Gregos

Da Thinkfn

Em Finanças, os Gregos são as variáveis que representam a sensibilidade de Derivados (tais como opções) a variações do subjacente. Cada "Grego" mede um aspecto diferente do risco de uma opção, e corresponde a um parâmetro do qual depende o valor de um instrumento financeiro ou conjunto de instrumentos financeiros. O nome "Grego" é usado porque estes parâmetros são geralmente representados nas equações usando letras gregas.

Uso

Os Gregos são ferramentas essenciais na gestão de risco. Cada Grego (com a excepção do theta= representa uma medida específica de risco de uma opção ou portfolio de opções, e pode ser ajustado ("Hedged") de forma a se obter a exposição desejada. Ver por exemplo Delta hedging.

Uma propriedade desejável de um modelo de avaliação de derivados é assim que ele permita o cálculo fácil dos Gregos. Os Gregos no modelo Black-Scholes são bastante fáceis de calcular, e essa é uma das razões da popularidade desse modelo no mercado.

Os Gregos

  • O Delta mede a sensibilidade a variações da cotação do activo subjacente. O \Delta de um instrumento é a derivada do valor da opção V relativa à cotação do subjacente, \Delta = \frac{\partial V}{\partial S}.
  • O Gamma mede o ritmo de mudança do Delta. O \Gamma é a segunda derivada da função valor da opção relativamente à cotação do subjacente, \Gamma = \frac{\partial^2 V}{\partial S^2}. O Gamma é importante pois indica como reagirá o portfolio a mudanças relativamente grandes nas cotações do subjacente.
  • O Vega, que não é uma letra Grega (\nu), mede a sensibilidade à volatilidade. O Vega é a derivada do valor da opção em relação à volatilidade do subjacente, \nu=\frac{\partial V}{\partial \sigma}. Por vezes usa-se o termo kappa, \kappa em vez de Vega.
  • O Theta mede a sensibilidade à passagem do tempo (ver Valor temporal). \Theta é o valor da derivada do valor da opção relativamente ao tempo em falta para a maturidade da opção, com sinal negativo, \Theta = -\frac{\partial V}{\partial T}.
  • Menos frequentemente usados:
    • O Lambda \lambda é a variação percentual do valor da opção pela variação da cotação do subjacente, ou \lambda = \frac{\partial V}{\partial S}\times\frac{1}{V}. É a derivada logarítmica.
    • O Vega Gamma ou Volga mede a sensibilidade de segunda ordem à volatilidade implícita. Esta é a segunda derivada do valor da opção relativamente à volatilidade do subjacente, \frac{\partial^2 V}{\partial \sigma^2}.
    • O Vanna mede a sensibilidade cruzada do valor da opção relativamente a mudanças na cotação e na volatilidade, \frac{\partial^2 V}{\partial S \partial \sigma}, também se pode interpretar como a sensibilidade do Delta a uma unidade de variação na volatilidade.
    • A Desvalorização temporal ("Time decay"), ou Charm, mede a desvalorização temporal do Delta, \frac{\partial \Delta}{\partial T} = \frac{\partial^2 V}{\partial S \partial T}. Isto pode ser importante para estabelecer um hedge ao longo do tempo.
    • A Cor ("Color") mede a sensibilidade do Charm, ou Delta decay à cotação do activo subjacente, \frac{\partial^3 V}{\partial S^2 \partial T}. E a terceira derivada do valor da opção, duas vezes relativamente à cotação do activo subjacente e uma em relação ao tempo.

Black-Scholes

Os Gregos no modelo Black-Scholes são calculados da forma seguinte, com \phi (phi) a ser a função de densidade de uma distribuição normal e \Phi a ser a função cumulativa de uma distribuição normal. Note-se que as fórmulas para o Gamma e Vega são iguais tanto para Calls como puts.

Para:

Calls Puts
Cotação  e^{-q \tau} S\Phi(d_1) - e^{-r \tau} K\Phi(d_2) \,  e^{-r \tau} K\Phi(-d_2) - e^{-q \tau} S\Phi(-d_1)  \,
Delta  e^{-q \tau} \Phi(d_1) \,  -e^{-q \tau} \Phi(-d_1) \,
Gamma  e^{-q \tau} \frac{\phi(d_1)}{S\sigma\sqrt{\tau}} \,
Vega  Se^{-q \tau} \phi(d_1) \sqrt{\tau} \,
Theta  -e^{-q \tau} \frac{S \phi(d_1) \sigma}{2 \sqrt{\tau}} - rKe^{-r \tau}\Phi(d_2) + qSe^{-q \tau}\Phi(d_1) \,  -e^{-q \tau} \frac{S \phi(d_1) \sigma}{2 \sqrt{\tau}} + rKe^{-r \tau}\Phi(-d_2) - qSe^{-q \tau}\Phi(-d_1) \,
Rho  K \tau e^{-r \tau}\Phi(d_2)\,  -K \tau e^{-r \tau}\Phi(-d_2) \,
Volga  Se^{-q \tau} \phi(d_1) \sqrt{\tau} \frac{d_1 d_2}{\sigma} = \nu  \frac{d_1 d_2}{\sigma} \,
Vanna  -e^{-q \tau} \phi(d_1) \frac{d_2}{\sigma} \, = \frac{\nu}{S}\left[1 - \frac{d_1}{\sigma\sqrt{\tau}} \right]\,
Charm  -qe^{-q \tau} \Phi(d_1) + e^{-q \tau} \phi(d_1) \frac{2(r-q) \tau - d_2 \sigma \sqrt{\tau}}{2\tau \sigma \sqrt{\tau}} \,  qe^{-q \tau} \Phi(-d_1) + e^{-q \tau} \phi(d_1) \frac{2(r-q) \tau - d_2 \sigma \sqrt{\tau}}{2\tau \sigma \sqrt{\tau}} \,
Color  -e^{-q \tau} \frac{\phi(d_1)}{2S\tau \sigma \sqrt{\tau}} \left[2q\tau + 1 + \frac{2(r-q) \tau - d_2 \sigma \sqrt{\tau}}{\sigma \sqrt{\tau}}d_1 \right] \,
Dual delta  -e^{-r \tau} \Phi(d_2) \,  e^{-r \tau} \Phi(-d_2) \,
Dual gamma  e^{-r \tau} \frac{\phi(d_2)}{K\sigma\sqrt{\tau}} \,

Onde

 d_1 = \frac{\ln(S/K) + (r - q + \sigma^2/2)\tau}{\sigma\sqrt{\tau}}
 d_2 = \frac{\ln(S/K) + (r - q - \sigma^2/2)\tau}{\sigma\sqrt{\tau}} = d_1 - \sigma\sqrt{\tau}
 \phi(x) = \frac{e^{- \frac{x^2}{2}}}{\sqrt{2 \pi}}
 \Phi(x) = \int_{-\infty}^x \frac{e^{- \frac{y^2}{2}}}{\sqrt{2 \pi}} \,dy = \int_{-x}^{\infty} \frac{e^{- \frac{y^2}{2}}}{\sqrt{2 \pi}} \,dy

Ver também

Links relevantes

Discussão
Cálculos