Pesquisa
 

Ceteris paribus

Da Thinkfn

Ceteris paribus é uma expressão do latim que significa “as de mais a par” ou “tudo o mais constante”, isto é, mantendo-se “todas as outras variáveis inalteradas”.

Condição ceteris paribus

A condição ceteris paribus é muito usada na economia (mas não só), em razão da complexidade da análise onde existe um número indeterminado de variáveis de influência remota que podem, eventualmente, desconectar a observação do resultado. Pelo que existe a necessidade de reduzir o número de variáveis dentro de todo o conjunto daquelas que são susceptíveis de exercer influência permanente ou esporádica sobre o fenómeno, para que este possa ser explicado.

Uma predição ou constatação acerca da influência ou conexão esporádica ou permanente entre dois fenómenos, é considerada ceteris paribus quando outras variáveis exógenas (externas)que poderiam cancelar o relacionamento entre o antecedente e o consequente são tidas como tendo influência remota para explicação do comportamento do fenómeno em análise e cuja variação é desconsiderada, sendo assim compreendidas como constantes.

Experimentalmente, a assumpção ceteris paribus é importante no sentido de formular uma teoria em que geralmente é necessário desprezar factores que interfeririam com a observação de um relacionamento de causa específico, para o que, o observador toma o controlo de todas as variáveis independentes (considerando-as constantes) à excepção da que está em estudo, de modo que o efeito da variável independente na variável dependente possa ser isolado.

Isolamento hipotético e substantivo

A condição ceteris paribus pode ser usada de duas formas:

  • Isolamento hipotético, quando uma váriavel é assumida como constante no sentido de analisar a influência de outra variável em isolamento.
  • Isolamento substantivo – Temporal ou Casual.
    • Isolamento temporal é quando as variáveis consideradas constantes na condição ceteris paribus variam muito lentamente relativamente a outras variáveis influentes, de tal modo que podem ser consideradas constantes a qualquer momento no tempo.
      • Ex. pode ser quando consideramos os efeitos de hábitos de consumo por questões culturais como constantes na análise de outro efeito na alteração de preços; isto porque demoram muito tempo a manifestarem-se.
    • Isolamento casual é quando as variáveis consideradas constantes na condição ceteris paribus não são significativamente afectadas pelos processos sobre observação.
      • Ex: pode ser quando consideramos que uma determinada decisão do governo em termos de orçamento de estado não irá afectar os hábitos de consumo, que são mantidos constantes para efeitos de observação de alteração de preço devido a outros factores. Já se essas decisões de política orçamental afectarem o consumo individual, como por exemplo um aumento do imposto sobre o trabalho, (na medida em que retira poder de compra/diminuição de riqueza – efeito rendimento - e altera os preços relativos – efeito de substituição), o isolamento substantivo não deve ser usado.

Referências