Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Taxa de juro nominal

Da Thinkfn


Taxas de juro nominais praticadas para vários cartões de crédito, em Novembro de 2008, por uma instituição bancária portuguesa. (imagem tratada e anonimizada).

Uma taxa de juro nominal, (nominal interest rate), é uma taxa de juro fixada para um período de tempo possivelmente diferente do período de capitalização da aplicação a que se refere. Por outras palavras, uma taxa de juro anual (portanto, para o período de um ano) quando referida para qualquer depósito cujo período de capitalização seja diferente de um ano, é nominal.

A taxa é chamada "nominal" porque normalmente não expressa a verdadeira taxa de juro de cada período de capitalização. Só a expressa quando o período de capitalização é igual ou superior ao período da taxa; em cujo caso, ela é igual à taxa de juro efectiva.

A taxa de juro nominal mais frequentemente usada é a que é fixada para o período de um ano e designa-se taxa anual nominal (TAN). Mas uma taxa de juro nominal pode ser fixada para qualquer período de tempo que se pretenda.

Embora uma taxa de juro nominal não seja a verdadeira taxa de juro da aplicação, a razão porque é usada é que facilita a comparação entre aplicações financeiras alternativas, porque permite saber qual é a remuneração de todas elas para um mesmo período de tempo. Assim, permite eliminar diferenças entre elas devidas aos seus períodos de capitalização e prazos de aplicação, ou devidas ao efeito dos juros compostos.

Calcula-se a taxa de juro nominal para qualquer período da seguinte forma:

i_{nominal} = i \times n

onde

i é a taxa de juro do período de capitalização, e
n é o número de períodos de capitalização que ocorrerão no período de tempo da taxa de juro nominal (por exemplo, para a taxa anual nominal de um depósito trimestral, n=4)

Exemplos

Um cartão de crédito que cobra juros de 5% ao mês, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,05 \times 12
i_{nominal}=0,60

ou seja, 60%.

Um cartão de crédito que cobra juros trimestrais de 15%, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,15 \times 4
i_{nominal}=0,60

ou seja, 60%.

Um depósito a dois anos, que paga juros de 10% no final desse período, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,10 \times 0,5
i_{nominal}=0,05

ou seja, 5%. A sua taxa de juro mensal nominal é:

i_{nominal}=0,10 \times \left ( \frac 1 {24} \right )
i_{nominal}=0,0041666...

ou seja, aproximadamente 0,416%.

Ver também