Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Divergência

Da Thinkfn

Uma divergência é uma situação que ocorre quando duas linhas num gráfico se deslocam em direcções verticalmente opostas: uma sobe e a outra desce. É frequente procurar-se divergências comparando a direcção de um activo com a direcção do seu RSI, MACD ou oscilador estocástico.

Muitos indicadores tendem a imitar os topos e fundos de um gráfico de preços com uma série de topos e fundos semelhantes. A divergência ocorre quando o indicador não imita o padrão do preço no gráfico, o que é um sinal de fraqueza e de possível inversão.

Divergências tipo 1

Este tipo de divergência ocorre quando, numa tendência ascendente do preço, ocorre um novo máximo relativo do preço (um topo mais alto que o anterior) mas não ocorre um novo máximo relativo do indicador. É chamada divergência bearish.

De forma inversa, numa tendência descendente do preço, se ocorrer um novo mínimo relativo do preço (um fundo mais baixo que o anterior) mas não ocorrer um novo mínimo relativo do indicador, diz-se que ocorreu uma divergência bullish.

Este tipo de divergência provoca movimentos contra a tendência de fundo, retrocessos na tendência. Os sinais são mais fiáveis quando aparecem em zonas de sobrecompra/sobrevenda.

Divergências tipo 2

Este tipo de divergência ocorre quando, numa tendência ascendente do preço, ocorre um novo mínimo relativo do indicador sem que se verifique um novo mínimo relativo do preço.

E de forma inversa quando, numa tendência descendente do preço, ocorre um novo máximo relativo do indicador sem que se verifique um novo máximo relativo do preço.

Estas divergências indicam que acabou o retrocesso na tendência e que, portanto, a tendência vai continuar. Os sinais mais fiáveis aparecem no RSI na zona dos 50.

Ver também