O impacto do dólar forte

Da Thinkfn
Revisão das 07h23min de 21 de junho de 2009 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Uma consequência que aparentemente está a ser ignorada pelo mercado, é a de que se o Dólar se mantiver aos níveis presentes até ao final do Trimestre, provavelmente muitas serão as companhias americanas que farão profit warnings ou emitirão perspectivas desanimadoras para os trimestres seguintes.

Isto acontece não porque um Dólar forte dificulte as exportações (dificulta, mas esse impacto só se dá ao longo do tempo), mas principalmente porque a maioria das grandes companhias americanas reporta em Dólares, mas é multinacional possuindo subsidiárias por todo o mundo. Ora, quando se convertem os resultados (vendas e lucros) dessas subsidiárias para Dólares para consolidar as contas do Trimestre, a subida do Dólar equivale directamente a resultados mais fracos.

Isto pode ser mitigado por se usarem câmbios médios, etc, mas não deixa de acontecer. Aliás, quando o Dólar estava permanentemente a desvalorizar, muitas foram as companhias que beneficiaram do efeito contrário.

Portanto, cuidado com as empresas americanas com um peso muito grande no exterior, pois podem vir aí surpresas já neste trimestre (a menos que o Dólar enfraqueça até ao fim de Junho ...). Por fim, é de esperar que empresas europeias com subsidiárias nos EUA, que não tenham feito o hedge do Dólar com futuros, venham a beneficiar já este trimestre com a força do Dólar, pelo mesmo efeito de consolidação.

Autor

Incognitus, em 13/6/2005

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.


Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.