Pesquisa
 

Rateio

Da Thinkfn

O rateio é o processo pelo qual se atribuem proporcionalmente (segundo um dado critério) valores mobiliários aos vários ordenantes, quando as ordens por estes emitidas excedem a quantidade de valores mobiliários disponíveis.

Numa OPV

Nas OPVs, especialmente em mercados quentes, é normal a procura exceder em muito a oferta de papel disponível para venda. Nesse caso podem ser vários os critérios de rateio, sendo afectado o factor de rateio pela data de entrada da ordem, pela quantidade pedida, pela existência ou não de um mínimo que será satisfeito para todos, pela tranche a que se refere a ordem de compra, etc.

Numa OPA

No caso de uma OPA parcial, pode dar-se o caso de as ordens de venda submetidas à OPA excederem a quantidade que o oferente quer comprar. Nesse caso, as ordens de venda geralmente serão rateadas proporcionalmente ao seu montante, de forma a equalizar a venda à dimensão da OPA parcial.

No rateio de sobrantes

No âmbito de um aumento de capital, muitas vezes nem todos os direitos de subscrição são exercidos. Nesse caso, as acções que não são imediatamente subscritas podem representar uma oportunidade óbvia (pois sem direitos, estarão geralmente mais baratas que a sua cotação no mercado).

Assim, para essas acções sobrantes existirá normalmente uma grande procura, pelo que será necessário proceder a um rateio dessa procura. Geralmente, esse rateio será proporcional à quantidade de direitos exercidos nessa mesma subscrição de capital (e não em relação à intenção de compra dessas acções sobrantes).