Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Mercado primário

Da Thinkfn

Designa-se por mercado primário, o mercado destinado a uma primeira emissão de qualquer tipo de títulos (acções, obrigações, etc. Ou seja, quando uma dada classe de titulos é pela primeira vez vendida para o mercado, essa emissão ocorre no mercado primário. Depois, quando algum detentor desses títulos os vende a um outro investidor, essa transacção ocorre em mercado secundário.

Importante

Por vezes esta distinção torna-se bastante importante, por exemplo quando se calculam as yields de uma determinada emissão de dívida, usam-se os preços prevalecentes no mercado secundário, porém o emissor só paga a yield que foi estabelecida aquando da emissão no mercado primário. Imaginemos uma emissão a um ano que é feita em mercado primário ao valor nominal e paga um cupão, e portanto uma yield, de 5% à data da venda em mercado primário. Imaginemos que logo de seguida, essa emissão passa a negociar 10% abaixo do valor nominal, em mercado secundário. A yield passará, grosso modo, para 20%, porém o emissor dessa dívida continuará na mesma a suportar apenas os 10% originais, os restantes 10% existem apenas porque essa emissão está a negociar 10% abaixo do valor nominal.

É claro, se o mesmo emissor quiser emitir MAIS dívida quando a yield em mercado secundário para dívida sua equivalente está nos 20%, ele terá dificuldade em emitir mais dívida longe dessa yield de mercado.

Esta é uma situação que ganhou bastante visibilidade com a crise dos periféricos.

Ver também