhados aos turcos.... no leste

voces deram cabo catolicos bizantinos... voces deram derrotas no japao deu lugar comunas na russia

ocidente nunca gramou russos....nem ucranianos...  so gostam malta perto fronteira da polonia


o diabo de estupides russos deixam fronteira com turcos aberta.....  na ucrania e que ocidente quer...

fazer fronteira na fronteira siga

Ucrânia está "há 31 dias à espera" de armas do ocidente
O presidente da Ucrânia não poupa nas críticas aos países que compôem a NATO. Nas redes sociais, Volodymyr Zelensky afirma que Ucrânia está "há 31 dias à espera" armas vindas do ocidente.
« Última modificação: 2022-03-27 10:49:23 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1428 em: 2022-03-27 10:52:54 »
A guerra pode demorar vários meses/anos por isso não vale a pena escrever muito mais sobre isto nas próximas semanas.
Acho que já deu para ver que vai se passar quase sempre a mesma coisa. Os russos vão atacar e os ucranianos vão se defender de forma muito voluntariosa e continuar a causar muitas baixas no exército russo. Não vai haver nenhuma rendição do presidente ucraniano e acho que também não vai haver nenhum acordo que implique a Ucrânia ficar sem parte do território. A ocupação russa deve ser temporária e um dia os russos vão voltar para a casa deles e os ucranianos vão ter o seu território de volta à semelhança do que aconteceu no tempo da URSS, mas não deve ser uma ocupação tão longa porque as sanções devem ter algum impacto não só na população russa mas também no dinheiro para o armamento. Já existem fábricas de armamento russo que pararam por falta de dinheiro.
Em 2024 vão haver eleições e também é possível que se a guerra durar até lá que os russos escolham outro líder, mas ainda falta muito até lá.
Já morreram milhares de pessoas e provavelmente muitas mais vão morrer por causa de um louco que acha que no seculo 21 pode ser um Czar do século 16.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1429 em: 2022-03-27 10:56:32 »
isto nao e guerra e russia fazer nova  fronteira na sua fronteira
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1430 em: 2022-03-27 10:59:18 »
A guerra pode demorar vários meses/anos por isso não vale a pena escrever muito mais sobre isto nas próximas semanas.
Acho que já deu para ver que vai se passar quase sempre a mesma coisa. Os russos vão atacar e os ucranianos vão se defender de forma muito voluntariosa e continuar a causar muitas baixas no exército russo. Não vai haver nenhuma rendição do presidente ucraniano e acho que também não vai haver nenhum acordo que implique a Ucrânia ficar sem parte do território. A ocupação russa deve ser temporária e um dia os russos vão voltar para a casa deles e os ucranianos vão ter o seu território de volta à semelhança do que aconteceu no tempo da URSS, mas não deve ser uma ocupação tão longa porque as sanções devem ter algum impacto não só na população russa mas também no dinheiro para o armamento. Já existem fábricas de armamento russo que pararam por falta de dinheiro.
Em 2024 vão haver eleições e também é possível que se a guerra durar até lá que os russos escolham outro líder, mas ainda falta muito até lá.
Já morreram milhares de pessoas e provavelmente muitas mais vão morrer por causa de um louco que acha que no seculo 21 pode ser um Czar do século 16.
Entao o ocidente devia fazer mais para causar ja mais baixas nos russos, senao a ucrania vai-se tornar um afeganistao 2.0 com o pais todo destruído, se e para apoiar a ucrania apoiem ja e em forca, doem tanques e sistemas antimisseis na fronteira, e o que eles pedem.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1431 em: 2022-03-27 11:02:07 »
os gaijos vao entrar UE deixam ter exercito como tu ja nao tens exercito.......


convem ter russos sao praticamente mesmo povo nas fronteiras

alem disso sem russos ficam ser vassalos da UE e dos americanos ...isolados


voces tem muita fezada que povo ucraniano e contra russos.....  devem pensar ucrania e fronteira polonia.....


« Última modificação: 2022-03-27 11:05:37 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1432 em: 2022-03-27 11:07:23 »
os gaijos vao entrar UE deixam ter exercito como tu ja nao tens exercito.......


convem ter russos sao praticamente mesmo povo nas fronteiras

alem disso sem russos ficam ser vassalos da UE e dos americanos ...isolados


voces tem muita fezada que povo ucraniano e contra russos.....  devem pensar ucrania e fronteira polonia.....
Vai dizer que os ucranianos nao sao contra os russos as centenas deles que estao mortos pela ucrania entregues aos bichos. :)

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1433 em: 2022-03-27 11:08:08 »
1000 mortos


compara isto com outros

numa guerra serio ja deviam ser 30 000   ou mais

nas cidades  ainda e pior na ucrania sao cidades
« Última modificação: 2022-03-27 11:10:27 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1434 em: 2022-03-27 11:15:05 »
As baixas que o exército russo já sofrerem já é um número anormal e muito alto em comparação com as últimas guerras.
Se a Ucrânia usasse armas muito potentes do ocidente a Rússia também usava e causava uma destruição maior. A Rússia também tem armas mais potentes. O desgaste russo tem que ser lento. Isto provavelmente não vai terminar em breve, embora as pessoas desejassem que fosse uma guerra curta.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1435 em: 2022-03-27 11:15:53 »
nao ha numeros so ha propaganda

tambem nao sabe quantos morreram no exercito ucrania sequer.....



so civis e 1000  para guerra nas cidades  e pouco

destes 1000 maioria fala russo.....
« Última modificação: 2022-03-27 11:20:40 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1436 em: 2022-03-27 11:38:08 »
Propaganda é quase tudo o que escreves. Às vezes também sigo propaganda russa via Twitter e ontem fiquei até surpreendido com a rapidez da propaganda. Houve um ataque russo e pouco tempo depois estava lá a dizer que tinha sido a um depósito de combustível. A comunicação social só deu a informação horas depois.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1437 em: 2022-03-27 11:39:39 »
fica com narrativa americana  do heroi e do vilao.....


os russos e ucranianos ganham ter fronteira dos russos com turcos.. ponto final

turcos ter armas / russo tem armas



os copos leite  como tu nao sabem russos sao mesmo povo ucranianos a leste


paises como ucrania tem estado fraco... porque basicamente  foram estado russo nos ultimos seculos  nao sabem gerir o proprio estado sozinhos

vao falir muito.... vao ser como portugal dos socialistas e grecia  hoje dia ....

mas ucranianos tem desculpa... porque nunca geriram nada a serio sozinhos.....  talvez polonia de ajuda aos gaijos...


https://observador.pt/especiais/de-kaliningrad-a-petropavlovsk-a-geografia-da-russia-um-pais-que-se-diz-cercado/

 o presente artigo pretende dar uma ideia da dimensão e diversidade do território russo e da forma como o modesto Grão-Ducado de Moscóvia se transformou num colosso que faz fronteira com Noruega, Finlândia, Estónia, Lituânia, Polónia, Bielo-Rússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, China e Coreia do Norte e está separado por poucas milhas de mar de três “inimigos históricos”, os EUA (no Estreito de Bering), o Japão (no Mar do Japão) e a Turquia (no Mar Negro) – e que parece cada vez mais ansioso e obcecado com estas fronteiras.


china e da menos chatices russia.... desde sempre a pior e europa com napoliao..nazis... e japonesa  com turcos
« Última modificação: 2022-03-27 12:45:24 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

desconhecido

  • Visitante
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1438 em: 2022-03-27 12:44:41 »
Não vale a pena argumentar diferente porque és como o Putin. Não ligas nenhuma para as opiniões dos outros. Se um ucraniano te disser que é ucraniano e não russo, apesar de falar russo, e que quer que os russos morram (ouvi ontem isto), vais achar que ele não tem o direito de decidir o que é, e que a Ucrânia do leste é Rússia e que os ucranianos são seres inferiores, não se governam sozinhos, Bla Bla Bla Bla bla... É tudo falso.
Se a Rússia não invadisse a Ucrânia eles iam acabar por crescer bastante economicamente.

Um dia eles vão ser verdadeiramente livres para fazer as suas escolhas, independentemente da vontade dos russos.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13413
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #1439 em: 2022-03-27 12:46:26 »
sou fronteiras que dao menos chatices

tu das chatices os turcos os alemaes os franceses os suecos os ingleses e japoneses e   esta malta esta toda aliada na NATO!

os chineses sao dao menos chatices na fronteira  durante a estoria da russia


o resto e tretas

livres quer dizer estados vassalos dos americanos


na historia da russia  a china e fronteira da menos chatices

três “inimigos históricos”, os EUA (no Estreito de Bering), o Japão (no Mar do Japão) e a Turquia (no Mar Negro)


basicamente ocidente anda torcer pela turquia

os ucranianos sao so peoes...no jogo das fronteiras

os ucranianos seja livres mas deixem russia com fronteira dos turcos

as tribos russas  ganham todos com isto.....
« Última modificação: 2022-03-27 14:06:05 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso