Refinanciamento

Da Thinkfn

O refinanciamento de uma dívida, refere-se ao renovar da dívida sem que esta seja integralmente paga, ou seja, no vencimento de um crédito, o devedor contrata novo crédito para pagar o primeiro, continuando endividado.

O refinanciamento pode tornar-se crítico se, quando a empresa ou indivíduo necessita de se refinanciar, o mercado não estiver disposto a financia-lo. Isto é particularmente comum durante um credit crunch (aperto de crédito), como o verificado nos EUA em 2002 ou mundialmente, em 2008.

A possibilidade de refinanciamento pode esconder incumprimento, como está expresso na frase "a rolling loan gathers no loss", ou seja, um empréstimo rolado (refinanciado) não provoca perdas. Como o refinanciamento esconde incumprimento, quando ele deixa de ser possível é normal assistir-se a umm disparar do incumprimento, que tem não só a ver com as condições nesse momento, mas também com todo o incumprimento que antes foi escondido pelos refinanciamentos.

as necessidade de grandes montantes serem refinanciados durante crises de crédito é geralmente um motivo para especulaçãlo de falência nas empresas a ela sujeitos. Esta especulação pode gerar oportunidades longas interessantes, se a empresa alvo da especulação possuir resultados e cash flow suficientemnte previsíveis, sólidos e volumosos face ao serviço da dívida (rácio de cobertura dos juros elevado), visto que apesar de poderem ser impostas condições desfavoráveis nos empréstimos, uma empresa nessas condições tenderá sempre a ser refinanciada.

Ver também