Empréstimo colateralizado

Da Thinkfn

Um empréstimo colateralizado, ou secured loan, é um empréstimo que se encontra garantido por um activo específico no evento de incumprimento, ou seja, é um empréstimo garantido por um colateral.

Vantagem do empréstimo colateralizado[editar]

Um empréstimo garantido por um colateral, com este bem avaliado, terá sempre um risco muito inferior a um empréstimo que em caso de incumprimento implica para o credor ir para uma fila de credores tentar recuperar o seu empréstimo a partir da massa falida.

Num empréstimo colateralizado, mesmo que o rendimento do devedor não suporte o pagamento da dívida, a perda máxima a que o credor estará sujeito virá do valor de realização da venda do colateral, comparado ao montante em dívida.

Empréstimo colateralizado mais comum[editar]

O empréstimo colateralizado mais comum, é a vulgar Hipoteca, onde o colateral é a própria habitação comprada. É aqui que entra a avaliação do imóvel, e que se torna relevante o rácio entre avaliação e montante pedido. A diferença é a margem de segurança da instituição financeira no empréstimo, já que o imóvel teria que perder essa diferença para existir uma perda no empréstimo em caso de incumprimento.

Presente crise de crédito[editar]

Na presente (Novembro de 2007) crise provocada pelo rebentamento da bolha de crédito um dos problemas que está a aumentar as perdas potenciais das instituições financeiras e dos investidores em produtos estruturados (CDOs e afins) está precisamente em que o rácio entre valor dos imóveis e avaliação dos ditos foi comprimido até se tornarem comuns empréstimos a 100% do valor, ou mesmo a mais de 100% (gerando o chamado "cashback" em que o comprador do imóvel ainda recebe dinheiro para custas ou mesmo para outros gastos).