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Autor Tópico: 🦉Grego Para Todos - o Cedric tb ensina Grego: Aula 01: Δικαιόπολις  (Lida 205 vezes)

Kaspov

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O magister Cedric tb ensina Grego:

«PT
0:36 / 33:18
🦉Grego Para Todos - Aula 01: Δικαιόπολις (α) Athenaze (1.1.1) NOMINATIVO e DATIVO
Cedric Ayres
9,34 mil subscritores

 
15 620 visualizações  05/03/2021  #gregofácil #gregográtis #athenaze
Bem-vindo ao 'Grego para Todos' onde você que é principiante aprende Grego fácil através do método natural.

Nesta primeira aula, veremos principalmente os casos do NOMINATIVO e do DATIVO.

O curso usará como base para as aulas o livro "Athenaze: Introduzione al greco antico" de Gilbert Lawall, Maurice Balme e Luigi Miraglia. O método  sua vez, usa o chamado "método natural", também conhecido como "indução contextual".

O livro pode ser comprado neste link: https://livraria.hugodesaovitor.org.b...
Aprendendo Grego - JACT:  https://amzn.to/3tqTMf1
 
O material didático não exige nenhum conhecimento prévio do grego por parte do aluno, pois começa introduzindo frases simples e com pouca complexidade sintática, além de usar palavras cujo significado pode ser facilmente deduzido pelo contexto. Através de repetições com pequenas variações, o livro vai aumentando o nível de complexidade gramática na medida em que o aluno vai se familiarizando com a língua.

O problema é que este método pode ser demasiadamente 'indutivista', especialmente para muitos de nossos alunos que não possuem um bom conhecimento de gramática. Deste modo, decidi gravar essas aulas para ajudar a suprir esta possível lacuna. 

Faremos a leitura do texto acompanhado de comentários e explicações naquelas passagens em que as regras gramaticais estejam menos claras. Assim, a esperança é que os alunos consigam melhorar o conhecimento tanto do grego quanto do português.

Já neste primeiro capítulo perceberemos que o ritmo didático do Athenaze não é tão equilibrado quanto o Familia Romana. Nesta primeira parte falaremos da declinação nominal e veremos o Nominativo e Dativo. Além disso, falaremos de algumas letras do alfabeto e do papel dos espíritos ásperos e suaves. Por fim, veremos o papel que as partículas desempenho nas construções dos parágrafos.

Peço-lhes que comentem nos vídeos. Deixem as suas dúvidas, sugestões e críticas (positivas e negativas). Assim, além de sempre tentar responder os comentários que vocês deixam, é a partir destes que eu posso fazer os ajustes necessários para os próximos vídeos.

Obrigado e espero que os vídeos ajudem nos seus estudos!

Índice
______________________
00:00 Introdução
01:32 Avisos Importantes
02:34 Curso Complementar
03:40 Método Natural
05:25 Pronúncia
06:20 Organização do estudo
06:55 Athenaze x Familia Romana
08:05 Grego x Latim
08:48 Deixem comentários!
10:22 Início da Leitura - Contexto
11:30 - Letra Ν-ν
13:10 Declinação Nominal - Gênero, Número e Caso
17:50 Retorno ao Texto - Numeração
18:20 - Letras: PI, RO, ETA, EPSILON
19:40 Verbos de Ligação - ἔστιν
22:30 Artigos Definidos - ό
23:15 Espíritos Suaves e Ásperos
24:30 Partícula - δέ
26:18 Caso Dativo
27:00 Declinação e Aritgos
29:11 Partícula - γάρ
30:20 Partícula - οὖν
31:30 Avisos Importantes e Lembranças»

https://www.youtube.com/watch?v=tnddbSv3F2s
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there

Kaspov

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O Δικαιόπολις (Dikaiópolis) é um pequeno agricultor...
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Kaspov

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Acerca do alfabeto grego:

Alfabeto em Grego Moderno - Αλφάβητο στα Νέα Ελληνικά - Amostra do Curso "Grego para Viajantes"

Grego para Brasileiros - Ελληνικά για Βραζιλιάνους

https://www.youtube.com/watch?v=thHkW1zt5Us
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Kaspov

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«Phyllis or Phillis is a feminine given name of Greek origin meaning foliage. Phyllis is a minor figure in Greek mythology who killed herself in despair when Demophon of Athens did not return to her and who was transformed into an almond tree by the gods. Phillida, Phyllicia, and Phyllida are all variants of the name.»

https://en.wikipedia.org/wiki/Phyllis
« Última modificação: 2024-04-28 02:19:03 por Kaspov »
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vbm

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That sounds to me klítoris!

Kaspov

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That sounds to me klítoris!

Outra bela palavra helénica...   :)
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Kaspov

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Kaspov

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Declinação de caso gramatical? É o quê??

Glossonauta

https://www.youtube.com/watch?v=HvAaUUNMs58
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Kaspov

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Quão difícil é estudar grego antigo?
Schola Classica
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https://www.youtube.com/watch?v=5_yEBlci_Is
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Reg

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gregos tinham escravos

romanos tiveram escravos


persia  nao teve escravos


O Egito antigo foi uma economia de base camponesa e a escravidão só teve um maior impacto a partir do período Greco-Romano.


maior contributo da civilizacao do medio oriente foi acabar com escravatura...no ocidente

Ao contrário do que diz a Bíblia, os israelitas nunca foram escravos no Egito – pelo menos não o povo israelita inteiro


E existem mais provas no sul do Egito. Foi encontrado um papiro da época do Médio Império egípcio — cerca de 2000 a.C. a 1600 a.C. Esse papiro trazia o nome de escravos que trabalhavam em uma casa no sul do Egito. Mais de 40 desses nomes eram semíticos. Esses escravos, ou servos, trabalhavam como cozinheiros, tecelões ou faziam serviços braçais. James Hoffmeier diz: “Já que havia mais de 40 semitas em uma única residência em Tebaida [sul do Egito], é provável que o número de semitas por todo o Egito, principalmente no delta do Nilo, fosse grande.”


egipto  era regime castas!   ....   onde israel  era base....



rovavelmente o maior problema com a narrativa do êxodo é que, por mais de 300 anos, do século XV a.C. em diante, atravessando todo o período em que a Bíblia coloca o êxodo, Canaã era na verdade uma província egípcia e parte do império do Egito, governada por governantes egípcios. Isto já foi provado além de qualquer dúvida através de registros egípcios e de arqueologia em Canaã. Portanto, não faz sentido para Moisés e para os israelitas ir a Canaã para escapar dos egípcios. O Egito tinha uma forte presença na região até o século XII a.C. e poderia ter facilmente evitado um ataque pelos israelitas. Apesar disso, a forte presença egípcia em Canaã naquele período não é sequer mencionada na narrativa bíblica.


    egito eram castas... onde canaa  era carne para canhao.... servir fronteira


A língua canaanita (chamada de ugarítica pelos acadêmicos) é uma língua alguns séculos mais antiga que aquela que conhecemos como hebreu bíblico, mas não é uma língua diferente. Ugarítico é uma versão mais antiga do hebreu bíblico, tal como o inglês de Shakespeare é uma versão mais antiga do inglês moderno. Assim como o inglês moderno evoluiu a partir do inglês shakesperiano, o hebreu usado na Bíblica, o qual foi escrito século após a destruição de Ugarit, evoluiu a partir da língua usada nos textos ugaríticos.
« Última modificação: 2024-05-01 13:16:51 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

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o rei Josias, que foi rei de Judá entre 641 a.C. até 609 a.C. e que instituiu grandes mudanças religiosas. Há muitas evidências, tanto arqueológicas quanto escritas, de que sob a liderança do rei Josias houve um forte impulso rumo à monolatria (não ainda rumo ao monoteísmo)

por parte da nação israelita, com um propósito majoritariamente político: reforçar os laços de uma nação e uni-los sob um deus. A adoração de todos os deuses que não Yahweh foi declarada anátema e causa de infortúnio de Judá. Uma campanha vigorosa de purga contra idolatria estrangeira foi iniciada, incluindo a destruição de templos de deuses “estrangeiros” como Ba’al e Asherah no templo de Yahweh e no interior, matando seus sacerdotes.

Apesar de que muito da Torá (os primeiros cinco livros da Bíblia) foi escrita antes desse período, é consenso na academia moderna que a Torá alcançou sua forma moderna durante estas poucas décadas no fim do século VII a.C. Isto foi feito por um grupo de escribas, oficiais da corte e sacerdotes, que agiram como editores e redatores. Referências politeístas foram removidas (embora não todas) e as narrativas dos patriarcas, do êxodo e da conquista de Canaã (algumas das quais haviam sido escritas previamente) foram finalizadas para criar uma história para a nação de Israel e para estabelecer sua reivindicação à terra prometida.
« Última modificação: 2024-05-01 13:21:16 por Reg »
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nação israelita, com um propósito majoritariamente político: reforçar os laços de uma nação e uni-los sob um deus.


porque  terras dos judeus sempre foram fronteiras de imperios dos outros

terras dos egiptos..terras dos persas..terras dos assirios..terras gregos...terras romanos....


o seu reino e de deus..e nao na terra

rei Josias, que foi rei de Judá entre 641 a.C. até 609 a.C

onde morreu batalha com imperios vizinho
« Última modificação: 2024-05-01 13:28:19 por Reg »
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Em uma sociedade basicamente escravista – por exemplo, a ateniense –, os cidadãos possuíam em média dois a três escravos, em geral urbanos; um cidadão rico tinha aproximadamente doze escravos.


democracia comecou com escravos....


« Última modificação: 2024-05-01 14:51:15 por Reg »
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nao deixa ser ironia escolherem

o rei josias.....no seculo 21....

rei  do povo de um so deus...e um povo agricultores...

Era uma região  geograficamente isolada  e  pobre isolado no sul


Muitos vizinhos  eram proprietários de terras, e isso era difícil de ser entendido pelo povo Judeu que considerava a terra como propriedade de Deus



Para descrever a situação de opressão, de frustração, de desespero, de falta de perspectivas, de desconfiança em relação ao futuro em que a comunidade nacional estava mergulhada, o profeta fala de um "povo que andava nas trevas" e que habitava "nas sombras da morte". O panorama é sombrio e parece não haver saída, pois os reis de Judá já provaram ser incapazes de conduzir o seu Povo em direção à felicidade e à paz.


Mas, de repente, aparece uma "luz". Essa luz acende a esperança e provoca uma explosão de alegria. Para descrever essa alegria, o profeta utiliza duas imagens extremamente sugestivas: é como quando, no fim das colheitas, toda a gente dança feliz celebrando a abundância dos alimentos; é como quando, após a caçada, os caçadores dividem a presa abundante.


Mas porquê essa alegria e essa felicidade? Porque o jugo da opressão que pesava sobre o Povo foi quebrado e a paz deixou de ser uma miragem para se tornar uma realidade. No quadro que representa a vitória da paz, vemos os símbolos da guerra (o pesado calçado dos guerreiros e as roupas ensanguentadas) a serem destruídos pelo fogo. Quem é que provocou a alegria do Povo, derrotou a opressão, venceu a guerra, restaurou a paz? O autor não o diz claramente; mas ninguém duvida que tudo isso é ação do Deus libertador.


Como foi que Deus instaurou essa nova ordem? Foi através de "um menino", enviado para restaurar o trono de David e para reinar no direito e na justiça


Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer aos homens. Esforçamo-nos por tornar realidade o "Reino de Deus"? Como lidamos com a injustiça, a opressão, a guerra, a violência: com a indiferença de quem sente que não tem nada a ver com isso, ou com a inquietação de quem se sente responsável pela instauração do "Reino de Deus"?

 

• Em que ou em quem coloco a minha esperança e a minha segurança? Nos políticos que me prometem tudo e se servem da minha ingenuidade para fins próprios? No dinheiro que se desvaloriza e que não serve para comprar a paz do meu coração? Na situação sólida da minha empresa, que pode desfazer-se diante das próximas convulsões sociais ou durante a próxima crise energética? Isaías diz que só podemos confiar em Deus e nesse "menino" que Ele mandou ao nosso encontro, se quisermos encontrar a "luz" e a paz.

 Reparemos, ainda, no "jeito" de Deus: Ele não se serve da força e do poder para intervir na história e para mudar o mundo; mas é através de um "menino" - símbolo máximo da fragilidade e da dependência - que Deus propõe aos homens o seu projeto de salvação. Temos consciência de que é na simplicidade e na humildade que Deus age no mundo? E nós, seguimos os passos de Deus e respeitamos a sua lógica quando queremos propor algo aos nossos irmãos?

A história bíblica do menino Josias que se tornou rei aos oito anos de idade.


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