Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Sonaecom (SNC) - Tópico principal  (Lida 96882 vezes)

Fenicio

  • Ordem dos Especialistas
  • Jr. Member
  • *****
  • Mensagens: 46
    • Ver Perfil
    • Mercado Fenício
Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« em: 2012-07-09 23:30:42 »
Este tópico destina-se a seguir as evoluções fundamentais e técnicas da Sonaecom (SNC)Wiki, de forma a centralizar e facilitar a actualização a quem procura informação sobre este papel.
Mercado Fenício

Análises Técnicas sobre os principais títulos europeus e norte-americanos. Actualização diária!

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #1 em: 2012-09-24 11:37:45 »
Parece-me que nunca tivemos tão perto de ver nascer a Zonaecom

Citar
Uma fusão entre a Sonaecom e a Zon faz sentido”. Foi esta declaração de Miguel Almeida, CEO da Optimus e vice-presidente da Sonaecom, o motivo pelo qual as duas empresas dispararam na bolsa de Lisboa. Foi um novo ânimo a uma consolidação que se especula há quatro anos.

Numa sessão em que o índice de referência nacional subiu mais de 1,68%, a Zon Multimédia ganhou 9,16% para encerrar nos 2,384 euros, depois de quatro dias em queda. A operadora presidida por Rodrigo Costa não terminava uma sessão com esta cotação desde 17 de Maio. A valorização foi a mais expressiva desde Janeiro de 2011.

Trocaram de mãos 2,6 milhões de acções da Zon Multimédia, um volume que mais do que duplica as transacções ontem efectuadas. A média de acções transaccionadas em cada uma das sessões dos últimos seis meses é de 553 mil.

A apreciação da Sonaecom foi inferior à da congénere mas, ainda assim, significativa. Os títulos da dona da Optimus avançaram 7,28%, o maior ganho desde 2 de Junho de 2010. A empresa presidida por Ângelo Paupério terminou nos 1,40 euros, a cotação mais elevada desde Agosto do ano passado.

Neste caso, o volume foi de 1,1 milhões de acções, quase seis vezes acima da média de 198 mil títulos negociados em cada sessão dos últimos seis meses.

As declarações de Miguel Almeida

As empresas seguiam, esta manhã, em bolsa sem valorizações expressivas – a Sonaecom esteve mesmo a recuar durante a manhã – mas, ao início da tarde, tudo se alterou.

Miguel Almeida, CEO da Optimus, a operadora móvel da Sonaecom, da qual Almeida é vice-presidente, acredita que uma operação de fusão entre a Sonaecom e a Zon Multimédia é "uma operação que gera valor para o mercado na medida em que cria um operador mais completo e com posição mais forte, gera valor para os accionistas". “A fusão faz sentido”, disse, citado pela Reuters.

Para Miguel Almeida, a alteração da estrutura accionista da Zon, com o reforço de Isabel dos Santos para 28,8% do capital da empresa, é um motivo para considerar que, “provavelmente, estão reunidas outro tipo de condições que podem ajudar a que aconteça o que não aconteceu há um ano atrás”. “Dá uma dinâmica accionista diferente, o processo de decisão poderá ser diferente”, acrescentou.

Uma fusão entre a Zon Multimédia e a Sonaecom é já falada desde 2008 e a hipótese de consolidação voltou a ganhar força depois do reforço de posição da empresária angolana, há alguns meses. Apesar de Isabel dos Santos ter dito que os objectivos em relação à Zon estavam cumpridos com a chegada aos 28,8% da companhia, os analistas que seguem o sector consideram que a movimentação accionista dava força à operação.

O BES Investimento logo salientou que a fusão entre as duas empresas era o “cenário mais lógico”, enquanto o Berengerg asseverou que a nova posição de Isabel dos Santos na empresa “promovia” a fusão.

A filha do presidente de Angola seria a chave desta operação que, para o BPI Equity Research, é cada vez mais provável. “Praticamente todas as peças estão encaixadas”, escreveram, esta semana, os analistas desta casa de investimento, salientando que Isabel dos Santos poderia promover a consolidação. A empresária, maior accionista da Zon, tem uma parceria no retalho, em Angola, com a Sonae, empresa accionista da Sonaecom.

Miguel Almeida "piscou olhos" à fusão em Novembro

Miguel Almeida tinha falado, em Novembro de 2011, sobre a operação, pelo menos implicitamente. Sobre a possibilidade de a Zon passar a ser monopolista na televisão, Miguel Almeida lançou uma afirmação que foi entendida como um “piscar de olhos” à operação. “Há caminhos alternativos para a Zon não cair nessa situação [de monopólio]”.

Nessa mesma altura, Rodrigo Costa, o presidente da Zon Multimédia, apontava para os accionistas como os responsáveis por ainda não se ter concretizado o “casamento” entre as empresas. “O problema não está nos noivos, os accionistas são donos e nunca chegaram a conclusão de que vale a pena concretizar negócio”, afirmou o responsável. Neste momento, os accionistas da Zon Multimédia já são outros.
« Última modificação: 2012-09-24 11:38:13 por tatankov »
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

pedras11

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 707
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #2 em: 2012-09-24 12:33:11 »
é desta... não terá sido por uma questão de sinergias, pois elas já existem desde há muito tempo, mas sim talvez questão de sobrevivência...

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #3 em: 2012-09-24 14:25:39 »
Sim, a ZON está a levar uma ratada de todo o tamanho da Meo.
A Sonaecom, vai sobrevivendo cortando toda a gordura, e já um pouco de musculo que tem para cortar.
Não dá para seguir assim.

Estou curioso para saber é quem vai pegar nos 20%, que a FT tem na Sonaecom,  e que anda a tentar despachar a toda a força, há uma serie de tempo....
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #4 em: 2012-09-26 11:19:53 »
Esclarecimento da Sonaecom a CMVM:

Citar
ANNOUNCEMENT
Upon request by the CMVM, Sonaecom hereby clarifies that the statements made by one of its executive directors, on the 21st of September, about a hypothetical merger between Sonaecom and ZON, were an answer to questions asked by Reuters, equally formulated in abstract and hypothetical terms, on the sidelines of the ninth BPI Iberian Conference. Such statements, although confirming the sense and rationale of this operation, do not add any additional information to what has been stated by various entities, including Sonaecom, over the past four years.
On this subject, Sonaecom does not have any additional information to announce to the market in obedience to the general law or CMVM regulations
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #5 em: 2012-11-22 20:47:34 »
Realmente, ao fim deste tempo todo, continuo sem entender porque razão não se acaba com as taxas a pagar entre operadoras.
É o maior entrave possível  a uma sã concorrência benéfica para todos.
Se não existisse diferença entre ligar para a propria rede, ou para fora da rede, com certeza não tinhamos este mercado de faz de conta, com evidentes prejuizos para os clientes.

A comprova-lo está a rede fixa, onde não havendo diferenças de preços na ligação dentro da rede ou fora da rede, a PT rapidamente perdeu quota.

Citar
Miguel Almeida, presidente da Optimus, acusou hoje a regulação do sector das comunicações de estar a conduzir o mercado móvel para uma situação em que as redes dos três operadores ficarão fechadas sobre si próprias. Isto porque o tráfego dentro das próprias redes continua a ser o mais elevado da Europa. O tráfego gerado na própria rede em Portugal atinge os 86,8%, quando em Espanha é de 58,3%, em França 56,2% e no Reino Unido de 48,3%.

O presidente da Optimus realça mesmo que o peso do tráfego "on net" não pára de crescer, o que no limite pode conduzir a um tráfego dentro da rede de 100%, o que significaria cada rede estaria fechada sobre si própria, o que resultaria em inexistência de concorrência. E isso deve-se, no seu entender, a uma distorção das terminações móveis, onde a Optimus tem sempre defendido assimetria de preços para o terceiro operador.

E é neste campo que a Optimus teme que a concorrência do sector abrande. "É do interesse nacional assegurar concorrência no nosso sector". Para Miguel Almeida, o sector móvel é competitivo em penetração e preços, mas "não convinha que nos deixássemos iludir por esta situação. O que é verdade para o presente não será para o futuro". E por isso Miguel Almeida reclama que se dirimam as praticas anticoncorrenciais.

A grande falha do mercado móvel, segundo disse, é a questão do desbalanceamento entre o trafego on net e off net, que beneficia os maiores operadores.

Miguel Almeida falou ainda de uma concentração grande do mercado móvel, onde os dois principais operadores têm uma quota agregada de 84%.Miguel Almeida reclama que seja banida a diferença entre os preços on net e fora da rede.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #6 em: 2012-11-22 21:00:56 »
Bem, mas alguma taxa de terminação teria sempre que existir, pois um dos operadores não faria o seu serviço de graça.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #7 em: 2012-11-22 21:10:32 »
Bem, mas alguma taxa de terminação teria sempre que existir, pois um dos operadores não faria o seu serviço de graça.

Porque não? Poderia simplesmente ser uma exigencia regulatória.

Não há razões, para pagarmos o mesmo quando ligamos de uma PT para qualquer outra rede fixa, e pagar uma pequena fortuna quando ligamos da TMN para a Vodafone ou Optimus.
É uma regra feita á medida do incumbente manter calmamente a sua posição de 55% do mercado, apenas isso!
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #8 em: 2012-11-22 21:13:52 »
Uma pequena fortuna não tem que ser.
 
Mas uma exigência regulatória também dificilmente poderia ser. Não é como se pudesse andar por aí a regular que determinados serviços têm que ser oferecidos de borla.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #9 em: 2012-11-22 22:18:36 »
Uma pequena fortuna não tem que ser.
 
Mas uma exigência regulatória também dificilmente poderia ser. Não é como se pudesse andar por aí a regular que determinados serviços têm que ser oferecidos de borla.

As operadores para poderem operar em Portugal, têm de cumprir alguns serviços obrigatórios, por exemplo prioritizar chamadas de emergencia e disponibilizar a localização do chamador. Ou disponilizar uma plataforma de escutas para as autoridades policiais.

Poderia ser apenas mais um lei regulatória.
Repara, nas chamadas entre rede fixa, não existe distinção. Não há motivos tecnologicos para ser diferente na rede movel.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #10 em: 2012-11-22 22:36:20 »
Uma coisa é não existir distinção, outra é não se pagar nada por um serviço. Na rede fixa se terminar numa rede diferente certamente que alguma coisa se paga. não?
 
E isto também não é comparável a situações pontuais (emergência, escutas). Isto é o cerne do negócio - providenciar telecomunicações. O que estás a dizer, ao não existir uma qualquer tarifa de terminação, é que os operadores teriam que conceder uma parte considerável do ser serviço aos outros, de borla.
 
É claro que esse tipo de tarifa poderia diminuir até que não faça grande diferença terminar na própria rede ou noutra.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #11 em: 2012-11-23 00:03:43 »
Uma coisa é não existir distinção, outra é não se pagar nada por um serviço. Na rede fixa se terminar numa rede diferente certamente que alguma coisa se paga. não?

Sim, creio que alguma coisa se pagará. Mas não passa para o consumidor final.

Citar
E isto também não é comparável a situações pontuais (emergência, escutas). Isto é o cerne do negócio - providenciar telecomunicações. O que estás a dizer, ao não existir uma qualquer tarifa de terminação, é que os operadores teriam que conceder uma parte considerável do ser serviço aos outros, de borla.
 
É claro que esse tipo de tarifa poderia diminuir até que não faça grande diferença terminar na própria rede ou noutra.


Na realidade, Se a Sonaecom neste momento não faz mais barulho (já fez muito mais), é porque também não lhe interessa assim tanto que estas tarifas terminadas sejam extintas.
Isso a acontecer seria deixar a porta escancarada aos googles e skypes desta vida, para rebentarem de vez com as telcos tradicionais.

Este estudo aborda este tema: http://www.oecd-ilibrary.org/docserver/download/5k9f97dxnd9r.pdf?expires=1353629301&id=id&accname=guest&checksum=B25FA24429CE2FDF363DAF44526FF3A6

Fica só a conclusão:

Citar
IS ZERO THE FUTURE?
Regulators in the OECD are looking into a future where there may possibly not be a charge for interconnection anymore. The FCC in its National Broadband Plan warns that interconnection rates are
keeping fixed networks in the United States from moving to Voice over IP.
The FCC says this is because  VoIP is not eligible for termination rates. It aims to phase out per minute termination charges from 2017- 2020. The European regulators and the European Commission are also looking into Bill and Keep as a possible model for interconnection in the future. 
With networks moving to “IP high-speed fixed and wireless broadband”, the question can be asked as to whether or not MTRs and other types of termination rates will decline without regulatory intervention.
Peering and Transit arrangements between Internet networks are generally not subject to regulation and it may be that mobile operators will adopt this model for interconnection between networks. However, this
may not occur as in some countries a network can request to be paid for telephony interconnection, through cascading payments, something which does not exist for Internet interconnection. For some services, it
may seem that users may move to over-the-top services that do not have traditional interconnect arrangements or do not interconnect with other services at all. Examples include Blackberry’s Ping
network chat, Whatsapp, KaoKaoTalk and other SMS type services or Skype and Facetime for video calling. The difference is however that though these services work across network operators, they do not
interconnect across service providers. A Whatsapp user may use a phone number to identify itself in the Whatsapp application, it cannot receive a message from a traditional SMS user. 
In traditional telephony, however, it seems less likely that termination rates will be bypassed in the short term. The telephony service is uniformly standardised across service providers and service providers
need to guarantee interconnection. The telephone number is still the most used identifier in the world and the only one that almost guarantees a possibility to connect on a global scale. The telephony provider still
has a right to require a termination rate from another service provider. Though an e-mail address comes close in its ability for global reach, and does not carry with it a requirement to pay the receiver, it has not
found a similar use in messaging and voice services.  Several studies have been undertaken on the influence that greater use of B&K may have on the
market.
Some studies are positive, others warn of possible drawbacks. Some believe that having low termination rates will result in overall welfare gains  for consumers. In any event it can be noted that
reducing the reliance on segments subject to monopoly power, and aligning pricing with market segments subject to market forces should be positive.  It would not do the discussion justice to summarize it here.
Future work could look, in greater depth, into the  benefits and drawbacks of moving to a different interconnection system.
« Última modificação: 2012-11-23 00:04:00 por tatankov »
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #12 em: 2012-11-23 00:32:27 »
Se a telefonia móvel / fixa evoluísse no mesmo sentido da internet, em que se paga apenas para ter acesso ao sistema... no fundo no fixo já começa a acontecer um pouco isso.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #13 em: 2012-11-23 00:44:44 »
Se a telefonia móvel / fixa evoluísse no mesmo sentido da internet, em que se paga apenas para ter acesso ao sistema... no fundo no fixo já começa a acontecer um pouco isso.

Isso para as telcos não seria evoluir. Seria passarem a ser apenas meros "dumb pipes", onde os outros transportariam o seu valioso conteudo, deixando uma pequena fatia dos lucros, para as telcos.
É este o grande drama das telcos, como evitar o esmagamento por parte das apples, googles, facebooks e afins!
« Última modificação: 2012-11-23 00:45:17 por tatankov »
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

valves1

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1160
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #14 em: 2012-11-24 15:25:12 »
A SNC está bastante razoavel ... 
Volume de negocios a crescer,  pouco mas cresce,  EBITDA - CAPEX Operacional   positivo em 65 milhões de Euros - Custos financeiros controlados -   a SNC parece bastante mais arrumada que a Zon ...
a linha de tendencia ascendente  para quem acompanha a acção  parece estar  bem definida ...
« Última modificação: 2012-11-24 15:43:31 por valves1 »
"O poder só sobe a cabeça quando encontra o local vazio."

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #15 em: 2012-12-14 18:37:28 »
Parece-me que nunca tivemos tão perto de ver nascer a Zonaecom


Pronto, já está:

Citar
Zon e Sonaecom avançam para fusão

A Zon e a Sonaecom vão comunicar ainda hoje o início de negociações para uma fusão.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Messiah

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2631
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #16 em: 2012-12-14 18:59:49 »
Isto segunda feira espero que espevite as acções das duas visto que possuo das duas ...

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #17 em: 2012-12-14 19:05:09 »
Isto segunda feira espero que espevite as acções das duas visto que possuo das duas ...

Sao capazes de congelar na 2ªf. Mas quando abrirem devem abrir uns 30% acima.
Tenho ideia das casas de investimento, estimarem ganhos de sinergia nesta ordem de grandeza.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #18 em: 2012-12-14 19:13:12 »
Sonaecom é só Optimus, ou tem outros activos para além desse.

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Sonaecom (SNC) - Tópico principal
« Responder #19 em: 2012-12-14 19:25:51 »
Sonaecom é só Optimus, ou tem outros activos para além desse.

Tem outros.
Os mais relevantes são a Wedo(SI) e o Publico.
O que se falava é que iriam ficar de fora do negocio.

Estou curioso para saber quem compra quem. As empresas estão hoje com valores muito aproximados.
Quem sabe se não arranjam uma solução a'la bloco de esquerda  :P
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen