Quedas e recuperações

Da Thinkfn

Noutro tópico referi que uso stops de 20% quando o Mercado está Bullish e 15% quando Bearish, excepto para as Microcaps – mas estas são de um sub-mundo muito especial, falarei delas outro dia.

Mas para as acções “à séria” é preciso dar-lhes espaço para respirarem, terem as suas crises de tomadas de lucro – como há poucos dias na Energia – e por isso prefiro não ser stopado numa ganhadora só porque teve uma forte correcção, para depois vê-la fazer novos máximos. Uma queda de 20% implica uma recuperação de 25% para voltar onde estava. Vemos movimentos desses todos os dias, em modo Bullish.

Uma queda de 15% implica uma recuperação de 18% para voltar onde estava. Vemos movimentos desses todos os dias, em modo Bearish.

Cortar as perdas nestes valores é essencial para preservar o capital suficiente para recuperar o prejuízo aplicando-o em acções ganhadoras.

Mas se deixarmos cair mais, a coisa torna-se problemática – podemos ter de esperar meses ou anos (se entretanto não falir) para termos de novo o preço antes da queda.

Tenho visto muitos agarrarem-se a papéis em que estão a perder 90% esquecendo-se que seria precisa uma subida de 900% para voltar ao preço de compra.

Aqui fica uma tabela (uma imagem vale mais que mil palavras):


TabelaQuedas.jpg


Autor

Fogueiro, em 19/2/2006

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.