Passivo

Da Thinkfn

O passivo de uma empresa corresponde ao agregado de todas as obrigações que essa empresa possui para com terceiros. Ou seja, é o que a empresa deve a outras entidades.

O passivo é também chamado de capital alheio, pois constitui capital de terceiros que financia a actividade da empresa (a actividade da empresa, o seu activo, é financiado por capitais próprios + capitais alheios).

Activo = Capital próprio + Passivo

Fontes

O passivo pode resultar de empréstimos remunerados obtidos junto de outras entidades, nomeadamente bancos, obrigacionistas (via emissão de obrigações), ou mesmo accionistas via suprimentos. No caso de se tratar de passivo remunerado, a empresa vê-se obrigada a suportar um custo pelo uso desse capital alheio.

O passivo resulta também da actividade comercial da empresa, pelo facto de muitos dos seus fornecedores e credores disporem de prazos de pagamento mais ou menos alargados. Assim, entre a empresa receber um fornecimento, ou constituir a necessidade de pagar um imposto, e paga-lo, esses montantes constituem um financiamento da empresa. São normalmente passivo não remunerado, embora seja também por vezes possível de obter descontos de pronto pagamento no caso de se efectuar um pagamento dentro de determinados prazos (definidos por cada fornecedor).

Exigibilidade

O passivo divide-se entre passivo de curto prazo, exigível da empresa num prazo inferior a um ano, e passivo de médio/longo prazo, exigível a mais de um ano. Usualmente o balanço encontra-se ordenado de acordo com a exigibilidade do passivo.

Esta distinção é particularmente importante, porque são as obrigações de curto prazo, quando comparadas à liquidez disponível para as satisfazer, que ditam a maioria das dificuldades nas empresas.

Passivos escondidos

Alguns tipos de contratos que constituem passivos na prática, por estabelecerem obrigações da empresa, podem não surgir no balanço. Nesse caso estamos a falar de passivos escondidos. Estes incluem:

  • Derivados, como CDS e outros onde a empresa faça promessas de pagamentos no caso de determinados eventos terem lugar;
  • Entidades fora do balanço a quem a empresa preste garantias;
  • Contratos de leasing onde a empresa se comprometa a um determinado mínimo de pagamentos/prazo;
  • Contratos de aluguer onde a empresa se comprometa a um determinado mínimo de pagamentos/prazo;
  • Outros, que não sejam registados no balanço do lado do passivo mas constituam potenciais obrigações para a empresa;

Ver também