Berkshire Hathaway

Da Thinkfn

<metadesc content="A Berkshire Hathaway é a holding usada por Warren Buffett para realizar os seus investimentos." />

Comparação percentual da evolução da cotação das acções classe A da Berkshire Hathaway e do índice S&P 500, entre Janeiro de 1990 e Outubro de 2007.
O certificado verde das acções Classe A da Berkshire Hathaway NYSEBRKA. A Berkshire é a única cotada na qual os possuidores de acções Classe A podem fazer o seu próprio stock-split trocando-as por acções Classe B.
Imagem: About.com
O certificado azul das acções Classe B da Berkshire Hathaway NYSEBRKB.
Imagem: About.com

A Berkshire Hathaway é a holding usada por Warren Buffett para realizar os seus investimentos.

História

Em 1962 Warren Buffett começou a comprar acções da Berkshire Hathaway, uma empresa têxtil de New Bedford, em Massachussets, quando as acções desta cairam abaixo dos 8 USD. Nesta altura cotava abaixo do valor do seu fundo de maneio, que era de 16.50 USD por acção. Durante o período de gestão das suas sociedades de investimento (1957-1969), o pior investimento de Warren Buffett foi possivelmente esta empresa.

Em 1963, Buffett e os seus associados eram já accionistas maioritários. Buffett aumentou gradualmente a posição até 49% e usou os votos para alterar a gestão da companhia. Assumiu a presidência do conselho de administração e colocou Ken Chace na presidência da comissão executiva. Buffett tratava da estrutura financeira. Ken tratava das operações da empresa, mantendo a operação têxtil. Esta revelou-se problemática, mas Buffett preserverou, provavelmente por razões altruistas em relação aos trabalhadores (cerca de 2.300 na altura) e possivelmente outras menos altruístas. Segundo Buffett, a maioria dos trabalhadores eram portugueses e não falavam inglês (ver artigo Visita a Warren Buffett). Mas ao longo dos anos foi-se apercebendo que a concorrência vinda do estrangeiro e os altos custos estruturais votavam a operação ao fracasso. Eventualmente, em 1985, foi extinta.

Gradualmente, Buffett começou a redireccionar os fundos em excesso da companhia para investimento. No centro da sua estratégia estavam as companhias de seguros, devido às grandes reservas que mantêm disponíveis para acudir a futuras indemnizações. Em essência, a seguradora não tem posse dos fundos em reserva, mas pode investi-los e ficar com o retorno obtido. Por volta de 1967, Buffett negociou a compra de duas seguradoras do Nebraska, a National Indemnity e a National Fire and Marine Insurance.

Este primeiro investimento em seguros foi o começo da lenda do investimento em que a Berkshire Hathaway e Buffet se tornariam.

Presente

A Berkshire Hathaway é hoje a holding do império de Warren Buffett, controla 73 negócios diferentes, com mais de 217 000 empregados e receitas próximas de $100bn (108 USD).

Cartas de Warren Buffett

Anualmente, Warren Buffett escreve uma carta aos seus accionistas que é uma referência em termos de conhecimento e, por vezes, de humor. Também anualmente, Warren Buffett organiza uma verdadeira peregrinação dos seus accionistas, por ocasião da assembleia geral da Berkshire Hathaway.

Ver também

Links relevantes



Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.