Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Bitcoin - Tópico principal  (Lida 379003 vezes)

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1560 em: 2017-12-02 00:41:07 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Nao eh o que diz o Inc... nos artigos dele ele refere existir um incentivo imenso ao roubo e que por haver um rastreio das contas e saber-se quantas bitcoins uma wallet tem, estas podem sofrer ataques por serem apeteciveis.

Esses ataques a correrem brute forces e mais uma serie de tretas, se for uma password fraca so com numeros ou algo do genero - que nao me espantaria se a minha password fosse so isso - afinal estavamos em 2010 e as coisas de seguranca nao eram tao propeladas ainda por cima para uma treta de 50 euros para legendas/torrents ...

Na altura pouco se usava frases de password do genero "M#$$14hM3mbr0d0Th!nKF!n$nc#" e mesmo este formato ja dizem que nem eh seguro (usar frases e substituir por caracteres parecidos) e que tem de ser completamente aleatorio hoje em dia...
Eu ainda só li algumas das partes do artigo do Inc mas não reparei nisso, as chaves hoje em dia estão a ser guardadas através da sequência única de 12 palavras, que depois com um algoritmo geram chaves privadas e endereços.

Em 2010 devia de ser com o par endereço + chave privada num software que instalavas no pc, talvez existisse uma password para encriptares localmente a tua chave privada com cifra simétrica, mas em 2010 a bitcoin não valia nada se calhar não justificava isso tudo, mas se for o caso pode valer a pena sim tentar quebrar essa chave, cifra simétrica é mais frágil e rápido de quebrar.

Agora quebrarem a tua chave privada assim do nada não é possível. Seria preciso a energia do sol e esperar milhões de anos ou algo assim, para ter uma probabilidade relevante de encontrar a chave de novo...Portanto se não colocaste a chave privada algures na net, a única forma realista é mesmo recuperar o tal disco que tem a chave privada e o endereço, boa sorte nisso :) depois olha, estão a vender aqui em campo de ourique uns apartamentos por um milhão com piscina no terraço, podes ligar para lá a dizer que queres comprar o prédio todo ahahah

Não se trata de encriptar nada localmente. É desnecessário o acesso local a coisa alguma.

São os próprios pares chave privada/endereço que foram em muitos casos gerados simplesmente com sha256(palavra passe). Se alguém com um ataque de dicionário gerar os mesmos passes, basicamente controla as moedas que estejam nesse endereço. (aquela geração de chave privada/endereço era usada em vários wallets).

O Satoshi porém parece ter usado chaves privadas (e respectivos endereços) aleatórias. Senão também já tinha sido roubado.

Citar
Agora quebrarem a tua chave privada assim do nada não é possível. Seria preciso a energia do sol e esperar milhões de anos ou algo assim, para ter uma probabilidade relevante de encontrar a chave de novo...Portanto se não colocaste a chave privada algures na net, a única forma realista é mesmo recuperar o tal disco que tem a chave privada e o endereço, boa sorte nisso :) depois olha, estão a vender aqui em campo de ourique uns apartamentos por um milhão com piscina no terraço, podes ligar para lá a dizer que queres comprar o prédio todo ahahah

Não, porque a fraqueza estava na geração das próprias chaves privadas. E era também uma forma de as pessoas se lembrarem das chaves privadas sem as terem (pois bastava lembrarem-se das passwords.

Nota ainda que irão ser concebidos ataques mais eficientes do que a brute force, pelo que o que agora parece impossível passará em alguma altura a ser possível. O SHA-1, por exemplo, acabou por ser quebrado 10 anos depois de concebido (se não me engano). Não foi devido a computadores mais rápidos (ainda que tenha ajudado) e sim a algoritmos que permitiram diminuir o campo de procura.
« Última modificação: 2017-12-02 00:44:24 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1561 em: 2017-12-02 00:47:17 »

1) A criptografia subjacente é irrelevante, o que é atacado é todo o sistema que está em cima. Também são muito poucos os ataques a bancos que visam alterar os registos subjacentes (até porque não chega alterar um saldo algures, mas toda a cadeia que o gera). O que está montado em cima da blockchain é tão ou MAIS vulnerável do que o que está montado em cima dos sistemas de registos dos bancos. O phishing é algo que potencialmente afecta igualmente ambos os sistemas (em vez de terem acesso à tua conta no banco, terão acesso à tua conta na exchange).

Se o mecanismo base da bitcoin alguma vez for furado, aí a coisa simplesmente estoira (depois de um período em que os participantes serão progressivamente roubados).

E já agora, eu até percebo alguma coisa de criptografia -- porque me tenho informado sobre a mesma para perceber o problema. Os algoritmos de criptografia/hashing não estão provados serem resistentes a ataques, e o que a história mostra é que ao longo do tempo à medida que são montados ataques viáveis eles vão sendo abandonados. Ora, embora a bitcoin possa evoluir os algoritmos para a frente, teria que manter os unspent outputs para trás até estes serem enviados para novo endereço. Logo muitas moedas ficariam vulneráveis mesmo com uma melhoria do protocolo.

Não estás a perceber uma coisa (espero que não tenhas levado a mal os meus comentários - sou bastante frontal e quem quiser que se melindre, o que não creio que foi o teu caso). Não há mecanismo básico para furar. Há um livro de transacções (o tal "ledger") que é um registo contabilístico das transacções efectuadas. Esse registo não está armazenado na minha casa nem na tua nem na sede do BES, do Paypal ou da Casa Branca. Está em muitos computadores em todo o mundo. Para um ataque surtir efeito teria de dominar pelo menos 50% dos computadores. Isso é muito improvável. Se leres o artigo original do Nakamoto (https://bitcoin.org/bitcoin.pdf) encontrarás lá o seu cálculo. É um modelo simples de um passeio aleatório simples. Se percebes algo de criptografia então não terás dificuldade com uma mera distribuição de Poisson.

Tu não necessitas de ter as Bitcoin ou outras moedas na tua bolsa. Transferes para a tua carteira. Agarras num pedaço de papel e escreves a tua chave privada. Está feito. Quem te irá roubar? Quem é palerma o suficiente para deixar as coisas inseguras (quantas histórias eu já não presenciei de phishing e de pessoas que apontam o código do multibanco num papel que guardam na carteira...) é palerma na Bitcoin, na conta bancária, nas fotos caseiras que tirou com a namorada... A Bitcoin não é à prova de tolos. Nada é. E se quiseres algumas garantia, compras os ETNs da XBT provider. Estão no mercado regulado.

Qualquer chave é fácil de violar através de força bruta. No entanto não há poder computacional para fazer isso em tempo útil. Eu posso descobrir com 100% de garantia qualquer palavra-passe do gmail. Mas isso demoraria anos mesmo com os computadores mais potentes actualmente. Essa é a premissa base da criptografia moderna. Mas se estás tão preocupado com isso então não uses o teu cartão de crédito nem o sistema de homebanking porque os algoritmos são os mesmos ou ainda menos robustos (factorização de números primos, basicamente). Portanto, tem calma com o que afirmas porque as coisas não se processam dessa forma. Se quiseres podes ler algo sobre o problema P vs NP em Matemática Computacional. Tem a ver com a complexidade dos algoritmos e a velocidade dos mesmos.

Agora, com o advento dos computadores quânticos...

O que me preocupa com as criptomoedas é apenas uma coisa: um belo dia as instituições financeiras e os governos acabarem com esta mama. Isso não vai acontecer nos próximos meses. E eu não sou ganancioso. Só quero duplicar o meu dinheiro. Basta-me isso.

PS-Não li os teus artigos no Seeking Alpha mas irei lê-los assim que tiver disponibilidade.

Eu percebo perfeitamente. As pessoas para comprarem abrem uma conta num exchange. Pum, estão desde logo expostas a TODAS as fraquezas do sistema financeiro actual (ou pior ainda porque as exchanges não têm a segurança de um banco actual). Querem usar as bitcoins para comprar algo? Mesma coisa. E por aí adiante.

A MELHOR segurança a que a bitcoin pode ambicionar é equivalente à do sistema financeiro.

Mas depois é incrivelmente pior porque:
* Não se pode reverter transacções ou identificar o seu destino.
* Não existe seguros nem mecanismos de recuperação de passwords, nem mecanismos para salvar as instituições depositãrias.
* É muito mas atraente para roubar, pelo que atrai mais ladrões do que o sistema financeiro, proporcionalmente.

----

Esquece as ideias de andarem com cenas em paper e 12 palavras e o diabo a sete, que com esse nível de facilidade de utilização as pessoas preferiam andar com moedas de prata e ouro.

A força bruta não é o problema, acima já expliquei que existiram e existem chaves privadas vulneráveis devido à forma como foram geradas.

E quando o sha256 for quebrado TAMBÉM não será com força bruta. E quando isso acontecer, os outputs não gastos antigos serão todos vulneráveis (daí que as primeiras pistas de algo estar a acontecer virão de endereços do satoshi a serem gastos.
« Última modificação: 2017-12-02 00:49:54 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Messiah

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2631
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1562 em: 2017-12-02 00:49:45 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Nao eh o que diz o Inc... nos artigos dele ele refere existir um incentivo imenso ao roubo e que por haver um rastreio das contas e saber-se quantas bitcoins uma wallet tem, estas podem sofrer ataques por serem apeteciveis.

Esses ataques a correrem brute forces e mais uma serie de tretas, se for uma password fraca so com numeros ou algo do genero - que nao me espantaria se a minha password fosse so isso - afinal estavamos em 2010 e as coisas de seguranca nao eram tao propeladas ainda por cima para uma treta de 50 euros para legendas/torrents ...

Na altura pouco se usava frases de password do genero "M#$$14hM3mbr0d0Th!nKF!n$nc#" e mesmo este formato ja dizem que nem eh seguro (usar frases e substituir por caracteres parecidos) e que tem de ser completamente aleatorio hoje em dia...

Não, eu não digo isso. A segurança de coisas que estejam expostas à internet ou de contas em exchanges é similar à do sistema bancário.

A segurança de chaves privadas NÃO expostas à internet, é apenas ligeiramente inferior à de ter dinheiro ou ouro num cofre (é possível roubar essas moedas sem abrir o cofre, mas para já apenas teoricamente).

-------

Porém se as chaves privadas foram geradas com uma brain wallet e uma password fraca, então mesmo sem acesso físico a segurança dessas chaves privadas é brutalmente baixa. Neste momento existem bots a correr triliões de combinações possíveis de passwords hashadas (sha256) para todos os endereços bitcoin que já estiveram envolvidos numa transacção (incluindo a geração das moedas).

O roubo de cryptomoedas por todos os meiso possíveis excepto o quebrar o sha256 está a decorrer literalmente em tempo real. E estará um milhão de putos inteligentes a tentar quebrar o sha256, também. Se algum conseguir (e teoricamente é possível SEM ser por brute force), as moedas de toda a gente serão roubadas lentamente (porque é a forma inteligente de o fazer. Se fossem todas roubadas ao mesmo tempo seria "fácil" - por acordo dos actores - fazer rollback da chain toda).

Uma das primeiras pistas de que o sha256 foi possivelmente quebrado será quando alguma das contas/endereços do Satoshi começar a perder moedas (sendo a alternativa ele começar a vender).

entao mas eu nao te contrariei Inc... foi isso mesmoq ue eu disse...

Que wallets, offilne, sao vulneraveis ainda por cima com moedas geradas... e com trilioes de passawords a tentarem descodificar... ora para uma Wallet como a minha, mesmo que ainda esteja no disco, a minha password nao devia ser grande coisa... provavelmente composta so por numeros - uns 10 algarismos ou assim ... nao me lembro de eu em 2010 ter passwords do estilo $@#fsdf@#$~ ... e mesmo ja tendo passwords do estilo, na altura provavelmente nem dei uma password do estilo a carteira...

Primeiro porque bitcoin nao valia um chavo. Obviamente que observando agora toda a gente diz "isso era por uma password de 25 caracteres tudo xpto" ... simplesmente nao havia essa preocupacao porque aquilo nao valia nada... ainda para mais quando era algo ligado a legendas/torrents ...

Ou seja, eu pergunto-me... mesmo que eu tenha a sorte da minha carteira estar no tal disco... provavelmente ainda corro o desgosto daquilo ter sido "roubado"...

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1563 em: 2017-12-02 00:51:51 »
Citar
"Primeiro porque bitcoin nao valia um chavo. Obviamente que observando agora toda a gente diz "isso era por uma password de 25 caracteres tudo xpto" ... simplesmente nao havia essa preocupacao porque aquilo nao valia nada... ainda para mais quando era algo ligado a legendas/torrents ...

Ou seja, eu pergunto-me... mesmo que eu tenha a sorte da minha carteira estar no tal disco... provavelmente ainda corro o desgosto daquilo ter sido "roubado"..."

Aí existe mais uma curiosidade: Os roubos são silenciosos. Não recebes um aviso de que o teu endereço está a enviar moedas (e mesmo que recebesses não o poderias evitar).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1564 em: 2017-12-02 00:52:57 »
Pergunta para queijo , quem disse mal do Bitcoin ate ha poquissimo tempo?  quem é o chairman do EuroPacific ?
tristeza.....




Irrelevante.

Um banqueiro pode ter uma péssima opinião dum dado activo, e não é por isso que dará instruções ao broker do banco para não o negociar para terceiros.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1565 em: 2017-12-02 00:57:53 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Não é tipo 0% porque existiram fraquezas na geração de muitas chaves privadas/endereços. É essa a questão.

E no futuro, serão desenvolvidos algoritmos que reduzirão muito o espaço de procura do sha256, é o que acontece a este tipo de algoritmos ao longo do tempo. Não existe uma prova matemática de que sejam imunes a isto, e historicamente não o foram.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1566 em: 2017-12-02 01:42:27 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Nao eh o que diz o Inc... nos artigos dele ele refere existir um incentivo imenso ao roubo e que por haver um rastreio das contas e saber-se quantas bitcoins uma wallet tem, estas podem sofrer ataques por serem apeteciveis.

Esses ataques a correrem brute forces e mais uma serie de tretas, se for uma password fraca so com numeros ou algo do genero - que nao me espantaria se a minha password fosse so isso - afinal estavamos em 2010 e as coisas de seguranca nao eram tao propeladas ainda por cima para uma treta de 50 euros para legendas/torrents ...

Na altura pouco se usava frases de password do genero "M#$$14hM3mbr0d0Th!nKF!n$nc#" e mesmo este formato ja dizem que nem eh seguro (usar frases e substituir por caracteres parecidos) e que tem de ser completamente aleatorio hoje em dia...

Não, eu não digo isso. A segurança de coisas que estejam expostas à internet ou de contas em exchanges é similar à do sistema bancário.

A segurança de chaves privadas NÃO expostas à internet, é apenas ligeiramente inferior à de ter dinheiro ou ouro num cofre (é possível roubar essas moedas sem abrir o cofre, mas para já apenas teoricamente).

-------

Porém se as chaves privadas foram geradas com uma brain wallet e uma password fraca, então mesmo sem acesso físico a segurança dessas chaves privadas é brutalmente baixa. Neste momento existem bots a correr triliões de combinações possíveis de passwords hashadas (sha256) para todos os endereços bitcoin que já estiveram envolvidos numa transacção (incluindo a geração das moedas).

O roubo de cryptomoedas por todos os meiso possíveis excepto o quebrar o sha256 está a decorrer literalmente em tempo real. E estará um milhão de putos inteligentes a tentar quebrar o sha256, também. Se algum conseguir (e teoricamente é possível SEM ser por brute force), as moedas de toda a gente serão roubadas lentamente (porque é a forma inteligente de o fazer. Se fossem todas roubadas ao mesmo tempo seria "fácil" - por acordo dos actores - fazer rollback da chain toda).

Uma das primeiras pistas de que o sha256 foi possivelmente quebrado será quando alguma das contas/endereços do Satoshi começar a perder moedas (sendo a alternativa ele começar a vender).

Mas então qualquer um de nós pode saber os donos das bitcoins que existem actualmente? E também os intervenientes das transacções que estão registadas nos leggers?

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1567 em: 2017-12-02 10:38:54 »
Pergunta para queijo , quem disse mal do Bitcoin ate ha poquissimo tempo?  quem é o chairman do EuroPacific ?
tristeza.....




Irrelevante.

Um banqueiro pode ter uma péssima opinião dum dado activo, e não é por isso que dará instruções ao broker do banco para não o negociar para terceiros.


achas?   é bolha , é lixo.....  entao a etica? vai la ver as declaraçoes dele.

vamos vender droga porque ha compradores...

vamos a missa , somos muito religiosos mas depois nao aplicamos o bom samaritano.... ;D

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1568 em: 2017-12-02 12:18:38 »
Acho, um broker tenderá a transaccionar todos os activos quotados.

Não vai por exemplo andar a transaccionar milho para clientes, o milho entra numa bolha e o broker decide que a partir dali já não cota milho. Isso é literalmente absurdo.

E nota ainda que um broker não transacciona apenas compras mas também vendas.
« Última modificação: 2017-12-02 12:19:06 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13774
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1569 em: 2017-12-02 12:47:59 »
Um outro jogo poderia ser apostas
em visualizações de you tube's!

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1570 em: 2017-12-02 13:10:39 »
A bitcoin tem uma fatia de cerca de 60% do mercado, embora todas estejam a subir. O melhor negócio talvez seja criar uma criptomoeda.
https://coinmarketcap.com/coins/

muze

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2000
    • Ver Perfil
    • Rhymit
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1571 em: 2017-12-02 13:51:55 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Não é tipo 0% porque existiram fraquezas na geração de muitas chaves privadas/endereços. É essa a questão.

E no futuro, serão desenvolvidos algoritmos que reduzirão muito o espaço de procura do sha256, é o que acontece a este tipo de algoritmos ao longo do tempo. Não existe uma prova matemática de que sejam imunes a isto, e historicamente não o foram.
Não sabia que era possível gerar chaves privadas assim tão simples, as wallets que eu tenho têm as tais chaves de 12 palavras para várias moedas, e a chave privada da bitcoin é uma coisa tão aleatória que é até difícil de escrever correctamente num papel

Algo do género desta imagem

Ingenting

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 153
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1572 em: 2017-12-02 18:13:28 »
Vocês fazem para aqui uma confusão brutal com estes sistemas de criptografia. Eu não tenho tempo para vir explicar isto tudo com detalhe, mas estou a pensar escrever um artigo de divulgação sobre a matéria. Depois coloco aqui.

Vou deixar de vir aos fóruns durante uns tempos. Não irei acompanhar as cenas de pugilato com muita pena minha. Façam as vossas apostas no tópico de 20 de Janeiro.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13324
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1573 em: 2017-12-02 19:07:21 »
A bitcoin tem uma fatia de cerca de 60% do mercado, embora todas estejam a subir. O melhor negócio talvez seja criar uma criptomoeda.
https://coinmarketcap.com/coins/
ate gay money subiu!
O kin ja deu ideia de moeda virtual com sistema do arco iris  :D
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1574 em: 2017-12-02 23:28:46 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Nao eh o que diz o Inc... nos artigos dele ele refere existir um incentivo imenso ao roubo e que por haver um rastreio das contas e saber-se quantas bitcoins uma wallet tem, estas podem sofrer ataques por serem apeteciveis.

Esses ataques a correrem brute forces e mais uma serie de tretas, se for uma password fraca so com numeros ou algo do genero - que nao me espantaria se a minha password fosse so isso - afinal estavamos em 2010 e as coisas de seguranca nao eram tao propeladas ainda por cima para uma treta de 50 euros para legendas/torrents ...

Na altura pouco se usava frases de password do genero "M#$$14hM3mbr0d0Th!nKF!n$nc#" e mesmo este formato ja dizem que nem eh seguro (usar frases e substituir por caracteres parecidos) e que tem de ser completamente aleatorio hoje em dia...

Não, eu não digo isso. A segurança de coisas que estejam expostas à internet ou de contas em exchanges é similar à do sistema bancário.

A segurança de chaves privadas NÃO expostas à internet, é apenas ligeiramente inferior à de ter dinheiro ou ouro num cofre (é possível roubar essas moedas sem abrir o cofre, mas para já apenas teoricamente).

-------

Porém se as chaves privadas foram geradas com uma brain wallet e uma password fraca, então mesmo sem acesso físico a segurança dessas chaves privadas é brutalmente baixa. Neste momento existem bots a correr triliões de combinações possíveis de passwords hashadas (sha256) para todos os endereços bitcoin que já estiveram envolvidos numa transacção (incluindo a geração das moedas).

O roubo de cryptomoedas por todos os meiso possíveis excepto o quebrar o sha256 está a decorrer literalmente em tempo real. E estará um milhão de putos inteligentes a tentar quebrar o sha256, também. Se algum conseguir (e teoricamente é possível SEM ser por brute force), as moedas de toda a gente serão roubadas lentamente (porque é a forma inteligente de o fazer. Se fossem todas roubadas ao mesmo tempo seria "fácil" - por acordo dos actores - fazer rollback da chain toda).

Uma das primeiras pistas de que o sha256 foi possivelmente quebrado será quando alguma das contas/endereços do Satoshi começar a perder moedas (sendo a alternativa ele começar a vender).

Mas então qualquer um de nós pode saber os donos das bitcoins que existem actualmente? E também os intervenientes das transacções que estão registadas nos leggers?

Não sabes os donos, sabes apenas onde estão as bitcoins (endereços) e por onde passaram.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1575 em: 2017-12-02 23:29:50 »
A bitcoin tem uma fatia de cerca de 60% do mercado, embora todas estejam a subir. O melhor negócio talvez seja criar uma criptomoeda.
https://coinmarketcap.com/coins/

Existem mais de 1000, e criar uma é tarefa para se fazer em horas. Existem até tutorials (para criar moedas em cima do Ethereum).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1576 em: 2017-12-02 23:31:38 »
nao interessa , convem tentares alguns programas e ver se algum recupera , por vezes é assim , tentativa erro.

Posso tentar isso ... tenho aqui um disco ainda do tempo de Lisboa que mal mexo por isso nao existe esse tal risco de rewrites terem acontecido ... recomendas algum rpograma em especifico?

Lembraste do nome do programa/wallet ao inicio? Eu nem isso me lembro ...
O software não deve precisar de ser o mesmo, tendo um endereço e uma chave privada podes enviar as bitcoins para uma exchange e converter para euro/dollar.

E se a chave privada e o endereço não estiverem guardadas de alguma forma na internet, se só estão guardados num disco acho que a probabilidade de terem roubado as bitcoins é tipo 0%

Não é tipo 0% porque existiram fraquezas na geração de muitas chaves privadas/endereços. É essa a questão.

E no futuro, serão desenvolvidos algoritmos que reduzirão muito o espaço de procura do sha256, é o que acontece a este tipo de algoritmos ao longo do tempo. Não existe uma prova matemática de que sejam imunes a isto, e historicamente não o foram.
Não sabia que era possível gerar chaves privadas assim tão simples, as wallets que eu tenho têm as tais chaves de 12 palavras para várias moedas, e a chave privada da bitcoin é uma coisa tão aleatória que é até difícil de escrever correctamente num papel

Algo do género desta imagem


Agora já se criam chaves privadas de forma mais segura. Mas durante muito tempo não foi assim, e muita moeda foi criada em condições menos seguras. Muita dessa moeda também já deve ter sido roubada. Aliás, em parte até deve ter sido isso a contribuir para agora existir maior cuidado.

Nota porém que esse esquema NÃO descreve como se criam os parece de chave privada/chave pública. Descreve sim como se usam, depois de criados.
« Última modificação: 2017-12-02 23:33:00 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1577 em: 2017-12-02 23:34:23 »
Vocês fazem para aqui uma confusão brutal com estes sistemas de criptografia. Eu não tenho tempo para vir explicar isto tudo com detalhe, mas estou a pensar escrever um artigo de divulgação sobre a matéria. Depois coloco aqui.

Vou deixar de vir aos fóruns durante uns tempos. Não irei acompanhar as cenas de pugilato com muita pena minha. Façam as vossas apostas no tópico de 20 de Janeiro.

Não há confusão nenhuma. O que escreveste acima estava simplesmente "ao lado" da vulnerabilidade que estou a descrever. Não se trata de sistemas de criptografia e sim de como este está estruturado e como muitas pessoas geraram os seus pares de chaves.
« Última modificação: 2017-12-02 23:35:15 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1578 em: 2017-12-03 12:29:29 »
Acho, um broker tenderá a transaccionar todos os activos quotados.

Não vai por exemplo andar a transaccionar milho para clientes, o milho entra numa bolha e o broker decide que a partir dali já não cota milho. Isso é literalmente absurdo.

E nota ainda que um broker não transacciona apenas compras mas também vendas.

Sim claro é um negocio , mas o tipo tal como supostamente o Digimon (e outros) , batem forte e feio no bitcoin e tecem ate julgamento de valores sobre as pessoas que se metem nisso.

Entao nao retiram ?  retiram e ate suspendem. Para nao falar do aumento de margens .... estando o cliente com a posiçao aberta...

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Bitcoin - Tópico principal
« Responder #1579 em: 2017-12-03 15:36:53 »
Acho, um broker tenderá a transaccionar todos os activos quotados.

Não vai por exemplo andar a transaccionar milho para clientes, o milho entra numa bolha e o broker decide que a partir dali já não cota milho. Isso é literalmente absurdo.

E nota ainda que um broker não transacciona apenas compras mas também vendas.

Sim claro é um negocio , mas o tipo tal como supostamente o Digimon (e outros) , batem forte e feio no bitcoin e tecem ate julgamento de valores sobre as pessoas que se metem nisso.

Entao nao retiram ?  retiram e ate suspendem. Para nao falar do aumento de margens .... estando o cliente com a posiçao aberta...

AUmentarem as margens é normal, principalmente para as bolsas onde os activos estão cotados -- e que garantem a performance da contraparte aos clientes que por elas transaccionam.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com