Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Prazo médio de recebimento

Da Thinkfn

O prazo médio de recebimento é o tempo médio que uma empresa leva a cobrar aos seus clientes aquilo que lhes factura. É um prazo bastante importante, na medida em que enquanto uma empresa vende e não recebe, está a providenciar um crédito ao cliente, e esse crédito é, na óptica da empresa, algo que tem que ser financiado.

Assim, quanto mais baixo o prazo médio de recebimento, maior a eficiência da empresa nas suas cobranças, e menor o dinheiro que tem que ter imobilizado no seu fundo de maneio.

O aumento do prazo médio de recebimento pode ser uma estratégia comercial da empresa, visto que a concessão de crédito é uma forma de facilitar a venda, mas pode também constituir uma red flag, se indicar que a empresa está a encontrar dificuldades em vender e apenas o consegue com um financiamento exagerado dos seus clientes. Um aumento do prazo médio de recebimento também expõe a empresa a um maior risco de crédito dos seus clientes.

Cálculo

A fórmula para o prazo médio de recebimento é:


\mbox{PMR}=\mbox{Dias\ vendas\ consideradas} \times \frac{\mbox{Clientes\ a\ receber}}{\mbox{Vendas}}


Por exemplo, num ano (365 dias) a empresa vendeu 1 milhão de euros e tem 100 mil euros em conta clientes.


\mbox{PMR}=\mbox{365} \times \frac{\mbox{100000}}{\mbox{1000000}}
\mbox{PMR}=\mbox{365} \times \mbox{0.10}
\mbox{PMR}=\mbox{36.5}


O prazo médio de recebimento é de 36.5 dias.

O prazo médio de recebimento pode variar de mês para mês, consoante a altura do ano e a sazonalidade do negócio em que se encontra, sendo por exemplo normal um inchar deste prazo junto à época natalícia, por parte de fornecedores de empresas de retalho.

Ver também