Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Como criar emprego na Europa  (Lida 1439 vezes)

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
Como criar emprego na Europa
« em: 2013-05-25 18:33:31 »
Para criar emprego é necessário uma unidade produtiva que consiga criar ao máximo serviços que criem emprego, ou seja os Estados Unidos foram crescendo como um todo, ou seja a base da sua produtividade criou cidades cosmopolitas que eram sustentadas com base na sua produtividade, por contrário a Europa o tecido produtivo da própria Europa é como uma manta de retalhos, cada país com a sua produtividade criou as suas próprias cidades, com a abertura de fronteiras tentou -se fazer que a Europa fosse um grande mercado, mas para mim aqui fica a minha interrogação um grande mercado produtivo? A Europa nunca evoluiu como um todo para criar uma única unidade produtiva, o que hoje temos é que alguns países conseguem produzir, caso da Alemanha e outros países do centro norte da europa, para certos países a sua produtividade baseou -se em subsídios à produção, isso possibilitou a uma possibilidade de zonas pobres poderem educar os seus filhos mais novos e estes poderem migrar para outras zonas, este retalho que é o tecido produtivo da europa, considero retalho porque ele não evoluiu como um todo e temos países da união produtivos e outros com baixa produtividade, os subsídios dados à produção por um lado se fossem distribuídos por um período de transição de diferentes formas produtivas, ou seja, deixava -se de produzir algo esse período de vazio era subsidiado quando entrava uma nova forma produtiva, diminuíam -se os subsídios. Mas o que aconteceu os países do sul não conseguiram produzir, além do mais existiu uma bolha de crédito para serviços isso fez aumentar o tamanho do peso do estado, depois rebentou a bolha e o setor da construção era o que mais contribuía para o PIB foi abaixo, os países do sul onde a construção era um dos principais contribuintes para o crescimento do pais depois do colapso, o peso contributivo para o estado colapsou, o estado cresceu graças a um setor produtivo que era a construção o alimentava, os países do sul pouco industrializados e sem setor produtivo que contribua para o crescimento da sua economia, ficaram nas mãos da austeridade, mas como voltar a produzir? A austeridade não ajuda a Europa a produzir, pelo contrário vai desgastando e vai fazer com que exista apenas o sistema produtivo base, que é o auto sustento.
Mas como a Europa pode dar volta à crise?
Voltar a produzir.
Mas como?
Talvez com uma politica europeísta isto é os países que conseguem ter alguma produtividade não pensarem que o vazio da produtividade nos outros países não é problema deles e culpa deles, o  que vigora é o egocentrismo europeu onde cada pais para ter credibilidade ele tem que encontrar ele sozinho formas de resolver o seu problema de produtividade, se o egocentrismo europeu vingar a europa volta a ser a velha europa do tecido produtivo da manta de retalhos, mas se a forma de voltar a produzir nesses países for algo de uma visão não egocêntrica pode ser mais difícil a que tem mais barreiras a que se tem que ceder a que se tem de compartilhar, esta visão da europa como um todo e fazer crescer como uma única unidade é a mais difícil mas pode levar a europa a ser um mercado produtivo e não uma manta de retalhos produtiva.

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
Re:Como criar emprego na Europa
« Responder #1 em: 2013-05-25 19:24:19 »
Como a Europa pode voltar a crescer numa visão global?
Uma das formas mais suaves da europa se misturar é criar mecanismos de proteção social únicos, é talvez o subsidio de desemprego uma das formas de conseguir fazer os políticos dos países de cada um dos políticos de cada um dos países ceder a sua soberania, é nas questões mais sensíveis da europa como o caso do subsidio de desemprego, em que certos países poderia julgar que estavam a trabalhar para os outros, isso levaria a muitos europeus a migrarem uns à procura do subsidio de desemprego ao sol e outros à procura de emprego num local frio, o exemplo do subsidio de desemprego é um caso em que a europa pode crescer, a europa tem que se juntar nos pontos sensíveis de cada pais membro da união é o caminho para uma união politica.

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
Re:Como criar emprego na Europa
« Responder #2 em: 2013-05-26 10:34:41 »
A Europa deve definir bem os seus objetivos de crescimento, se até agora optou por uma melhoria do financiamento dos seus bancos, que foi missão cumprida, mas agora resta a luta contra o desemprego, se por um lado a recapitalização dos bancos foi algo de uma voz única e uma vitória coletiva da europa, o plano do emprego é também uma tarefa dura, mas esta luta contra o desemprego pode levar a mais europa, a forma de diminuir o desemprego pode ser feita através de subsídios dado que os estados mais afetados pelo desemprego as suas unidades produtivas não conseguem produzir o suficiente para o seu PIB crescer, assim com subsídios à produção isso estimularia a economia e levaria a uma diminuição do desemprego, mas os mais céticos poderiam estar contra estes estímulos dado não se saber quando o pais voltaria a produzir, mas os subsídios levariam a evitar o colapso das finanças publicas, em contrapartida a forma como os diferentes políticos dos estados teriam de ceder a sua soberania isto é algo que eu não sei sobre a europa, mas se a recapitalização dos bancos foi polémica, mas essa medida foi coordenada por uma unidade que já existia que era o BCE, o combate ao desemprego é uma luta perdida se não existir um mecanismo de controlo europeu, o combate ao desemprego é uma medida politica e é algo que tem de ser coordenado, a dificuldade é que não existe uma instancia europeia que o controle por isso a europa tem que ir para a frente.

José Tavares

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 22
    • Ver Perfil
    • Emprego Dinheiro
Re:Como criar emprego na Europa
« Responder #3 em: 2013-06-05 15:42:21 »
Tópico interessante, este, em que diariamente somos bombardeados com as palavras, Europa e Emprego.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Como criar emprego na Europa
« Responder #4 em: 2017-09-21 17:25:32 »
Citar
UNIÃO EUROPEIA -O fosso de salários na Europa é de mil euros: veja quanto se ganha em cada país

O fosso salarial entre os Estados-membro da União Europeia ultrapassa, no caso da Roménia, os 1000 euros. Quando comparados à Alemanha, poucos países pagam mais pelo mesmo trabalho.

Enquanto que um trabalhador português recebe, em média, 560 euros por mês, um trabalhador na Alemanha com o mesmo grau de formação e tarefas recebe cerca de 1500 euros. Os dados são da European Trade Union e dizem respeito ao fosso salarial entre os estados membro da União Europeia, particularmente na diferença salarial entre a Europa de leste e os países da Europa central e oeste.

As diferenças salariais dos vários países, quando comparadas com a Alemanha, são menos acentuadas se olharmos para países vizinhos como a França e a Holanda e mais notórias nos países periféricos como Portugal ou (no caso mais extremo) a Roménia.

A tendência europeia era de convergência e dissolução de fossos salariais. Mas a entrada de países a leste e a crise económica atrasaram o processo. O estudo da organização que reúne sindicatos de todos os países revela que o fosso salarial é enorme quando comparado com a média alemã – que nem sequer é a mais alta da comunidade europeia (essa posição pertence ao Luxemburgo).

Os valores apresentados são ajustados de forma a serem devidamente comparáveis. Os números dizem respeito ao poder de compra de cada território, tendo em conta que nem todos os bens têm um preço semelhante em diferentes países. Uma lata de feijão não custa o mesmo em Portugal que custa na Roménia, por exemplo.

Da mesma forma, os valores foram ajustados com base nas estruturas económicas de cada país e grau de formação e trabalho qualificado em cada Estado: na Alemanha o trabalho qualificado pode render um aumento de salário que em Portugal não rende.

FOSSO SALARIAL
PARA COM OS SALÁRIOS ALEMÃES

http://observador.pt/2017/09/21/o-fosso-de-salarios-na-europa-e-de-mil-euros-veja-quanto-se-ganha-em-cada-pais/
« Última modificação: 2017-09-21 17:25:47 por Batman »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil