Goodwill

Da Thinkfn
Revisão das 16h47min de 31 de março de 2009 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Goodwill é um termo contabilístico usado para reflectir a parte do valor de mercado de um negócio que não é directamente atribuível aos seus activos e passivos; normalmente, este só é contabilizado no caso de uma aquisição. O goowill reflecte a capacidade da entidade produzir um lucro mais elevado do que aquele que parte da utilização somente dos seus activos. O goodwill é portanto um activo intangível.

Sentido original

Originalmente, o Goodwill era um termo usado para reflectir o facto de que um negócio possui um valor intrínseco para lá do dos seus activos, tal como o valor derivado da reputação da firma junto dos seus clientes, ou da própria relação com os clientes. O sentido contabilístico do termo surgiu como uma explicação plausível de porque é que os negócios eram comprados e vendidos por valores superiores aos dos capitais próprios.

Sentido moderno

O Goodwill nos documentos contabilísticos surge quando uma companhia é adquirida por mais que o seu book value. A diferença entre o preço de compra e o book value é por definição o "goodwill" da companhia adquirida. A companhia adquirente tem assim que reconhecer o goodwill como um activo no seu balanço, de acordo com o método presente de contabilização de aquisições. Neste sentido o goodwill serve uma soma que permite balancear os livros quando uma companhia compra outra por mais do que os seus capitais próprios. O Goodwill não pode ser negativo, pelo que numa aquisição por menos que os capitais próprios, ter-se-iam que abater os activos para um nível apropriado.

Por exemplo, uma empresa de software pode ter capitais próprios com o valor de 1 milhão de Euros, mas o valor total da firma, incluindo marcas, clientes, capital intelectual, são 10 milhões. Se alguém comprar essa companhia, contabilizaria 10 milhões de activos adquiridos, sendo 1 milhão activos físicos, e 9 milhões goodwill. O Goodwill não tem um valor pré-determinado antes da aquisição, o seu montante depende das outras duas variáveis (valor de aquisição e capitais próprios) por definição.

O valor contabilizado de um activo com goodwill associado pode depois ser ajustado pela gestão, ou por amortização, ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos (primariamente baseado na sua capacidade de gerar cash flow e lucros). O tratamento exacto dependerá das regras contabilísticas usadas.

Fórmula do Goodwill

  • Goodwill = Preço de aquisição – Capital próprio da empresa adquirida

Amortização e ajustamentos ao goodwill

Tanto nos IFRS como nos GAAP já não existe a possibilidade de amortizar goodwill. Assim, resta apenas a possibilidade de abater goodwill perante revisões periódicas.

Ver também