Dividend yield

Da Thinkfn

O Dividend yield ou yield do dividendo, é o rendimento que uma acção proporciona tendo em conta o seu dividendo, rendimento este expresso em percentagem da cotação.

Fórmula de cálculo para uma acção

A fórmula de cálculo do dividend yield (DY) de uma acção é:


\mbox{DY}=\frac{\mbox{Dividendo\ por\ accao}}{\mbox{Cotacao}} x 100


Fórmula de cálculo para um mercado

Também podemos apurar o dividend yield de um índice ou mercado. Nesse caso ele será a soma dos dividendos em montante de todas as empresas do índice/mercado, dividido pela soma das capitalizações bolsistas:


\mbox{DY}=\frac{\sum \mbox{Dividendos}}{\sum \mbox{Capitalizacoes\ bolsistas}} x 100


Este dividend yield de um índice/mercado tende a ser comparado com os seus níveis históricos, e com as taxas de juro vigentes.

Importância do dividend yield

Historicamente, uma fatia significativa dos retornos das acções proveio do dividend yield, embora na história recente (última década) essa importância esteja algo diminuída até pela maior propensão para buybacks como forma (mais eficiente fiscalmente) de retornar dinheiro aos accionistas. Esta nova tendência é discutível porque muitas vezes os buybacks destinam-se apenas a repor a diluição provocada pelas stock options dadas aos trabalhadores.

Ainda assim, é de referir que o dividendo pode ser uma componente importante do retorno de uma acção. Por outro lado, no caso de empresas que conseguem reinvestir os fundos gerados a taxas elevadas, pode não fazer sentido pagar dividendos. Essa tem sido por exemplo a prática da Berkshire Hathaway de Warren Buffett.

Perigo dos dividend yields elevados

Por vezes algumas acções parecem possuir dividend yields extremamente elevados. Nesse caso é importante conhecer a fundo a empresa, pois regra geral um dividend yield muito elevado é sinal de que o mercado espera um corte significativo do dividendo a curto prazo, ou mesmo dificuldades económicas substanciais.

Ver também