Taxa de juro nominal

Da Thinkfn
Revisão das 05h04min de 9 de novembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

<metadesc content="Uma taxa de juro nominal, (nominal interest rate), é uma taxa de juro fixada para um período de tempo possivelmente diferente do período de capitalização da aplicação a que se refere." /> <keywords content="taxa nominal, taxa de juro nominal, taxa anual, taxa de juro anual, TAN, taxa semestral, taxa de juro semestral, taxa trimestral, taxa de juro trimestral, taxa mensal, taxa de juro mensal, comparação de taxas de juro" />

Taxas de juro nominais praticadas para vários cartões de crédito, em Novembro de 2008, por uma instituição bancária portuguesa. (imagem tratada e anonimizada).

Uma taxa de juro nominal, (nominal interest rate), é uma taxa de juro fixada para um período de tempo possivelmente diferente do período de capitalização da aplicação a que se refere. Por outras palavras, uma taxa de juro anual (portanto, para o período de um ano) quando referida para qualquer depósito cujo período de capitalização seja diferente de um ano, é nominal.

A taxa é chamada "nominal" porque normalmente não expressa a verdadeira taxa de juro de cada período de capitalização. Só a expressa quando o período de capitalização é igual ou superior ao período da taxa; em cujo caso, ela é igual à taxa de juro efectiva.

A taxa de juro nominal mais frequentemente usada é a que é fixada para o período de um ano e designa-se taxa anual nominal (TAN). Mas uma taxa de juro nominal pode ser fixada para qualquer período de tempo que se pretenda.

Embora uma taxa de juro nominal não seja a verdadeira taxa de juro da aplicação, a razão porque é usada é que facilita a comparação entre aplicações financeiras alternativas, porque permite saber qual é a remuneração de todas elas para um mesmo período de tempo. Assim, permite eliminar diferenças entre elas devidas aos seus períodos de capitalização e prazos de aplicação, ou devidas ao efeito dos juros compostos.

Calcula-se a taxa de juro nominal para qualquer período da seguinte forma:

i_{nominal} = i \times n

onde

i é a taxa de juro do período de capitalização, e
n é o número de períodos de capitalização que ocorrerão no período de tempo da taxa de juro nominal (por exemplo, para a taxa anual nominal de um depósito trimestral, n=4)

Exemplos

Um cartão de crédito que cobra juros de 5% ao mês, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,05 \times 12
i_{nominal}=0,60

ou seja, 60%.

Um cartão de crédito que cobra juros trimestrais de 15%, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,15 \times 4
i_{nominal}=0,60

ou seja, 60%.

Um depósito a dois anos, que paga juros de 10% no final desse período, tem uma taxa de juro anual nominal de:

i_{nominal}=0,10 \times 0,5
i_{nominal}=0,05

ou seja, 5%. A sua taxa de juro mensal nominal é:

i_{nominal}=0,10 \times \left ( \frac 1 {24} \right )
i_{nominal}=0,0041666...

ou seja, aproximadamente 0,416%.

Ver também