Utilidade

Da Thinkfn

Em economia, a utilidade é a medida de satisfação relativa que resulta do consumo de vários bens e serviços. Ou seja, é uma medida da desejabilidade do consumo desses bens.

A utilidade é um conceito abstracto, é o valor relativo que um indivíduo dá a algo, quando comparado com outras alternativas.

A utilidade total é a soma agregada da satisfação que o indivíduo obtém de consumir um conjunto de bens e serviços. A utilidade pode dessa forma ser expandida a todos os indivíduos, ou seja, a toda a sociedade.

A utilidade marginal é a satisfação adicional que um indivíduo obtém de consumir mais um determinado bem ou serviço.

A utilidade total cresce com o aumento do consumo, porém a utilidade marginal normalmente decresce com cada bem/serviço adicional de um mesmo tipo, dand origem à lei da utilidade marginal decrescente. Isto também explica a diversificação do consumo, segundo a racionalidade do indivíduo que tenta maximizar a sua utilidade.

O utilitarismo vê a maximização da utilidade como um critério moral para a organização da sociedade. Segundo pensadores como Jeremy Bentham (1748-1832) ou John Stuart Mill (1806-1876), a sociedade deve procurar maximizar a utilidade total dos indivíduos, procurando "a ma´xima felicidade para o maior número de pessoas".