Pesquisa
 

Tick

Da Thinkfn

Entende-se por Tick ou variação mínima a variação mínima de preço que pode ocorrer num activo. O tick varia de activo para activo, nomeadamente quanto menor o preço, menor tende a ser o tick. Quanto mais líquido um instrumento, menor tende a ser o tick também. Na maior parte das acções o tick é 0,01 Euros ou USD. Em futuros mini sobre o S&P (ES) ou Nasdaq 100 (NQ), o tick é 0,25 USD.

Upticks e Downticks

Designa-se por uptick (ou incremento) uma variação para cima no preço da última transacção, em relação ao preço da transacção anterior. Diz-se da acção em que ocorre um uptick, que esta está "em uptick". Por exemplo, se a última transacção da Apple (NasdaqAAPL), cuja variação mínima é de 0,01 USD, ocorreu a 108,12 e a transacção seguinte é um uptick a 108,13 a Apple está em uptick.

De forma inversa, designa-se por downtick (ou decremento) uma variação para baixo no preço da última transacção, em relação ao preço da transacção anterior. Diz-se da acção em que ocorre um downtick, que esta está "em downtick". Por exemplo, se a última transacção da Google (NasdaqGOOG), cuja variação mínima é de 0,01 USD, ocorreu a 709,94 e a transacção seguinte é um downtick a 709,62 a Google está em downtick.

Os termos "em uptick" e "em downtick" são vulgarmente utilizados em relação a acções, mas também se usam nos mercados de commodities e outros instrumentos.

Regra do uptick

Crystal Clear app xmag.png Ver artigo principal: Uptick rule.

Até 6 de Julho de 2007, existia nos Estados Unidos uma regra chamada uptick rule (regra do uptick) que só permitia que uma venda a descoberto ocorresse num uptick. Esta regra não se aplicava a certos instrumentos altamente líquidos.