Forward rate agreement

Da Thinkfn
(Redireccionado de FRA)

Um forward rate agreement (FRA) ou contrato a prazo para fixação de taxa, é um contrato que permite fixar no futuro uma taxa de juro.

Num FRA, uma das contrapartes (o devedor ou comprador) compromete-se a pagar ao vendedor do FRA, a partir de uma determinada data futura, uma determinada taxa de juro fixa, recebendo em troca uma taxa de juro de referência variável. O que isto faz é efectivamente fixar no futuro a taxa de juro a pagar. Se a taxa de referência usada subir entre a data em que se celebra o contrato e a data de fixação da taxa, o devedor terá dinheiro a receber na data de fixação. Se as taxas baixarem, o devedor terá dinheiro a pagar na data de fixação. É garantida, assim, sempre a mesma taxa efectiva de financiamento nessa data.

Por exemplo, imagine que sabe, hoje, que dentro de 3 meses vai precisar de contrair um empréstimo com a duração de 6 meses. Se receia que a taxa de juro aumente, pode fixar agora a taxa de juro desse empréstimo comprando um FRA ao banco. O banco oferece, por exemplo, um FRA de 3 meses para a LIBOR a 6 meses, a 5%. Se, ao fim dos 3 meses, a LIBOR a 6 meses estiver acima de 5%, o banco paga-lhe a diferença; se estiver abaixo, paga você a diferença ao banco.

As taxas fixa e variável são calculadas sobre o valor nocional estabelecido para o contrato, significando assim que a taxa é fixa no futuro para esse montante.

Os FRAs são derivados OTC (não cotados). Um Swap é uma combinação de FRAs. Ou seja, um FRA fixa uma taxa de juro para um fluxo financeiro no futuro, ao passo que um swap fixa taxas de juro para uma sequência de fluxos financeiros no futuro.

Cálculo

O montante a pagar na data efectiva (data na qual se fixa a taxa) do FRA é:


\mbox{Pagamento} = \mbox{Valor Nocional} * \left( \frac{(\mbox{Taxa\ de\ referencia}-\mbox{Taxa\ fixa}) * \alpha }{ \mbox{Taxa\ de\ referencia} * \alpha +1} \right)


  • A Taxa fixa é a taxa que é fixada para o futuro.
  • A Taxa de referência é tipicamente Euribor ou LIBOR.
  • \alpha é a fracção do ano, em dias, sobre a qual as taxas são calculadas, usando a convenção de datas do mercado monetário da moeda em causa. Para EUR e USD é geralmente o número de dias dividido por 360, para GBP é o número de dias dividido por 365.
  • A Taxa fixa e a Taxa de referência são taxas que deveriam ser aplicadas desde a data efectiva à data de maturidade, porém como os valores dos pagamentos são conhecidos na data efectiva, são imediatamente pagos, sendo essa a razão pela qual o pagamento é descontado à taxa de referência.

Notação de FRAs

Interpretação de algumas convenções usuais de FRAs

Notação Data efectiva a partir de agora Data de maturidade a partir de agora Taxa subjacente
1 x 3 1 mês 3 meses 3-1 = LIBOR 2 meses
1 x 7 1 mês 7 meses 7-1 = LIBOR 6 meses
3 x 6 3 meses 6 meses 6-3 = LIBOR 3 meses
3 x 9 3 meses 9 meses 9-3 = LIBOR 6 meses
6 x 12 6 meses 12 meses 12-6 = LIBOR 6 meses
12 x 18 12 meses 18 meses 18-12 = LIBOR 6 meses

Ver também