O Fenómeno P2P

Da Thinkfn

O Fenómeno P2P (Peer to Peer), de partilha de ficheiros entre “parceiros” é algo de explosivo, que permite hoje ter acesso a conteúdo protegido por Copyright no domínio da Música, Programas Informáticos, Filmes, etc sem por ele se pagar. É a pirataria moderna e assistida pela Internet.

Mesmo após a morte do Napster, o primeiro grande serviço de partilha (neste caso de músicas), o fenómeno P2P vive e expande-se. Fruto da cada vez maior disponibilidade de ligações de banda larga, os ficheiros partilhados são cada vez maiores, e passa a ser possível partilhar na net coisas como DVD’s inteiros (4-9 Gb!). Exércitos de freelancers destruíram todo e qualquer sistema de protecção contra cópia. O resultado são programas informáticos originais a circular na net de graça, DVD’s de filmes que ainda não estrearam nas salas de cinema, discografias completas...

E claro, este conteúdo que de outra forma se revela bem caro ao estar disponível desta forma está a atrair dezenas/centenas de milhares de utilizadores de uma forma exponencial. E esses não partilham só para si, fazendo-o também para amigos e conhecidos, por vezes de forma comercial. O fenómeno alarga-se e o seu impacto nas operações comerciais legítimas é inevitável. Já há alguns anos que a Indústria musical deixou de crescer, mas agora a ameaça paira também sobre as editoras de filmes e software (lúdico e profissional).

Entretanto, outras consequências dão-se em coisas como a venda de gravadores de CD/DVD, e de CD/DVD’s virgens, a disparar também exponencialmente. Aqui porém a concorrência entre fabricantes é tanta que se torna difícil adivinhar vencedores.

Perante isto não se vislumbra qualquer forma de este fenómeno abrandar. Sistemas de protecção contra cópias têm falhado sucessivamente, e a única coisa que poderia travar o fenómeno seria uma queda bastante acentuada do preço destes conteúdos em forma original. No entanto, tal queda presentemente teria tanto ou mais impacto do que tem esta nova forma de pirataria, por isso não acontece.

Assim, esta tendência parece ter capacidade para continuar, e devemos portanto tentar pensar que empresas poderão dela sair afectadas ou beneficiadas, já que assim que quando o impacto se começar a revelar nas contas, ele ainda terá muito para dar (e muito rapidamente, dada a natureza exponencial do fenómeno).

Aceitam-se ideias de como aproveitar esta tendência.

Entretanto, aqui ficam alguns dos principais sites/programas em uso hoje, neste fenómeno:

eMule [1] (cliente eMule)

Kazaa [2] (cliente Kazaa)

Bittorrent [3] (cliente bittorrent nacional)

[4] (cliente bittorrent)

[5] (infindável lista estrangeira de conteúdo bitttorrent)


Autor

Incognitus, em 10/10/2004


Comentários

Existe no fórum de Bolsa um tópico destinado a comentar este artigo.


Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.