Diferenças entre edições de "Indicador TRIN"

Da Thinkfn
m (TRIN-NYSE foi movido para Indicador TRIN)
(Compreender o TRIN)
 
(17 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
{{Criar}}
+
O '''indicador TRIN''' é um oscilador ''(breadth oscillator)'' que ajuda a determinar a força ou fraqueza interna de um mercado. Em essência, indica se o volume está a fluir para os instrumentos em ascensão ou em declínio. É normalmente usado para a negociação de curto prazo.
<!--
+
The Trin is a breadth oscillator which aids in the measurement of internal market strength or weakness. Also known as The Arms Index (because it was invented by Richard Arms), the Trin is an acronym that stands for The Trading Index.
+
  
The Trin measures volatility within the stock market. The Trin represents the relationship between advancing and declining issues by measuring their volume flow. The Trin is commonly used as a short term trading tool.
+
TRIN é um acrónimo da designação inglesa ''the Trading Index''. Também conhecido como o '''indicador ARMS''', este indicador foi desenvolvido por [[Richard Arms]] na década de 1970. Este indicador pode ser aplicado a um índice ou a um cabaz de acções. Algumas fontes referem-se ao indicador TRIN, quando aplicado a todo o [[NYSE|New York Stock Exchange (NYSE)]], como o '''''"NYSE Short Term Trading Index"'''''.
  
The Trin also has an inverse relationship with the Tick. In contrast to the Tick, a rising Trin signals that the Bears are beginning to take control. Likewise, a falling Trin tells us that the Bulls are taking control of the direction of the market because a falling Trin shows us that more volume is flowing into advancing stocks than declining stocks.
+
O TRIN representa a relação entre o número de instrumentos em ascensão e declínio ''(advancing and declining issues)'' e o fluxo de volume para cada um deles. Por outras palavras, ele calcula-se dividindo o rácio de [[Indicador AD|Instrumentos Ascendentes/Descendentes (AD)]] pelo rácio dos volumes desses instrumentos. Assim:
  
The formula for the Trin is as follows:
 
  
Advancing Issues / Declining Issues
+
:<tex>{TRIN} = \frac {instrumentos\ ascendentes/instrumentos \ descendentes}{volume\ dos\ ascendentes/volume\ dos\ descendentes}</tex>
----------------------------------------------------
+
Advancing Volume / Declining Volume
+
  
  
This formula, like the Trin itself, helps us to descern whether volume is flowing into advancing or declining issues. The Trin will read under 1.0 when advancing stocks are the major source of volume and above 1.0 when declining stocks are the predominant source of volume flow in the market.
+
[[Image:TRIN-NASD.gif|450px|right|thumb|O indicador TRIN calculado para o mercado americano [[NASDAQ]] (TRIN-NASD). Na imagem inferior, a média móvel de 10 dias do TRIN-NASD com as indicações de sobrecompra (a vermelho) e sobrevenda (a verde). Na imagem superior, as indicações são sobrepostas no índice [[NASDAQ 100]] (NDX).]]
  
In Brief:
+
Esta fórmula indica se o volume está a fluir para os instrumentos em ascensão ou declínio. O TRIN resulta num valor invertido, isto é, ''inferior'' a 1,0 quando os instrumentos em ''ascensão'' são a principal fonte de volume, e ''superior'' a 1,0 quando os instrumentos em ''declínio'' são a principal fonte do volume.
A rising Trin depicts a weak market and a falling Trin depicts a strong market.
+
 
 +
As análises baseadas no indicador TRIN têm evoluído ao longo dos anos. O conceito original de Richard Arms era o de usar o TRIN como indicador para detectar níveis críticos do mercado, aos quais um índice ou cabaz de acções se torna [[sobrecomprado]] ou [[sobrevendido]]. Richard assumia que um mercado estava [[sobrevendido]] quando a média móvel de 10 dias do TRIN descia abaixo de 0,8 e, de modo inverso, [[sobrecomprado]] quando a média móvel subia acima de 1,2.
 +
 
 +
De modo geral, um TRIN ascendente indica um sentimento negativo ''([[bearish]])'' e um TRIN descendente indica um sentimento positivo ''([[bullish]])''. Desta forma, o TRIN tem uma relação inversa com o [[Indicador TICK|TICK]].
 +
 
 +
==Cálculos do TRIN pelos fornecedores de dados==
 +
Vários fornecedores de dados efectuam automaticamente o cálculo do TRIN para diversos mercados e índices e disponibilizam-no aos clientes sob diversos códigos, por exemplo, TRIN-NASD, TRIN-NYSE e TRIN-AMEX.
 +
 
 +
É de notar, no entanto, que a forma de cálculo não é consensual e se encontram diferenças entre os fornecedores de dados. As diferenças incidem no tratamento que é dado aos instrumentos que invertem a sua tendência durante a sessão, isto é, que estando em ascensão entram em declínio e vice-versa.
 +
 
 +
No início de 2008, a Interactive Brokers fazia o cálculo de forma que os volumes já registados em ascensão ou em declínio não transitavam para os volumes opostos caso o instrumento invertesse a tendência. O cálculo fornecido no IQFeed, no entanto, transitava para o volume oposto os volumes já registados caso o instrumento invertesse a tendência.
 +
 
 +
Este ponto pode ser melhor compreendido, tomando como exemplo um mercado com um único instrumento, que regista um volume de 100 em ascensão, inverte a tendência e regista um novo volume de 100 em declínio. A Interactive Brokers, a meio do movimento (portanto após a ascensão) registará um volume ascendente de 100 e volume descendente de 0; no fim do movimento (portanto após o declínio) o volume ascendente mantém-se em 100 e o descendente está agora a 100. O IQFeed, a meio do movimento registará um volume ascendente de 100 e descendente de 0; no fim do movimento o volume ascendente é 0 e o descendente 200. Portanto, no IQFeed, quando um instrumento inverte a sua tendência todo o volume registado nesse instrumento transita para o volume oposto.
 +
 
 +
A ilustração do TRIN na imagem acima tem por base os dados da Interactive Brokers.
 +
 
 +
[[Image:TRIN_Vol_Equilibrado.gif|500px|right|thumb|'''''Figura 1.''''' TRIN para situação de equilíbrio entre volume ascendente e descendente.]]
 +
[[Image:TRIN_Vol_Ascendente.gif|500px|right|thumb|'''''Figura 2.''''' TRIN para situação de maior volume ascendente do que descendente.]]
 +
[[Image:TRIN_Vol_Descendente.gif|500px|right|thumb|'''''Figura 3.''''' TRIN para situação de maior volume descendente do que ascendente.]]
 +
 
 +
==Compreender o TRIN==
 +
As figuras 1 a 3 ilustram três cenários de mercado que permitem compreender a mecânica de comportamento do TRIN.
 +
 
 +
Cada exemplo tem por base um cabaz com 10 instrumentos e representa diversos cenários de combinações possíveis entre os instrumentos ascendentes e descendentes.
 +
 
 +
Os instrumentos são representados à esquerda das tabelas e encontram-se numerados de 1 a 10. Os diversos cenários são representados nas colunas verticais.
 +
 
 +
As tabelas apresentam o volume feito, por unidade de tempo (por exemplo, 1 segundo) para cada instrumento em cada cenário. Se o instrumento é ascendente o volume tem fundo verde. Se o instrumento é descendente o volume tem fundo vermelho.
 +
 
 +
Temos portanto, na coluna mais à esquerda de cada tabela, uma situação de mercado em que todos os instrumentos estão a cair. Progredindo para a direita, um número cada vez maior de instrumentos está em ascenção. A meio da tabela, 50% dos instrumentos sobem e 50% descem. E, na coluna mais à direita, a situação de mercado em que todos os instrumentos estão em subida. As situações extremas mais à esquerda e à direita resultam numa divisão por zero ao calcular o TRIN, portanto em erro.
 +
 
 +
Na figura 1, é ilustrada a situação em que existe um equilíbrio entre o volume ascendente e descendente. Por outras palavras, os volumes individuais dos instrumentos ascendentes são semelhantes aos volumes individuais dos instrumentos descendentes, ''embora os totais desses volumes para todo o mercado sejam diferentes''. No exemplo, todos os instrumentos têm volume 100. Portanto, o volume flui de forma semelhante para todos os instrumentos.
 +
 
 +
É interessante notar que, neste caso, independentemente da proporção de instrumentos ascendentes em relação aos instrumentos descendentes, portanto ''independentemente do cenário ser de subida ou de descida generalizada do mercado'', o TRIN é o mesmo para todos os cenários: 1,0. Isto reflecte o equilíbrio entre o volume que está a fluir individualmente, em média, para os instrumentos ascendentes e para os descendentes. Por ser subtil, este ponto merece ser analisado em detalhe até ser compreendido pelo leitor.
 +
 
 +
Nas figuras 2 e 3, que apresentam situações de mercado em que o volume flui de forma desigual para os instrumentos ascendentes e descendentes, verifica-se a mesma igualdade no resultado do TRIN e, uma vez mais, ''independentemente do cenário ser de subida ou descida generalizada do mercado''.
 +
 
 +
Na figura 2, o volume que flui para os instrumentos ascendentes é superior em média ao volume que flui para os instrumentos descendentes. Consequentemente, o TRIN desce.
 +
 
 +
De forma inversa, na figura 3, o volume que flui para os instrumentos descendentes é superior em média ao volume que flui para os instrumentos ascendentes. Consequentemente, o TRIN sobe.
 +
 
 +
Em conclusão, o TRIN pode ser entendido como um indicador que reflecte se o fluxo de volume é, em média, semelhante para os instrumentos ascendentes e descentes (TRIN igual a 1,0), superior para os ascendentes (TRN inferior a 1,0) ou superior para os instrumentos descendentes (TRIN superior a 1,0). E, por uma última vez, ''independentemente do cenário ser de subida ou descida generalizada do mercado''.
 +
 
 +
==Ver também==
 +
*[[Análise técnica]]
 +
*[[Indicadores técnicos]]
 +
*[[Padrões técnicos]]
  
-->
 
 
==Links externos==
 
==Links externos==
*{{en}} [http://www.daytradingit.com/trin.html NYSE TRIN]
+
*{{en}} [http://www.daytradingit.com/trin.html NYSE TRIN], Day Trading It
*{{en}} [http://www.marketvolume.com/content/chart_school/studies/default.asp Technical Indicators]
+
*{{en}} [http://www.marketvolume.com/content/chart_school/studies/default.asp Technical Indicators], Market Volume
 +
*{{en}} [http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:trin TRIN] Stock Charts
 +
 
 +
[[Categoria:Análise técnica]][[Categoria:Estratégias]][[Categoria:Indicadores técnicos]]

Edição atual desde as 09h31min de 10 de fevereiro de 2009

O indicador TRIN é um oscilador (breadth oscillator) que ajuda a determinar a força ou fraqueza interna de um mercado. Em essência, indica se o volume está a fluir para os instrumentos em ascensão ou em declínio. É normalmente usado para a negociação de curto prazo.

TRIN é um acrónimo da designação inglesa the Trading Index. Também conhecido como o indicador ARMS, este indicador foi desenvolvido por Richard Arms na década de 1970. Este indicador pode ser aplicado a um índice ou a um cabaz de acções. Algumas fontes referem-se ao indicador TRIN, quando aplicado a todo o New York Stock Exchange (NYSE), como o "NYSE Short Term Trading Index".

O TRIN representa a relação entre o número de instrumentos em ascensão e declínio (advancing and declining issues) e o fluxo de volume para cada um deles. Por outras palavras, ele calcula-se dividindo o rácio de Instrumentos Ascendentes/Descendentes (AD) pelo rácio dos volumes desses instrumentos. Assim:


{TRIN} = \frac {instrumentos\ ascendentes/instrumentos \ descendentes}{volume\ dos\ ascendentes/volume\ dos\ descendentes}


O indicador TRIN calculado para o mercado americano NASDAQ (TRIN-NASD). Na imagem inferior, a média móvel de 10 dias do TRIN-NASD com as indicações de sobrecompra (a vermelho) e sobrevenda (a verde). Na imagem superior, as indicações são sobrepostas no índice NASDAQ 100 (NDX).

Esta fórmula indica se o volume está a fluir para os instrumentos em ascensão ou declínio. O TRIN resulta num valor invertido, isto é, inferior a 1,0 quando os instrumentos em ascensão são a principal fonte de volume, e superior a 1,0 quando os instrumentos em declínio são a principal fonte do volume.

As análises baseadas no indicador TRIN têm evoluído ao longo dos anos. O conceito original de Richard Arms era o de usar o TRIN como indicador para detectar níveis críticos do mercado, aos quais um índice ou cabaz de acções se torna sobrecomprado ou sobrevendido. Richard assumia que um mercado estava sobrevendido quando a média móvel de 10 dias do TRIN descia abaixo de 0,8 e, de modo inverso, sobrecomprado quando a média móvel subia acima de 1,2.

De modo geral, um TRIN ascendente indica um sentimento negativo (bearish) e um TRIN descendente indica um sentimento positivo (bullish). Desta forma, o TRIN tem uma relação inversa com o TICK.

Cálculos do TRIN pelos fornecedores de dados

Vários fornecedores de dados efectuam automaticamente o cálculo do TRIN para diversos mercados e índices e disponibilizam-no aos clientes sob diversos códigos, por exemplo, TRIN-NASD, TRIN-NYSE e TRIN-AMEX.

É de notar, no entanto, que a forma de cálculo não é consensual e se encontram diferenças entre os fornecedores de dados. As diferenças incidem no tratamento que é dado aos instrumentos que invertem a sua tendência durante a sessão, isto é, que estando em ascensão entram em declínio e vice-versa.

No início de 2008, a Interactive Brokers fazia o cálculo de forma que os volumes já registados em ascensão ou em declínio não transitavam para os volumes opostos caso o instrumento invertesse a tendência. O cálculo fornecido no IQFeed, no entanto, transitava para o volume oposto os volumes já registados caso o instrumento invertesse a tendência.

Este ponto pode ser melhor compreendido, tomando como exemplo um mercado com um único instrumento, que regista um volume de 100 em ascensão, inverte a tendência e regista um novo volume de 100 em declínio. A Interactive Brokers, a meio do movimento (portanto após a ascensão) registará um volume ascendente de 100 e volume descendente de 0; no fim do movimento (portanto após o declínio) o volume ascendente mantém-se em 100 e o descendente está agora a 100. O IQFeed, a meio do movimento registará um volume ascendente de 100 e descendente de 0; no fim do movimento o volume ascendente é 0 e o descendente 200. Portanto, no IQFeed, quando um instrumento inverte a sua tendência todo o volume registado nesse instrumento transita para o volume oposto.

A ilustração do TRIN na imagem acima tem por base os dados da Interactive Brokers.

Figura 1. TRIN para situação de equilíbrio entre volume ascendente e descendente. Figura 2. TRIN para situação de maior volume ascendente do que descendente. Figura 3. TRIN para situação de maior volume descendente do que ascendente.

Compreender o TRIN

As figuras 1 a 3 ilustram três cenários de mercado que permitem compreender a mecânica de comportamento do TRIN.

Cada exemplo tem por base um cabaz com 10 instrumentos e representa diversos cenários de combinações possíveis entre os instrumentos ascendentes e descendentes.

Os instrumentos são representados à esquerda das tabelas e encontram-se numerados de 1 a 10. Os diversos cenários são representados nas colunas verticais.

As tabelas apresentam o volume feito, por unidade de tempo (por exemplo, 1 segundo) para cada instrumento em cada cenário. Se o instrumento é ascendente o volume tem fundo verde. Se o instrumento é descendente o volume tem fundo vermelho.

Temos portanto, na coluna mais à esquerda de cada tabela, uma situação de mercado em que todos os instrumentos estão a cair. Progredindo para a direita, um número cada vez maior de instrumentos está em ascenção. A meio da tabela, 50% dos instrumentos sobem e 50% descem. E, na coluna mais à direita, a situação de mercado em que todos os instrumentos estão em subida. As situações extremas mais à esquerda e à direita resultam numa divisão por zero ao calcular o TRIN, portanto em erro.

Na figura 1, é ilustrada a situação em que existe um equilíbrio entre o volume ascendente e descendente. Por outras palavras, os volumes individuais dos instrumentos ascendentes são semelhantes aos volumes individuais dos instrumentos descendentes, embora os totais desses volumes para todo o mercado sejam diferentes. No exemplo, todos os instrumentos têm volume 100. Portanto, o volume flui de forma semelhante para todos os instrumentos.

É interessante notar que, neste caso, independentemente da proporção de instrumentos ascendentes em relação aos instrumentos descendentes, portanto independentemente do cenário ser de subida ou de descida generalizada do mercado, o TRIN é o mesmo para todos os cenários: 1,0. Isto reflecte o equilíbrio entre o volume que está a fluir individualmente, em média, para os instrumentos ascendentes e para os descendentes. Por ser subtil, este ponto merece ser analisado em detalhe até ser compreendido pelo leitor.

Nas figuras 2 e 3, que apresentam situações de mercado em que o volume flui de forma desigual para os instrumentos ascendentes e descendentes, verifica-se a mesma igualdade no resultado do TRIN e, uma vez mais, independentemente do cenário ser de subida ou descida generalizada do mercado.

Na figura 2, o volume que flui para os instrumentos ascendentes é superior em média ao volume que flui para os instrumentos descendentes. Consequentemente, o TRIN desce.

De forma inversa, na figura 3, o volume que flui para os instrumentos descendentes é superior em média ao volume que flui para os instrumentos ascendentes. Consequentemente, o TRIN sobe.

Em conclusão, o TRIN pode ser entendido como um indicador que reflecte se o fluxo de volume é, em média, semelhante para os instrumentos ascendentes e descentes (TRIN igual a 1,0), superior para os ascendentes (TRN inferior a 1,0) ou superior para os instrumentos descendentes (TRIN superior a 1,0). E, por uma última vez, independentemente do cenário ser de subida ou descida generalizada do mercado.

Ver também

Links externos