Pesquisa
 

PSI-20

Da Thinkfn

O PSI-20 (sigla de Portuguese Stock Index) é o principal indice de referência da evolução do mercado de acções em Portugal e reflecte a evolução dos preços das 20 emissões de acções de maior dimensão e liquidez seleccionadas do universo das empresas admitidas à negociação na Euronext Lisboa.

Índice

Breve História

O indice PSI-20 foi criado com um valor base de 3,000 pontos a 31 de Dezembro de 1992 com uma dupla finalidade: servir de indicador da evolução do mercado accionista português e servir de suporte à negociação de contratos de futuros e opções. Devido às suas características, o índice PSI-20 tem vindo a ser seleccionado pelo mercado para servir de subjacente a produtos estruturados, cuja rentabilidade depende, de uma ou de outra forma, do comportamento do mercado bolsista português.

Regras e Metodologia

O PSI-20 é "constituido" pelos 20 maiores titulos com as acções mais líquidas do universo das empresas portuguesas cotadas. Os pesos dos constituintes do índice PSI 20 são ajustados de acordo com o Free float e limitados a 15% para efeitos de revisão periódica. A carteira de acções que compõe este índice é sujeita a revisões anuais em Março, sendo conhecida em Janeiro, conjugando a necessidade da estabilidade da amostra com a necessidade da respectiva composição se mostrar suficientemente flexível.

O índice PSI-20 é calculado durante o periodo de sessão regular e divulgado de 15 em 15 segundos.

A Euronext Lisbon divulga regularmente uma lista de espera constituída pelos 10 títulos com melhor classificação e maiores probabilidades de integrarem o índice e para determinar eventuais entradas ou saídas de títulos do índice é tida em conta:

1. Liquidez, medida pelo volume de transacção em Bolsa durante o período até à próxima revisão

2. Capitalização bolsista, ajustada por um factor de free float.

Durante o ano, com base nesses dados, é determinado um ranking, sendo as empresas em carteira substituídas se ficarem classificadas:

  • abaixo do 22º lugar;
  • em 21º ou 22º, e uma empresa não pertencente ao índice ficar na 18ª posição ou acima.

Em contrapartida, uma empresa que ainda não pertença ao indice será admitida se ficar classificada:

  • em 18º lugar ou acima;
  • em 19º ou 20º, e uma empresa pertencente ao indice ficar na 22ª posição ou abaixo.

Carteira/Composição do PSI-20


Fonte: www.euronext.pt, tabela actualizada automaticamente.

Análise técnica

Links Relevantes