Reengenharia

Da Thinkfn

A reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, as suas actividades e tarefas ou processos.

A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização objectivando uma mudança nos resultados do negócio”.

O redesenho produz eficiência nos processos empresariais, pois a entrega de produtos é feita no menor espaço de tempo possível, os produtos e serviços são optimizados, a satisfação dos clientes, a rendibilidade e a facturação é crescente.

Um processo empresarial inclui o planeamento – considerado actividade interna – e a tomada de decisão – considerada actividade externa. Estas actividades transformam entradas em saídas. São elas que norteiam a execução do trabalho.

A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a estrutura organizacional, os valores organizacionais e os sistemas de informação. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos empregados que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.

Referências

STAIR, Ralph M. ; REYNOLD, George W. Sistemas de Informação nas Organizações. In: _____. Princípios de sistemas de informação: uma nova abordagem gerencial. 4. ed. Rio de janeiro: LTC, 2002. p.30-58.

Links relevantes


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Reengenharia. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.