Papel comercial

Da Thinkfn

Papel comercial é um instrumento de mercado monetário emitido por bancos e corporações com rating elevado e, ultimamente, também por condutas e SIVs. O papel comercial não é geralmente usado para financiar investimentos de longo prazo (nisso, as condutas e os SIVs são excepção) mas sim para cobrir necessidades de curto prazo, ditadas por flutuações de existências ou por necessidades de fundo de maneio.

O papel comercial tende a ser comprado por fundos de tesouraria (os montantes das emissões e tranches são normalmente muito elevados para indivíduos), e é geralmente visto como um investimento seguro. Dado este risco baixo, os yields do papel comercial tendem a ser baixos.

O papel comercial pode ser visto essencialmente como uma alternativa a uma linha de crédito num banco. Uma vez que um negócio se torne grande o suficiente, e desde que mantenha um rating de crédito elevado, então usar papel comercial é sempre mais barato do que usar uma tal linha de crédito. Não obstante, muitas companhias continuam a manter essas linhas de crédito bancárias para servirem de "backup" ao papel comercial. Nesta situação, os bancos muitas vezes cobram uma comissão pela disponibilidade do crédito mesmo quando não usado. Embora isto pareça um lucro fácil para os bancos, a verdade é que se a companhia necessitar de usar estas linhas, isso tenderá a acontecer precisamente quando estiver em dificuldades e tal trará risco ao banco.

Emitindo papel comercial

Existem dois métodos para emitir papel comercial. O emissor pode oferecer os instrumentos directamente a um investidor, tal como um fundo de tesouraria. Alternativamente, ele pode vender o papel comercial a um dealer, que depois o coloca no mercado. O mercado de dealing em papel comercial envolve financeiras de grande dimensão e subsidirárias de bancos. A maior parte destas firmas são dealers em bilhetes do tesouro (treasuries). Os emissores directos de papel comerical são normalmente firmas financeiras com necessidades grandes e frequentes de financiamento para quem é mais fácil e mais barato emitirem sem intermediários. Nos EUA emissores directos poupam uma comissão de cerca de 5 basis points anualizados (0.05%), o que se traduz em $50000 por cada $100 milhões de emissão. Esta poupança compensa manter um staff para gerir o processo e colocar o papel.

Problemas recentes

Nos últimos meses (Verão de 2007), o mercado de papel comercial está a ser abalado pela presença de emissores cuja solvabilidade está em questão. Estes emissores eram condutas e SIVs que usavam as emissões de curto prazo em papel comercial para financiar investimentos de longo prazo. O papel comercial emitido por estas entidades designa-se Asset backed commercial paper (ABCP) e constitui cerca de metade do papel comercial emitido, embora agora esteja em queda acelerada pela indisponibilidade do mercado para refinanciar estes emissores (visto que as maturidades são curtas, o não refinanciar rapidamente leva a uma diminuição da quantidade emitida). Estima-se que existissem cerca de 1000 milhões de dólares de papel deste tipo no mercado. O não refinanciamento está a levar ao actuar das linhas de crédito bancário de backup que sustentam alguns destes emissores, o que por sua vez está a levar a um engordar das folhas de balanço dos bancos que concederam essas linhas.

Ver também

Links relevantes