Monopólio de consumidores

Da Thinkfn

Um monopólio de consumidores é, segundo Warren Buffett, um negócio que conseguiu criar um produto ou serviço que de alguma forma é único e difícil de reproduzir pelos seus concorrentes, seja devido a marcas, patentes, outros intangíveis ou a própria estrutura do negócio.

O resultado é que num monopólio de consumidores, a empresa consegue vender os seus produtos ou serviços a prémio, com uma margem consistentemente elevada e procura estável, sem que seja fácil a um concorrente desafiar essas margens. Os consumidores chegam, nesses casos, a pedir o produto pela marca, como acontece com a Coca-cola.

O caso mais comum de monopólio de consumidores é o associado a uma marca, visto ser extremamente difícil e custoso de estabelecer uma marca no mercado. Mas existem outros casos, o que destingue um monopólio de consumidores é para o consumidor não existir nenhum bom substituto, estando o consumidor preparado para pagar mais por esse produto do que pelas possíveis alternativas. Por exemplo, uma ponte com portagem num local onde não existam outras pontes, também será um monopólio de consumidores. Um medicamento sem alternativas, idem. Uma marca, consegue esse efeito mesmo num campo onde podem existir outras marcas.

Ver também

Artigos Think Finance