Pesquisa
 

Efeito sazonal

Da Thinkfn

O efeito sazonal refere-se ao facto de que muitas séries de dados económicos ou financeiros são afectados por sazonalidade, ou seja, variam de uma forma cíclica ao longo do ano (ou de outro período temporal).

Este efeito é bem conhecido, por exemplo, as vendas de muitos comerciantes exibem forte sazonalidade, com um pico de vendas na época natalícia, por vezes de tal forma forte que responde pela maioria dos lucros desses comerciantes. Também semanalmente, não é raro observarem-se grandes subidas de vendas durante o fim de semana, que é quando a maioria dos consumidores tem tempo para efectuar compras.

Por vezes, mesmo ao nível intra-diário, é possível observar sazonalidade, com alguns momentos do dia a responderem por picos de vendas substanciais e cíclicos.

A sazonalidade, não raras vezes pode induzir em erro, dando a ideia de viragens em tendências, que na realidade apenas correspondem à componente sazonal a sobrepor-se, temporariamente, à componente tendencial. Para evitar estes erros, é necessário corrigir a sazonalidade dos dados, ou considerar dados que incluam ciclos completos de sazonalidade.

Componentes de séries temporais

A investigação de muitas séries temporais económicas pode ser decomposta em 4 componentes:

St: O componente sazonal
Tt: O componente de tendência
Ct: O componente cíclico
It: O componente erro, ou irregular

Ajuste sazonal

Ao contrário dos componentes cíclico e de tendência, o componente sazonal teoricamente ocorre com uma magnitude razoavelmente semelhante nos mesmos períodos temporais considerados, ou mais normalmente, nas mesmas alturas do ano. Assim, para corrigir a componente sazonal podem ser aplicados índices que reflectem a variação normal devido à sazonalidade, de tal forma que o que resta reflecte apenas as componentes tendencial, cíclica e (eventuais) erros.

Uma forma relativamente simples de proceder a um ajuste sazonal para dados cuja sazonalidade se expressa no ano, é usar taxas de variação homólogas (yoy, ano contra o mesmo ponto no ano anterior).

Ver também