Econometria

Da Thinkfn

A econometria consiste no desenvolvimento e aplicação de métodos quantitativos e estatísticos ao estudo e compreensão dos princípios económicos. Combina a teoria económica com a estatística para analisar e testar relações económicas. No plano teórico, aborda as propriedades estatísticas dos testes e estimadores. No plano prático, envolve a aplicação de métodos econométicos para avaliar teorias económicas.

Exemplo

O rendimento (R) de uma família influencia no consumo (C) da mesma?

Para responder a esta questão de nível teórico, primeiramente, deve-se utilizar do modelo matemático para esta função como hipótese nula;

C = f(R)

Após utilizar uma base de dados sobre renda e consumo de um grupo de estudo selecionado, os dados serão analisados pelo modelo econométrico com a finalidade de testar se os números encontrados comprovam ou não a hipótese nula. Caso não comprovem, uma hipótese alternativa é formulada.

Uma equação matemática pode ser escrita para descrever a relação entre as variáveis do modelo estudado. No exemplo poderíamos ter:

C = B_1 + B_2*R + e

onde:

C = Consumo das famílias;

B_1 e B_2 = Constantes observadas nos testes;

R = Rendimento das Famílias;

e = Erro aleatório.

É importante notar que a Econometria trata de um estudo genérico. Não é interessada em observar casos pontuais ou específicos, mas, sim, o movimento global da teoria. No caso do exemplo acima, testar se para um determinado grupo estudado a Renda adquirida influencia no consumo dos mesmos.

Modelos econométricos mais desenvolvidos tem a função de tornar o movimento o mais previsível possível, dadas todas as incertezas do sistema.


O principal instrumental da econometria são os modelos de regressão, tendo como o método de estimação mais utilizado os mínimos quadrados ordinários e máxima verossimilhança.

A econometria pode ser dividida, para fins didáticos, basicamente em três tópicos distintos, com base na forma como os dados estão organizados, são eles:

- Secções Cruzadas, ou Cross Section para uma ou mais variáveis estática no tempo;

- Séries Temporais, ou Time Series para uma ou mais variáveis observadas ao longo do tempo;

- Dados em Painel, ou Panel Data são informações de indivíduos ou firmas, por exemplo, que podem ser acompanhadas ao longo do tempo. Dados em painel podem ser divididos em painéis balanceados ou não-balanceados. Painéis balanceados sempre se acompanham a mesma entidade ao longo do tempo, já em painéis não-balanceados a entidade pode entrar no banco de dados e sair antes de terminar o período de observação.

Econometria e Economia Matemática

O termo econometria é as vezes confundido com economia matemática.

O termo "metria" do último termo está relacionado a medição de dados econômicos, abordando estudos de observações empíricas através de métodos estatísticos de estimação e testes de hipóteses. O ramo da economia matemática, por sua vez, se destina a aplicação da matemática a aspectos puramente teóricos da análise econômica, preocupando-se muito pouco, ou quase nada, com problemas estatísticos como erros de medição das variáveis que estão sendo investigadas.

A aplicação da economia matemática se concentra no raciocínio dedutivo e não ao indutivo, lidando portanto, com problemas teóricos e não empíricos, não desmerecendo a econometria como menos relevante.

Uma vez que os estudos empíricos e análises teóricas são complementares e se reforçam mutuamente, a validade das teorias são testadas em relação aos dados empíricos antes que elas possam ser aplicadas com confiança. Em contrapartida, o trabalho estatístico necessita da teoria econômica como guia, para determinar a direção mais relevante e proveitosa da pesquisa.

Todavia, de uma certa forma, a economia matemática pode ser considerada a mais básica das duas, pois para desenvolver um estudo estatístico e econométrico significativo, é indispensável uma boa estrutura teórica - de preferência em formulação matemática.