Earnings yield

Da Thinkfn

O earnings yield ou rendimento dos resultados, é o quociente dos resultados por acção (EPS) divididos pela cotação, ou alternativamente, dos resultados líquidos divididos pela capitalização bolsista. É, assim, o inverso do PER.

O earnings yield é apresentado em percentagem, e representa a taxa de juro que o investidor obteria se a totalidade dos lucros líquidos de uma empresa lhe fosse distribuída, ou seja, se o dividend payout fosse igual a 100%.

Cálculo

Existem duas formas simples de cálculo:

\mbox{EY}=\frac{\mbox{EPS}}{\mbox{Cotacao}}

ou

\mbox{EY}=\frac{\mbox{Resultados liquidos}}{\mbox{Capitalizacao bolsista}}

De notar que o EPS ou resultados líquidos considerados tanto podem ser os históricos, como os previsionais (o que elimina um pouco o problema do crescimento). Existe ainda quem calcule o earnings yield com base numa média um pouco mais longa dos resultados gerados por uma empresa ou pelo conjunto das empresas no mercado, para eliminar o efeito de ciclos. Isto é particularmente importante quando estamos a analisar empresas cíclicas.

É também de referir que os resultados líquidos ou EPS considerados são geralmente expurgados de resultados extraordinários ou não recorrentes, para melhor reflectir a verdadeira performance operacional de cruzeiro da empresa.

Uso

Um dos principais usos do earnings yield, é a sua comparabilidade com as taxas de juro de obrigações, relação essa usada por exemplo no famoso Modelo da FED (FED Model).

O earnings yield também é usado (de forma ajustada) no livro de Joel Greenblatt, The Little Book That Beats the Market.

Ver também