Short interest

Da Thinkfn

O Short interest é o número de acções vendidas curtas que existem de uma dada empresa.

Rácio

Normalmente o short interest é expresso como uma percentagem das acções emitidas, ou uma percentagem do free float. Também acontece ser calculado como um múltiplo do volume diário de transacção de uma dada acção, caso em que representa o número de dias que seriam necessários se todas as acções transaccionadas fossem usadas para cobrir posições curtas (o que é obviamente irrealista).

Interpretação

Um short interest elevado indica pessimismo por parte dos intervenientes no mercado quanto às perspectivas da empresa que está a ser vendida curta. Geralmente este pessimismo está relacionado com a valorização da empresa, com o seu estado financeiro precário, ou com a existência de catalizadores negativos.

Porém, e para níveis de short interest mais baixos, também podem existir razões mais benignas, como a cobertura de riscos, ou estratégias de arbitragem.

Short interest motivado por arbitragem

Uma das situações mais comuns (e benignas) em que o short interest tende a aumentar, prende-se com a emissão de obrigações convertíveis. Uma estratégia de arbitragem muito usada nessas emissões consiste em comprar a emissão e em vender curto a acção subjacente num determinado rácio (ver também delta hedging).

Short squeeze

18px Ver artigo principal: Short squeeze.

Pode acontecer que um short interest elevado leve à existência de um short squeeze. Este short squeeze pode ser natural, pode ser motivado por melhoria dos fundamentais da empresa, ou pode ser resultado de especuladores atacarem conscientemente uma acção com short interest elevado com a intenção de o provocarem.

Publicação

Nos EUA os brokers são obrigados a reportar o short interest no dia 15 de cada mês (data de liquidação), e um relatório é publicado oito dias úteis depois. É possível consultar o short interest em vários sites, tais como o Yahoo Finance, o site do Nasdaq ou o site da NYSE.