Procurando valor - Penny stocks

Da Thinkfn
Penny-stocks.jpg

Muitas vezes entre as small caps/micro caps (acções com capitalizações bolsistas muito pequenas), e penny stocks (acções com cotações muito baixas) encontram-se papéis totalmente desconhecidos que providenciam valorizações brutais.

Estou-me por exemplo a lembrar de National Vision (NVI); que passou de um mínimo de $0.10 para of $5.00 (uma subida de 50X, tendo estado a chegar a subir 80X!) em apenas 2 anos.

Porém, tal como se podem achar estas oportunidades fantásticas, existe também um mar de empresas que apenas parecem descer, como Silverado (SLGLF.OB) que de uma euforia que a levou a $0.70, veio agora para uns míseros $0.042.

Obviamente, cada caso é um caso, e todas estas empresas têm que ser analizadas individualmente. Mas algo existe que pode muito bem diferenciar uma Penny Stock na qual se pode investir, de uma que nunca passará de uma especulação.

Muitas destas acções são tratadas como se fossem impressoras de dinheiro. Muitas têm “histórias” que parecem apetecíveis (por exemplo, a Silverado ao mesmo tempo tinha Ouro, e Carvão Liquido, ambas histórias que deveriam “vender” bem no mercado presente), mas depois, além de lhes faltarem geralmente os fundamentais, elas fazem uma outra coisa:

Procedem a uma diluição constante e permanente

Ou seja, as MÁS Penny Stock para investir não param de emitir papel, seja a que nível for. Utilizam a sua acção como uma fonte permanente de dinheiro sem qualquer respeito pela possibilidade de valorização futura, o que parece ser uma admissão de que essa possibilidade na realidade não existe. Logo, torna-se impossível investir nelas, porque passado algum tempo, seja qual for a evolução fundamental das ditas, existirão tantas mais acções que cada uma delas valerá forçosamente menos.

Note-se que não estou a falar de splits, estou a falar de emissão de acções novas, quer por dinheiro, quer para pagamento de serviços.

Assim, uma MÁ Penny Stock terá:

  • Um número elevado de acções emitidas;
  • E esse número ao longo dos anos será constantemente crescente.

Isto não quer dizer que uma empresa que tenha poucas acções emitidas e não emita frequentemente seja boa. Mas o contrário, entenda-se, quase garante que é MÁ.

Nos exemplos citados, a NVI tinha apenas 5 000 000 de acções emitidas, e elas mal cresceram.(são 5 390 000 agora). A Silverado, por seu lado, já tem 209 140 000 emitidas, e emite aos milhões de acções novas praticamente todos os trimestres.

Conclusão

Quando estiver a analisar uma Penny Stock pensando em nela investir, olhe para o detalhe das acções emitidas e da atitude na sua emissão.


Autor

Incognitus, em 15/4/2005

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM