Credor de último recurso

Da Thinkfn

Um credor de último recurso é uma instituição, geralmente o banco central de um país, que se disponibiliza a fazer empréstimos ao seu sector bancário/bancos específicos, num momento em que mais nenhuma outra instituição já mostra essa disponibilidade.

Geralmente, um credor de último recurso é necessário quando uma instituição bancária enfrenta problemas de liquidez ou solvência, ou o mercado julga que ela enfrenta esses problemas, sendo então os problemas agravados ou tornados terminais pela incapacidade dessa instituição obter financiamento.

Função

O credor de último recurso funciona como um garante do sistema de banca fraccional, que de outra forma é extremamente vulnerável a pânicos, visto que como um todo o sistema nunca possui liquidez para garantir a totalidade dos seus depósitos.

Assim, o credor de último recurso, a par com outras instituições como os fundos de garantia de depósitos, funcionam de forma a proteger os depositantes do sistema, bem como a economia em geral, da natureza frágil do sistema.

Crítica

A existência de um credor de último recurso é vista como um incentivo à tomada excessiva de risco e a uma gestão pouco prudente dos níveis de liquidez, visto que os players sabem que em caso de falta dessa mesma liquidez, podem sempre obtê-la junto do banco central. É um exemplo de moral hazard.

Ver também