Dividendo

Da Thinkfn

Dividendos são pagamentos efectuados por uma empresa aos seus accionistas, fruto de uma decisão de distribuição de resultados do exercício findo ou de exercícios anteriores.

Quando uma empresa tem lucros (resultados líquidos positivos), toma a decisão em proposta na Assembleia geral de accionistas sobre que destino dar a esses lucros, podendo decidir reforçar reservas e reinvestir os lucros, ou distribuí-los na forma de dividendos.


Política de dividendos

Os dividendos são (em Portugal) normalmente anuais, embora existam empresas (como o BCP) que pagam semestralmente. Os dividendos podem resultar de uma política de dividendos, onde o payout do dividendo é razoavelmente conhecido antes mesmo de estarem apurados os resultados, de forma a que o accionista tem uma boa ideia de quais serão os dividendos em função dos resultados.

Os dividendos podem ser pagos em dinheiro ou acções.


Pagamento de dividendos em acções

Na realidade um pagamento de dividendos em acções corresponde a uma incorporação de reservas ou split, não tendo teoricamente impacto nenhum na capitalização bolsista, e não sendo sequer um pagamento de dividendos propriamente dito. A opção por pagar em acções traduz-se numa espécie de logro que pode por vezes denunciar que o negócio não corre tão bem quanto é apresentado, e que existe uma intenção de conservar liquidez.


Dividendos extraordinários

Quanto uma empresa acumula muito dinheiro, ou recebe um montante elevado de uma qualquer operação (venda de um activo, venda de uma subsidiária), pode acontecer que a empresa declare e pague um dividendo extraordinário, não-recorrente.


Vantagens dos dividendos

  • Permitem uma fonte de rendimentos aos accionistas sem que estes tenham que reduzir as suas posições de investimento;
  • Criam uma disciplina na empresa ao criar uma necessidade de retorno para o accionista;
  • Evitam o acumular de dinheiro na empresa se esta não tiver projectos de investimento com bons retornos para aproveitar, acumular esse que pode levar a decisões menos correctas de investimento;


Desvantagens dos dividendos

  • Se a empresa possuir boas oportunidades de investimento, pagar dividendos é contraproducente e atrasa o crescimento e geração de cash flow da empresa;
  • É fiscalmente ineficiente pagar dividendos, não só os resultados são taxados, como a sua distribuição é novamente taxada como rendimento do indivíduo;


Ver também


Links relevantes