Diferenças entre edições de "Indicador TRIN"

Da Thinkfn
Linha 17: Linha 17:
 
*{{en}} [http://www.marketvolume.com/content/chart_school/studies/default.asp Technical Indicators], Market Volume
 
*{{en}} [http://www.marketvolume.com/content/chart_school/studies/default.asp Technical Indicators], Market Volume
 
*{{en}} [http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:trin TRIN] Stock Charts
 
*{{en}} [http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:trin TRIN] Stock Charts
 +
 +
[[Categoria:Estratégias]]

Revisão das 11h28min de 3 de março de 2008

O indicador TRIN é um oscilador (breadth oscillator) que ajuda a determinar a força ou fraqueza interna de um mercado. É normalmente usado como uma ferramenta para negociação de curto prazo.

TRIN é um acrónimo da designação inglesa the Trading Index. Também conhecido como o indicador ARMS, este indicador foi desenvolvido por Richard Arms na década de 1970. Este indicador pode ser aplicado a um índice ou a um cabaz de acções. Algumas fontes referem-se ao indicador TRIN, quando aplicado a todo o New York Stock Exchange (NYSE), como o "NYSE Short Term Trading Index".

O TRIN representa a relação entre o número de instrumentos em ascensão e declínio (advancing and declining issues) e o fluxo de volume para cada um deles. Por outras palavras, ele calcula-se dividindo o rácio de Instrumentos Ascendentes/Descendentes (AD) pelo rácio dos volumes desses instrumentos. Assim:

{TRIN} = \left(\frac {instrumentos\ ascendentes/instrumentos \ descendentes}{volume\ dos\ ascendentes/volume\ dos\ descendentes} \right)

Esta fórmula indica se o volume está a fluir para os instrumentos em ascensão ou declínio. O TRIN resulta num valor inferior a 1,0 quando os instrumentos em ascensão são a principal fonte de volume, e superior a 1,0 quando são os instrumentos em declínio a principal fonte do volume.

As análises baseadas no indicador TRIN têm evoluído ao longo dos anos. O conceito original de Richard Arms era o de usar o TRIN como indicador para detectar níveis críticos do mercado, aos quais um índice ou cabaz de acções se torna sobrecomprado ou sobrevendido. Richard assumia que um mercado estava sobrevendido quando a média móvel de 10 dias do TRIN descia abaixo de 0,8 e, de modo inverso, sobrecomprado quando a média móvel subia acima de 1,2.

De modo geral, um TRIN ascendente indica um sentimento negativo (bearish) e um TRIN descendente indica um sentimento positivo (bullish). Desta forma, o TRIN tem uma relação inversa com o TICK.

Links externos