Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Prazo médio de pagamento

Da Thinkfn

O prazo médio de pagamento é o tempo médio que uma empresa leva a pagar aos seus fonecedores aquilo que eles já lhe facturaram. É um prazo bastante importante, na medida em que enquanto uma empresa não paga aos fornecedores, estes estão-lhe a financiar a sua actividade.

Assim, quanto mais elevado o prazo médio de pagamento, maior a fatia da actividade da empresa que é financiadas pelos fornecedores, e menos o dinheiro que tem que ter imobilizado no seu fundo de maneio.

O aumento do prazo médio de pagamento pode ser uma estratégia da empresa até certo ponto, desde que não interfira com as relações com os fornecedores, ou com as condições que estes providenciam a nível de preço e disponibilidade. È também necessário que a empresa levem em conta possíveis descontos de pronto pagamento, dos quais poderá estar a prescindir quando estica ao máximo os seus prazos de pagamento.

Cálculo

A fórmula para o prazo médio de pagamento é:


\mbox{PMP}=\mbox{Dias\ custo\ vendas\ consideradas} \times \frac{\mbox{Fornecedores\ a\ pagar}}{\mbox{Custo\ vendas}}


Por exemplo, num ano (365 dias) a empresa vendeu mercadorias com um custo de 2 milhões de euros e tem 300 mil euros em conta fornecedores.


\mbox{PMP}=\mbox{365} \times \frac{\mbox{300000}}{\mbox{2000000}}
\mbox{PMP}=\mbox{365} \times \mbox{0.15}
\mbox{PMP}=\mbox{54.75}


O prazo médio de pagamento é de 54.75 dias.

O prazo médio de pagamento pode variar de mês para mês, consoante a altura do ano e a sazonalidade do negócio em que se encontra.

Ver também