Efeito de rede

Da Thinkfn
Revisão das 18h53min de 12 de março de 2010 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

O efeito de rede, é o efeito que acrescentar mais um cliente a um dado produto ou serviço, produz no valor desse produto ou serviço para os outros clientes do mesmo. Quando esse efeito positivo está presente, o valor de um produto ou serviço aumenta, quanto mais pessoas o utilizarem.

Um exemplo clássico do efeito de rede, é o telemóvel. Quantas mais pessoas possuem telemóveis, mais valioso é o telemóvel para cada pessoa que o possua. Outro exemplo são as redes sociais, como o Myspace e o Facebook, ou mesmo os fóruns.

Embora o efeito de rede seja aplicado geralmente a efeitos positivos de rede, existem também casos de efeitos negativos, por exemplo os provocados pela congestão do serviço, que o pode tornar menos valioso. Um exemplo seria a congestão de uma estrada.

Ao longo do tempo, os efeitos de rede positivos podem levar a um ciclo de reforço (feedback positivo), que torna extraordinariamente difícil para outros concorrentes de entrar no mesmo mercado. O efeito pode em alguns casos levar, inclusive, à emergência de um monopólio natural.

Ver também