Pesquisa
 

EA

Da Thinkfn

(Redireccionado de Expert advisor)

Um expert advisor (EA) é um programa informático que permite automatizar o processo de trading segundo regras estabelecidas pelo seu criador.

Assim, o expert advisor irá obtendo a evolução do mercado num dado activos, e com base num conjunto de regras geralmente utilizando indicadores técnicos provinientes da análise técnica, gerará sinais de compra e venda, que seguidamente executará automaticamente no mercado (se for esse o desejo do seu criador).

Um expert advisor também pode funcionar num modo em que, gerando os sinais de compra e venda, dá a última palavra ao operador, que escolhe se os executa ou não.

Índice

Vantagens do trading automático

Existem algumas vantagens claras em usar EAs, versus efectuar trading manual. Entre as mais óbvias, estão:

  • Os EAs podem transaccionar 24 horas por dia, sempre com o mesmo nível de performance e atenção;
  • Utilizar EAs obriga a sistematizar a estratégia de trading e remover qualquer ambiguidade ou subjectividade, pois só assim a estratégia se torna programável;
  • Uma vez programada uma estratégia, torna-se possível testar essa estratégia tanto contra o passado (dados históricos, backtesting), como contra o presente sem arriscar dinheiro (Paper trading, tornando-se assim possível de aferir a validade de uma estratégia antes de com ela arriscar dinheiro;
  • Por fim, e talvez uma das vantagens mais importantes, com um EA o trader remove a emoção da execução de uma estratégia - o EA irá sempre seguir as regras da estratégia e não cairá em falhas humanas como aquelas que tornam difícil assumir uma perda (não respeitando os Stop losses), ou que levam à tomada de lucros demasiado rapidamente.

Expert advisors no Metatrader

A expressão "expert advisor" foi popularizada pela sua utilização no Metatrader, onde para além da concepção destes sistemas, é possível proceder a testes aos ditos quer em backtesting quer em trading numa conta demo, antes de se os libertar no mercado real, em produtivo.

Os expert advisors no Metatrader são programados na linguagem MQL, uma espécie de C simplificado com uma grande quantidade de funções específicas que permitem gerir o processo de obter informação do mercado e de envio de ordens.

Comerciais e livres

Existem na internet centenas de EAs disponibilizados gratuitamente. Embora a esmagadora maioria tenha dificuldade em ser rentável, estes podem constituir uma boa base para resolver problemas de programação que se levantem nos nossos próprios EAs.

Existem igualmente muitas dezenas de EAs comerciais, que são pagos e para os quais geralmente não se obtém o código fonte. Estes tendem a possuir backtests fabulosos, mas o seu comportamento em contas reais nem sempre está à altura (devido a muitas variáveis, desde a mudança do próprio mercado, custos de negociação diferentes, slippage provocada pela sua própria popularidade, etc).

Ver também

Links relevantes