Pesquisa
 

Ajuda:Conteúdos

Da Thinkfn

Bem-vindo(a) ao Think Finance, o repositório de conhecimento financeiro em língua portuguesa escrito pelos seus leitores e disponível para todos na Internet.

Este repositório tem por base uma wiki que permite a qualquer pessoa, inclusivamente a si, melhorar de imediato qualquer artigo. Sim, você também pode editar!

Precisamos sempre de mais colaboradores para ampliar o número de artigos e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.

Índice

Navegando no Think Finance

O Think Finance funciona sobre o software MediaWiki, o mesmo que faz funcionar a Wikipédia.

Para explorar a informação do repositório de forma estruturada, vá até a página principal, encontre o que lhe interessa e comece a exploração. Existe também um campo de pesquisa que pode ser utilizado para encontrar informação rapidamente.

Todos os artigos têm uma página para discussão do seu conteúdo. Se num artigo não encontrar toda a informação que necessita, use a página de discussão para colocar dúvidas, clicando em Discussão a partir do artigo.

Caso não encontre um artigo sobre o assunto que pretende ou tenha dificuldade em encontrá-lo, registre a sua necessidade na nossa página de solicitação de novos artigos.

Edição

Qualquer utilizador registado pode editar o conteúdo do Think Finance! Para tal, basta clicar em Editar na respectiva página ou secção. Se tiver dúvidas sobre como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página de edição).

Não estando registado, pode consultar todas as páginas sem limitação.

Uma das melhores formas de aprender rapidamente os comandos mais simples, é observar como estão escritos outros artigos, nomeadamente tentando editá-los sem os gravar. Pode também usar a página de testes para fazer todo o género de experiências sem medo.

A edição é livre, mas com a liberdade vem a responsabilidade, por isso pedimos-lhe que use este recurso de forma responsável.

Criação de artigos

Quando encontra uma ligação para uma página que ainda não existe, a ligação terá este aspecto: artigo inexistente. Se clicar nessa ligação é apresentada a página de edição. Basta escrever o seu texto, e usar os botões ao fundo da página de edição para visualizar o resultado e gravar.

Para criar um novo artigo para o qual não há uma ligação, basta procurar a página na zona de pesquisa. Se essa página ainda não existir, será apresentada uma ligação na frase: "Pode criar aqui essa página". Basta seguir a ligação que é apresentada.

Guia simples para editar

A seguinte tabela apresenta alguns códigos wiki para obter alguns efeitos comuns. Para aprender mais sobre os códigos wiki, e todas as particularidades e capacidades de formatação, pode ler a página de ajuda de edição.

Se escrever isto Este é o resultado
==Titulo==

Titulo

===Sub-titulo===

Sub-titulo

====Sub-sub-titulo====

Sub-sub-titulo

*Lista por pontos

*Lista por pontos

  • Lista por pontos
  • Lista por pontos
#Lista numerada

#Lista numerada

  1. Lista numerada
  2. Lista numerada
:Primeira identação
Primeira identação
::Segunda identação
Segunda identação
:::Terceira identação
Terceira identação
[[Enterprise value]] Um link interno

Enterprise value Um link interno

[[Enterprise value| Um link interno]]

Um link interno

[http://www.thinkfn.com Um link externo]

Um link externo

Ilustração

Ilustracoes.PNG

Outra forma de contribuir para o Think Finance é na área da ilustração de artigos. Idealmente, cada artigo seria ilustrado com uma ou mais imagens relevantes para o seu conteúdo. Podem ser imagens ilustrativas ou clarificadoras da mensagem do artigo ou de uma secção, ou imagens genéricas de conteúdo da área financeira.

Se gosta de criar ilustrações, pintar ou tem a fotografia como hobbie, pode exibir as suas criações próprias, cujo conteúdo esteja alinhado com o conteúdo de um artigo existente ou futuro, aqui no Think Finance. Todo este material será devidamente creditado ao seu autor e pode ser ligado a um site pessoal do mesmo.

Alguns exemplos de material desejável, seriam fotos ou ilustrações de:

  • Edifícios onde estão localizadas entidades económicas ou financeiras nacionais ou internacionais (por exemplo, Instituto Nacional de Estatística, Casa da Moeda, Bolsas mundiais, etc.)
  • Personalidades relevantes da área financeira
  • Composições diversas de materiais típicos da área financeira (por exemplo, páginas de cotações nos jornais, etc.)
  • Moedas e notas bancárias de todo o mundo, em circulação ou fora de circulação
  • Instrumentos financeiros, devidamente anonimizadas se necessário
  • Obras cujo conteúdo possa ser literal ou subjectivamente associado ao assunto de um artigo
  • Gráficos de cotações e estatísticos

Em geral, qualquer imagem interessante e informativa que ajude o leitor a compreender o conteúdo ou que ajude a quebrar a monotonia de uma página escrita. Qualquer artigo existente que ainda não possua ilustrações pode servir de mote para exibir os seus dotes.

Aglutinação de conteúdos

Textos.PNG

Se tem um blog, página ou site financeiro na internet que já não deseja manter, considere a possibilidade de integrar (ou permitir-nos integrar) algum do seu conteúdo no Think Finance.

Da mesma forma, podemos proporcionar um veículo de divulgação a autores de trabalhos e teses académicas na área económica, financeira e do investimento, cujos autores estejam na disponibilidade de os partilhar ou pretendam divulgar.

Precisam de ser conteúdos criados pelo próprio e, desde que a sua qualidade o justifique, teremos prazer em tornar o Think Finance o veículo de divulgação a uma audiência alargada. Todo este material será devidamente creditado ao seu autor e pode ser ligado a um site pessoal do mesmo.

Tenho que me registar?

Sim, se quiser contribuir (para ler, não é necessário), isto com vista a evitar possíveis vandalismos e tendo em conta que no futuro os artigos mencionarão os principais colaboradores que tornaram a sua existência possível.

Além disso, com o registo ganha uma página pessoal que também pode editar, bem como uma página de discussão e um fórum onde pode contactar os restantes membros da comunidade. Poderá ainda criar outras páginas associadas a estas, se assim o desejar, e estabelecer ligações entre elas. É na prática o mesmo que possuir um blog ou site pessoal, e pode usá-lo para isso mesmo, se quiser por exemplo descrever a sua aventura nos mercados!

  • Poderá contribuir com novo conteúdo para o Think Finance, ou melhorar o já existente;
  • Poderá aceder à comunidade no fórum e comunicar com os restantes membros;
  • Poderá criar uma ou mais páginas pessoais;
  • A comunidade poderá conhecê-lo e aceder à sua página ou páginas criadas por si aqui no projecto Think Finance;
  • As suas contribuições poderão ser vistas nas páginas de estatísticas. Você pode entrar para a lista de maiores contribuidores!

Para se registar clique em entrar no canto superior direito. Crie a sua página de perfil e verifique se está registado (logged) sempre que quiser alterar alguma página.


Esperamos que possa contribuir e aprender com este projecto, e que em última análise, venha verdadeiramente a ganhar com isso.