Empréstimo colateralizado

Da Thinkfn
Revisão das 10h42min de 23 de dezembro de 2007 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Um empréstimo colateralizado, ou secured loan, é um empréstimo que se encontra garantido por um activo específico no evento de incumprimento, ou seja, é um empréstimo garantido por um colateral.

Vantagem do empréstimo colateralizado

Um empréstimo garantido por um colateral, com este bem avaliado, terá sempre um risco muito inferior a um empréstimo que em caso de incumprimento implica para o credor ir para uma fila de credores tentar recuperar o seu empréstimo a partir da massa falida.

Num empréstimo colateralizado, mesmo que o rendimento do devedor não suporte o pagamento da dívida, a perda máxima a que o credor estará sujeito virá do valor de realização da venda do colateral, comparado ao montante em dívida.

Empréstimo colateralizado mais comum

O empréstimo colateralizado mais comum, é a vulgar Hipoteca, onde o colateral é a própria habitação comprada. É aqui que entra a avaliação do imóvel, e que se torna relevante o rácio entre avaliação e montante pedido. A diferença é a margem de segurança da instituição financeira no empréstimo, já que o imóvel teria que perder essa diferença para existir uma perda no empréstimo em caso de incumprimento.

Presente crise de crédito

Na presente (Novembro de 2007) crise provocada pelo rebentamento da bolha de crédito um dos problemas que está a aumentar as perdas potenciais das instituições financeiras e dos investidores em produtos estruturados (CDOs e afins) está precisamente em que o rácio entre valor dos imóveis e avaliação dos ditos foi comprimido até se tornarem comuns empréstimos a 100% do valor, ou mesmo a mais de 100% (gerando o chamado "cashback" em que o comprador do imóvel ainda recebe dinheiro para custas ou mesmo para outros gastos).