Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Ordem aparente

Da Thinkfn

A ordem aparente é uma ordem de compra ou venda em que a quantidade efectiva é oculta. Ou seja, na ordem aparente apenas é divulgada a quantidade que o investidor pretende que seja mostrada no COF ao mercado a determinado momento (dai também ser chamada de ordem Iceberg).

O investidor (operador) específica o volume total da ordem que quer realizar, mas tem a possibilidade de determinar qual a quantidade a divulgar inicialmente ao mercado. De acordo com o regulamento do mercado, o volume terá de ser maior que a quantidade mínima (dez vezes a unidade de negociação) e um volume a divulgar (a quantidade divulgada).

A diferença na execução deste tipo de ordens para as ditas normais, prende-se essencialmente com o facto de quando a quantidade de acções que o investidor não quer divulgar ao mercado é executada, a ordem ser renovada automaticamente e a oferta ser posicionada (automaticamente) após as ofertas ao mesmo limite.

O investidor tem ainda a possível de alterar a quantidade total da ordem sem que esta afecte a prioridade da oferta.

Vantagem da ordem aparente

A principal vantagem de negociar com ordens aparentes traduz-se para aquele investidor que queira negociar uma quantidade significativa de acções em títulos menos líquidos e onde a ordem total poderia influenciar de algum modo a percepção do mercado, escusando-o de ter de repetir várias operações (colocar várias ordens) à medida que as que tem em sistema estão a ser executadas.