Deutsche Telecom - O imperativo institucional

Da Thinkfn

O que faz uma acção de uma empresa, com múltiplos extremamente atraentes (EV/EBITDA de 5, EV/FCF inferior a 10, Dividend Yield acima de 4%) cair, quando tudo o resto sobe?

Falo de Deutsche Telekom.

Ela cai, devido ao medo do mercado, quanto a um fenómeno que Warren Buffett já descreveu: o Imperativo Institucional. De uma forma simples, esse imperativo é a tendência que as administrações da empresas cotadas sentem em copiar o que os seus pares estão a fazer, faça ou não sentido.

Neste caso, os pares da DT estão a comprar outras empresas, a France Telecom comprou a Amena, a Telefónica lançou uma OPA sobre a O2.

Pois bem, o mercado está agora à espera que a administração da DT faça o mesmo. A especulação centra-se numa contra oferta sobre a O2, ou sobre uma aquisição da KPN.

E aqui é que a administração da DT mostra a sua incapacidade irracional, ao sentir-se movida pelo Imperativo Institucional. Se a administração possuísse controlo sobre si própria, teria poupado esta queda aos seus accionistas, desmentindo simplesmente que se preparava para também ela fazer uma aquisição. Mas não, em vez disso parece que um bichinho os roí por dentro ... "compra qualquer coisa! compra qualquer coisa".

Autor

Incognitus, em 1/11/2005

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.


Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.