Resultado líquido

Da Thinkfn

O resultado líquido é o lucro que a empresa apresenta num dado período, ou seja, aquilo que resta da sua receita, depois de considerados todos os custos dos exercício que têm que ser deduzidos a esta.

Assim, o resultado líquido é o lucro líquido da empresa depois de considerados os custos das vendas, os custos operacionais, os custos de financiamento da empresa, custos extraordinários, impostos sobre o rendimento e qualquer fatia dos lucros que caiba aos minoritários de participadas.

O resultado líquido da empresa é geralmente visto como aquilo que a empresa produz anualmente que seria destinado a remunerar os seus accionistas. Porém, pode existir uma diferença significativa entre o resultado líquido e o dinheiro que a empresa liberta para os seus accionistas. Esta diferença pode surgir de vários factores, dos quais os mais significativos serão:

  • O capex pode diferir substancialmente dos custos reconhecidos nas contas para a amortização dos bens de capital. Neste caso a empresa gerará mais cash do que o aparente no resultado líquido, se o capex for inferior às amortizações, e menos, se este for superior;
  • As necessidades de fundo de maneio podem variar substancialmente, libertando, ou mais normalmente consumindo, dinheiro. Aqui se os clientes passarem a pagar mais rápido, se os fornecedores passarem a conceder mais crédito, ou se a empresa tiver menos existências, a empresa gerará mais cash do que o implícito nos resultados líquidos, se não, será ao contrário.

Por fim, é conviniente quando se olha para o resultado líquido, de em que medida este resulta de operações não recorrentes. É igualmente importante ter a noção de em que medida se encontra afectado favorável ou desvaforavelmente, pela ciclicidade do negócio em que a empresa actua.

Ver também