Pesquisa
 

Regra do uptick

Da Thinkfn

A Regra do uptick foi uma regra aprovada em 1932 nos EUA, na sequência da grande depressão e do crash de 1929: neste crash os vendedores curtos (short sellers) foram vistos como um bode expiatório para a queda e depressão económica, e foi assim aprovada uma regra que os limitava na sua actividade.

Essa regra era a uptick rule, e dizia simplesmente que uma venda curta apenas podia ser efectuada num uptick, ou seja, numa variação positiva da cotação face à cotação imediatamente anterior. O objectivo da regra era impedir que vendedores curtos pudessem vender "dando" papel no comprador e pressionando os preços em baixa.

Revogação

Em 6 de Julho de 2007 esta regra foi revogada. De notar que após cada crash substancial tendem sempre a ser procurados bodes expiatórios e a serem aprovadas regras que os visam limitar, sendo que por exemplo no crash do nasdaq os bodes expiatórios foram os daytraders, tendo então sido aprovada a Pattern daytrader rule (regra do daytrader padrão).

Mesmo enquanto a regra do uptick esteve em validade, ela não se aplicava aos market makers (a exemplo de outras regras, por exemplo as respeitantes ao naked short selling).