Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Bioestatística

Da Thinkfn

A bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e médico,. Ela é essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área biológica e médica. É fundamental à epidemiologia, à ecologia e à medicina baseada em evidência.

O interesse do método estatístico para o profissional das ciências da vida

Para os que pesquisam, é inútil falar da importância da estatística: ela é importante tanto no momento do planejamento experimental quanto na hora da análise.

No entanto, muitos profissionais, principalmente aqueles mais próximos da prática diária e mais distantes do trabalho dito científico, tendem a crer que têm pouco a ver com a estatística, já que não costumam trabalhar com grupos, mas com coleção de indivíduos. Dois erros, no mínimo, podem ser relacionados a este comportamento. Primeiro, esse profissional não poderá acompanhar corretamente a evolução da pesquisa em sua área de interesse, que faz uso permanente da estatística. Segundo, algumas noções de métodos estatísticos pode permitir ao profissional, não somente tomar consciência da variabilidade dos dados com os quais lida, como também favorecer um melhor entendimento e controle desta variabilidade.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Bioestatística. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.