Same store sales

Da Thinkfn

As Same store sales são as vendas realizadas por um retalhista na mesma base de lojas de um período anterior (geralmente, o ano anterior). Portanto, estas vendas ignoram o efeito da abertura e fecho de lojas nas vendas gerais da empresa.

Importância

Quando estamos a olhar para um retalhista, principalmente para uma situação de possível reestruturação, o conceito de "Same Store Sales" (também por vezes designado "Like for Like") é de particular relevância. Isto é importante, porque as "Same Store Sales" terão um impacto desmesurado na rendibilidade de um retalhista, visto que cada loja possui uma componente relativamente elevada de custos fixos, e assim qualquer queda nas vendas de uma loja diminui-lhe rapidamente a rendibilidade, como qualquer subida a melhora substancialmente.

Adicionalmente, é comum retalhistas que começam a enfrentar as suas primeiras dificuldades, continuarem a crescer as suas vendas via abertura de novas lojas mesmo quando o conceito dessas lojas já está a perder atractividade de forma evidenciada na queda das vendas das lojas já abertas.

E, por outro lado, em situações de reestruturação é normal vermos as vendas em geral a cair por fecho de lojas pouco lucrativas, mesmo quando as "Same Store Sales" podem já estar a indicar o sucesso da reestruturação, ao subirem.

Possível excepção

Uma possível excepção a esta lógica tende a vir apenas de quando é feito um sacrifício de vendas para se ganhar margem. É uma estratégia rara mas não impossível, em que as "Same Store Sales" podem apresentar quedas que são compensadas por margens mais elevadas (ou, pelo contrário, as "Same Store Sales" podem apresentar subidas que na realidade estão a implicar margens consideravelmente mais reduzidas).